sábado, 3 de novembro de 2007

O jogo das três árbitras

A minha equipa perdeu com o Alverca por 1-0.
O único golo do desafio foi apontado aos 2 minutos, na sequência de um pontapé de canto erradamente apontado pela equipa de arbitragem e em que a minha equipa teve a bola na sua posse mas não foi lesta a afastá-la da área.

(O futebol tem destas ironias: no jogo da 1.ª volta, que o Alverca venceu por 2-0, os ribatejanos inauguraram o marcador a 2 minutos do final do jogo; hoje marcaram aos 2 minutos... do início do jogo).

Hoje, na 2.ª parte só houve uma equipa em campo: o Vigor.
A minha equipa pressionou, pressionou, enviou duas bolas aos ferros, mas não conseguiu marcar.
O Alverca defendeu-se como pôde, usando e abusando do anti-jogo, simulando lesões atrás de lesões, para quebrar o ritmo do adversário. Maduros...

Mas a grande novidade do jogo desta tarde foi o ter sido "apitado" por três árbitras.
Uma mulher como fiscal-de-linha já tinha visto; um trio de mulheres a dirigir um jogo de futebol nunca tinha visto.

Publico uma imagem do aquecimento do trio.
A reportagem completa fica prometida para mais tarde no local do costume.

Empate

O Belenenses, com uma exibição muito meritória, impediu, em pleno Estádio do Dragão, o líder FC Porto de alcançar o 9.º triunfo seguido na Liga.
Hélder Postiga, aos 21', marcou em posição irregular o golo portista, mas Zé Pedro, aos 50', igualou o resultado, que se manteve até ao final.

(in "Record on-line"; sublinhado meu)

Filme

A frase:
«Ainda fazemos do Petro de Luanda campeão europeu.»
E riem-se todos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Amanhã há jogo

Amanhã, a minha equipa recebe o Alverca, em jogo antecipado da 15.ª jornada (marcada para 19 de Dezembro).
Como o campeonato sofre interrupção, os dirigentes chegaram a acordo e anteciparam o desafio, permitindo aos jogadores uma quadra de Natal mais descansada.

(clique na imagem para ampliar)

No jogo da 4.ª jornada, o Vigor perdeu na deslocação a Alverca por 2-0, sofrendo os golos aos 88 e 89 minutos, num desafio disputado debaixo de chuva intensa – uma derrota injusta, com um "penalty" convertido apenas à segunda tentativa.

Entretanto, publiquei hoje 20 fotos do Vigor-Elvenses, dois "recortes" de jornais e a tabela classificativa em "A minha equipa 2007-2008".
Recomenda-se a visita aos interessados.

Lá como cá

Futebolistas têm «ordenados obscenos»

O ministro dos Desportos britânico, Gerry Sutcliffe, criticou arduamente os valores monetários envolvidos no futebol inglês. «Desejo boa sorte ao John Terry, mas acho que é obsceno que ele receba mais de 200 mil euros por semana», disse esta quinta-feira numa conferência de imprensa sobre a indústria desportiva.

Ainda em clara alusão ao Chelsea, o ministro britânico afirmou que é normal que as pessoas não compreendam o porquê de tais salários e de um passivo de 360,5 milhões de euros como o que os Blues tem.
«Isto não é o mundo real. Uma dívida desta dimensão não é viável», sublinhou.

(FONTE: Maisfutebol)

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Citação

O sucesso da equipa do Fátima é um bom exemplo de como grupos pequenos, organizados e obstinados podem mover montanhas e vencer gigantes.
(...)
Sei quase nada sobre o clube da Nossa Senhora, mas partindo do princípio que ela não gosta de futebol e que a sua isenção não a faz interferir nos resultados dos jogos, nem com fruta, nem velas, nem café com leite para os rapazes da goleada santa, então o Fátima já ganhou.

(Luiz Carvalho, no "Instante Fatal")

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Hospital

Entrou nas "Urgências" às 6 da manhã.
Foi observado por um médico depois das 14h00.
Não era nada de grave.

Futebol português

U. Leiria oferece bilhetes em supermercado

O U. Leiria lançou uma campanha de oferta de um bilhete para o jogo com o Nacional por cada cinco euros de compras em dois supermercados da cidade. O clube procura assim garantir apoio dos adeptos quando se encontra em situação difícil, no último lugar da Liga e com apenas três pontos conquistados.

«É nestas alturas que o apoio dos adeptos é mais importante, e a União merece, pelo futebol que tem praticado e pelo historial da sua presença na Liga, sair do último posto da classificação, que definitivamente não é o seu lugar», defende a SAD do clube em comunicado.

(Fonte: MaisFutebol)

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Regresso sentido

Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas…

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Newsletter

Recebo todos os dias, logo pela manhã, a "newsletter" do Correio da Manhã, com os principais títulos/temas do dia.

Hoje, começava assim...

(clique na imagem para ampliar)

Filme


O site do filme.
E também há um blogue.

domingo, 28 de outubro de 2007

Hosanna!

Caleidoscópio

A minha equipa venceu ontem à tarde o Elvas por 3-0.

Na Figueira da Foz, ao final da tarde, ouvi Edmundo Pedro falar sobre o jogo de xadrez nas prisões políticas (Aljube, Peniche e Tarrafal).

Depois do jantar, um momento mágico: fado de Coimbra com Luiz Goes, Camacho Vieira e outros. A sala inteira levantou-se, a aplaudir, já era quase domingo.

Mais logo, um outro espectáculo musical.

São assuntos a desenvolver, logo que possível.
A agenda continua sobrecarregada nos próximos dias.

(PS - Compromissos em Águeda, ao almoço, e em Aveiro, ao jantar, impediram-se de actualizar o blogue na sexta-feira. O sábado já está explicado mais acima).