sábado, 16 de fevereiro de 2008

A surpresa de Sócrates

Vi há pouco José Sócrates, na televisão, criticar a atitude de quem o assobiou hoje, à porta da sede nacional do Partido Socialista, no Largo do Rato, em Lisboa, quando entrava para uma reunião com professores alegadamente socialistas.
E disse estranhar que isso tivesse acontecido à porta de um partido político.

Vamos lá por partes.
O sistema democrático está fundado nos partidos políticos.
Os cidadãos têm o direito de expressar as suas opiniões e uma das formas de o fazerem é manifestarem-se publicamente.
Parece-me, portanto, que uma manifestação à porta de um partido político é a coisa mais natural do mundo.

Porque será que José Sócrates pensa de maneira diferente da minha?

(Mais algumas perguntas: o que é, hoje em dia, um socialista? o que é um professor socialista? o que é o socialismo em Portugal no século XXI? o socialismo português deriva de algum outro socialismo conhecido? que objectivos busca o socialismo em geral e o socialismo português em particular? quais são os livros aconselhados para estudar o socialismo português? há mesmo socialismo em Portugal ou andam a gozar com a malta?)

0 a 0

A minha equipa empatou hoje, a zero, em Porto de Mós.
O ascendente do Vigor foi permanente. Na 2.ª parte, no entanto, foi (ainda) mais evidente.
Neste período, a minha equipa repetiu o que fez em Torres Vedras, no início do campeonato, e desperdiçou oportunidades de golo de forma "escandalosa".

Por falar em Torres Vedras... O Torreense é o líder do campeonato. Hoje, o Alverca (aquela que considero ser a melhor equipa do campeonato) foi a Torres Vedras vencer por 3-1! O Loures (para mim a 2.ª melhor equipa) foi a Rio Maior golear por 5-2.

Na próxima jornada, a última da 1.ª fase do campeonato, a minha equipa recebe o Rio Maior, equipa que pratica um futebol muito agradável, apoiado, de pé para pé, junto ao solo. Gostei de os ver jogar! (O treinador do Loures disse-me, há algumas semanas, que cinco juniores do Rio Maior foram entretanto chamados à equipa sénior. Não fiquei surpreendido...)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Apenas uma pergunta

E ninguém vai preso?

Retratos do país



Debate na rádio

Amanhã, a partir das 11h00, na Rádio Regional do Centro, fala-se sobre as dívidas da Câmara Municipal de Coimbra, o crescimento do PIB português e a avaliação dos professores.
O debate, gravado esta tarde, é moderado pelo jornalista Luís Santos e conta também com a participação dos drs. Leite da Costa e Marcelo Nuno.

Dia dos Namorados

«Ainda que o poeta e meu amigo António Salvado tenha escrito «Na falta de uma ausência inesperada / procura acompanhar-te por ti-próprio», move-nos (comove a todos?) o profundo Geoges Bernanos: «O INFERNO É JÁ NÃO AMARMOS». Se a frase, felizmente, não habita, na chambre de muita gente, ela cai-nos todavia trágica sobre este planeta de uma humanidade pouco enamorada do melhor que tem em si-própria, que já nem respeita o chão em que vive, a atmosfera onde respira, o céu para o qual se volta, aflita, para continuar a vida.
Mas quanto ao amorzinho, que horrível é O Dia dos Namorados. Ah, como seriam maravilhosos OS DIAS dos Namorados!

Eduardo Aroso escreveu.»

(e-mail recebido ao princípio da noite e que merece figurar nesta Página)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Isto está a ficar lindo...


HUC: situação caótica
agravada por fecho de urgências na região


Nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) a longa espera é sempre certa para os utentes que se dirigem à Urgência. A semana passada, o JN esteve várias vezes no Serviço de Urgência dos HUC, de forma incógnita, e assistiu ao desespero de quem demorou horas e horas a ser etendido.

Se o cenário já era complicado antes do fecho das urgências de Cantanhede e Anadia e de alguns serviços de atendimento permanente na região, então a partir daí o panorama tornou-se insuportável.

Dezenas de pessoas na sala de espera, durante horas, sem qualquer indicação sobre quando serão atendidas. Algumas desesperam e acabam mesmo por abandonar a Urgência, procurando outras alternativas, nomeadamente clínicas privadas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rir faz bem :) :) :)

Sócrates acusa Cavaco de receber doutoramento honoris causa sem ter ido a uma aula.

