sábado, 30 de setembro de 2006

Outra vez... Sol

Depois de um n.º 2 que não apreciei particularmente, o "Sol" regressou hoje com uma edição de bom nível.
A luta promete.

(Nesta altura do campeonato, o "Sol" regista 2 vitórias e houve um empate - na semana passada. Entretanto, continua a necessidade de levantar cedo ao sábado para conseguir os dois semanários sem "complicações". No posto de gasolina em que habitualmente compro os jornais ao fim-de-semana até já aceitam encomendas!)

A minha equipa (anúncio)

A minha equipa defronta amanhã, às 11h00, no Campo da Pedrulha, a Sanjoanense.

Publicidade

"A pedido de muitas vacas, a Portugália vai lançar o pernil de porco".
(campanha publicitária da Cervejaria Portugália)

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Como é diferente em Inglaterra...

O defesa Ben Tatcher, do Manchester City, não vai ser alvo de investigação policial por agredir Pedro Mendes, no jogo disputado a 23 de Agosto. Isto porque o jogador português do Portsmouth, bem como os dois clubes e a Federação inglesa não quiseram envolver a polícia na resolução do caso.

Isso mesmo foi anunciado esta sexta-feira, em comunicado, pela polícia de Manchester, onde se explica que depois de ouvir Pedro Mendes, os clubes e a Federação, o médio português solicitou que Tatcher fosse castigado apenas pelos órgãos desportivos e não pela polícia. Assim sendo, pode ler-se, «o caso é dado por encerrado».

Recorde-se que a agressão a Pedro Mendes motivou uma suspensão de oito jogos a Ben Tatcher, que aumentará para 15 se o jogador reincidir neste tipo de comportamento. O defesa foi ainda privado pelo Manchester City de seis semanas de salário.

(in "A Bola", adapt.)

Preço dos combustíveis

A Galp voltou a baixar o preço dos combustíveis - e os noticiários da rádio não se cansam de anunciar o facto.
Os novos preços são os seguintes:
Gasolina 95 - 1,228 euros; Gasóleo - 1,1018 euros.
O que a rádio não diz é que estes preços correspondem a 246$19 e 204$09, na moeda antiga.
O que a rádio poderia dizer é que basta dar um salto a Espanha (país com um nível de vida bem superior) para encontrar os seguintes preços:
Gasolina 95 - 0,957 euros; Gasóleo - 0,898 euros
(o que corresponde, respectivamente, a 191$86 e 180$03).
No caso da gasolina, ir a Espanha abastecer significa, portanto, uma poupança de 54$33 em cada litro!!!
E Salamanca aqui tão perto...

Citação 2

Pegue-se no mais português dos espanhóis, o galego. Nas Rías Baixas eles tratam a mesma casta de uva que em Monção. Com ela, eles fazem o albariño, enquanto os minhotos fazem o alvarinho. Aparentemente, o mesmo gosto, o mesmo cheiro e a mesma cor. Mas, lá está, com o vinho deles fica sempre como que um travo na garganta. Deve ser do til que eles têm a mais.
(Ferreira Fernandes, in "Sábado")

Citação 1

O semanário Sol perguntou e os portugueses responderam: 28% querem ser espanhóis. É um caso de incesto agudo. Que outra coisa chamar ao desejo de quase um terço de portugueses quererem ser nuestros hermanos deles próprios?
(Ferreira Fernandes, in "Sábado")

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Curiosidades


O melhor resultado dos clubes portugueses na Liga dos Campeões foi conseguido pela equipa formada por maior número de jogadores nascidos neste "jardim à beira-mar plantado". E que é orientada pelo treinador mais jovem.

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Telemóvel



Como diria outro, "estão mexendo no meu bolso".

domingo, 24 de setembro de 2006

A minha equipa

Derrota (2-1) com o Boavista



A minha equipa jogou hoje com o Boavista, num relvado sintético em Perafita (Matosinhos), tendo perdido o encontro por 2-1.
O jogo começou às 9h00.



A concentração da equipa foi às 6h00, na Solum, o que obrigou os jovens atletas a levantar por volta das 5H00/5h15.



Chegados a Matosinhos, deparámos com muito frio.



E com muita chuva.

Estranhando o campo (relva sintética, molhada, muito escorregadia), e talvez a hora do jogo e o frio, a Académica viu-se a perder por 2-0 ao quarto-de-hora.
Um dos golos é daqueles que só acontecem de 100 em 100 jogos (centro-remate que apanha toda a gente de surpresa, com a bola a parar no fundo das redes) e o outro - numa jogada iniciada no meio-campo com uma falta sobre Abrantes (o árbitro, em vez de assinalar a infracção, ficou a pedir desculpa ao jogador!!!) - deixou ainda dúvidas quanto à existência de fora-de-jogo.

A perder por 2-0 logo no início, pairou no estádio a hipótese de uma goleada.
Nada de mais falso.
A pouco e pouco, a Académica foi adaptando-se ao relvado, equilibrou o jogo e começou a criar alguns lances de ataque.
Num deles, aos 33 minutos, Peixinho foi até à linha final e fintou quem lhe apareceu pela frente, até rematar junto ao poste direito, sem hipótese para o guardião boavisteiro.
Ainda antes do intervalo, Fachada escorregou quando - junto à pequena área, em posição frontal - se preparava para rematar. Poderia ter sido o 2-2...



Na 2.ª parte, o jogo pautou-se pelo equilíbrio. Mas é importante dizer que Peixinho foi vítima de uma entrada duríssima logo nos primeiros minutos, sendo substituído.
De qualquer modo, a Académica acreditou sempre até ao fim que poderia, pelo menos, empatar o jogo e acabou a partida "em cima" dos boavisteiros.



Esta imagem ilustra bem os últimos minutos do desafio: o "central" Afonso cruza para a área boavisteira, onde se encontram 10 jogadores do Boavista e 8 da Académica!!!
(No lance seguinte, eram 9 da Académica dentro da área adversária, porque até o guarda-redes da equipa coimbrã foi tentar a sua sorte!)

Apesar do esforço, o resultado não se alterou.
A equipa regressou a Coimbra de cabeça erguida.