Correia de Campos lembrou que Ramos Horta foi transferido para a Austrália, depois de ser baleado em Timor. «Se isto fosse cá, tinha sido um banzé. Os portugueses nem querem fazer 70 kms até Bragança...»

Há mais (para rir) aqui.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

E esta, hein? (2)

«O advogado de Valentim Loureiro, Amílcar Fernandes, alertou hoje em Gondomar para um "excesso de celeridade" no início do julgamento do processo Apito Dourado e que, "provavelmente", haverá "inconstitucionalidade" em alguns actos processuais.»
(in "Público on-line")

Por vezes, sinto que ou é o mundo que está a ficar "de pernas para o ar" ou, então, sou eu que começo a perder o sentido das realidades.

E esta, hein?

(clique na imagem para ampliar)

COMENTÁRIO: Até tu, Expresso?!!!

ADITAMENTO
COMENTÁRIO: O erro teve "pernas curtas"... Ainda bem.

Portugal socialista

Dados da OCDE
Desemprego atinge máximo de 21 anos

A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 8,2% em Dezembro do ano passado, registando o valor mais alto dos últimos 21 anos, de acordo com os últimos dados da organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Em Portugal, a taxa de desemprego não atingia valores tão altos desde 1986, ano em que se fixou em 8,8%, escreve o «Diário Económico».

Segundo a OCDE, a taxa de desemprego em Portugal subiu para 8,2% em 2007, contra os 7,7% registados em 2006 e os 7,6% verificados em 2005.
Os dados vão ao encontro dos valores publicados pelo Eurostat na semana passada, que avançavam com uma taxa de desemprego em Portugal no mês de Dezembro de 8,2%.
Aliás, segundo os dados do gabinete de Estatística da União Europeia, Portugal é um dos três países entre os 27 em que o desemprego aumentou.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Pobre país...

«A colheita dos últimos dias "verdeja" à superfície de coisas um pouco sinistras: o processo de Isaltino de Morais voltou quase à estaca zero, mais uma vez, ao fim de não sei quantos anos, e não acontece nada. Vários crimes de que era acusada Fátima Felgueiras prescreveram entre os passeios pelo Brasil, as mudanças de visual e as peregrinações a Fátima dos felgueirenses, patrocinadas pela "Fatinha". E não acontece nada. O Ministério Público arquivou o processo de agressões ao vereador de Gondomar, continua a não se saber quem o agrediu, mas isso não deve ter importância, porque não acontece nada. Cravinho faz uma crítica duríssima aos seus colegas de bancada por sabotarem qualquer legislação contra a corrupção. E não acontece nada. De passagem, o mesmo Cravinho põe em causa com todas as letras o comportamento do LNEC, a quem acusa de ter moldado as conclusões às vontades do poder político, falsificando o seu relatório sobre o aeroporto por omissão de despesas. E não acontece nada. O bastonário da Ordem dos Advogados falou alto de mais e obrigou a mais uma ronda de lip service sobre a corrupção dos ricos e poderosos, que muito provavelmente vai dar origem a mais uma... Comissão. E não acontece nada. O mesmo bastonário acrescentou um caso muito interessante de como se ganha dinheiro em Portugal, o prédio vendido de manhã pelo Estado aos privados e vendido à tarde pelos privados a outros privados com mais cinco milhões em cima e, pelo meio, consultores e assessores do PS e do PSD. E não acontece nada. O Público mostrou a obra arquitectónica do engenheiro Sócrates, (vale a pena este vídeo) por coincidência toda no distrito da Guarda, apesar de ele ser funcionário da Câmara da Covilhã e dirigente partidário do distrito de Castelo Branco. E não acontece nada. Depois, há o ciclo do governo PSD/PP com os seus sobreiros, submarinos e um casino dado numa noite de despachos que adormeceu ainda com o governo Santana Lopes/Portas e acordou com o governo do engenheiro Sócrates, porque era o dia do fim dos tempos, o Gotterdamerung da coligação despedida por Sampaio e por milhões de portugueses. E não acontece nada. Do lado do "dar" está o Estado, do lado do "receber" está a Estoril-Sol, os Espírito Santo, a Lusoponte, o Futebol Clube Felgueiras, etc., etc. Não, não estamos nos nossos melhores dias...»

Excerto de texto de José Pacheco Pereira, no "Abrupto"
(destaques coloridos da minha responsabilidade)