sábado, 25 de julho de 2009

Herman entrevista Sócrates



A entrevista foi realizada em 1999.
A lógica da argumentação é a mesma de hoje.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sócrates campeão do desemprego

Diz Sócrates:
«Está por nascer um primeiro-ministro que tenha feito mais pelo défice.»
Responde o PCP:
«Está por nascer um primeiro-ministro que tenha feito tanto pelo desemprego.»

Excelente resposta.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Global Games": experiência para recordar

Como o prometido é devido, aqui ficam algumas ideias sobre os 10 dias passados na República Checa, a acompanhar a 2.ª edição dos "Global Games", a maior competição mundial para desportistas com deficiência intelectual.

Bandeiras dos países participantes e mascote dos "Global Games"

VITÓRIAS
A delegação portuguesa, de 63 atletas, obteve um total de 30 medalhas, das quais 14 de ouro, seis de prata e 10 de bronze, conquistadas em competições de atletismo, basquetebol, ciclismo e futsal. (Na 1.ª edição dos “Global Games”, em 2004, na Suécia, a delegação portuguesa obtivera 19 medalhas, todas elas no atletismo.)
Estiveram presentes na República Checa cerca de 800 atletas de 34 países dos cinco continentes.

A bandeira portuguesa no topo: uma imagem repetida

CAMPEÕES MUNDIAIS
As medalhas de ouro corresponderam a títulos mundiais. As equipas de atletismo (masculina e feminina), basquetebol (masculina), ciclismo (masculina) e futsal (masculina) sagraram-se campeãs mundiais, após desempenhos brilhantes.
A equipa de basquetebol, muito entrosada, fez jogos de apreciável qualidade. A equipa de futsal fez uma exibição brilhante, a melhor de todo o torneio, na final, frente à Polónia.
Em termos individuais, três destaques: o atleta Lenine Cunha (com novo recorde mundial do heptatlo), o ciclista Leandro Santos (ganhou tudo o que havia para ganhar) e a remadora Sara Pinho. Brilhantes!

O cliclista Leandro Santos

DESPORTIVISMO
Foi muito agradável verificar o espírito que reinou entre os atletas das diversas modalidades e, no conjunto, entre os participantes dos diversos países. Fui encontrar em Liberec o "espírito olímpico" que andei durante mais de uma década a "anunciar" ao serviço da Academia Olímpica.
Inesquecível a última noite, quando atletas dos vários continentes trocaram tudo o que havia a trocar: sapatilhas, t-shirts, blusões, fatos de treino!
(Eu regressei a Portugal com um fato de treino da África do Sul e t-shirts da Hungria, Polónia e Brasil).

A equipa de atletismo festeja os dois títulos mundiais

PINS
Em Liberec pude voltar, após anos de interregno, a um dos meus "desportos" favoritos: a troca de pins (emblemas de lapela).
Os que trouxe estão na imagem. No entanto, o recorde (110 pins de países diferentes!) continua a pertencer à presença na sessão para jovens da Academia Olímpica Internacional, que frequentei em 1984, em Olímpia (Grécia).

A colecção de pins ficou maior...

VOLUNTARIADO
Utilizei semana e meia de férias e fui colaborar, voluntariamente, com a missão portuguesa.
O resultado do trabalho que desenvolvi pode ser visto aqui. Ou aqui.

O médico da delegação, Jaime Antunes (à direita), é bem o retrato do esforço dispendido durante 10 dias de actividade intensa. Foto obtida no aeroporto de Frankfurt, enquanto se aguardava o voo de regresso ao Porto

AMIGOS
Para além do enriquecimento desportivo-cultural, a presença nos "Global Games" traduziu-se em mais alguns amigos.
E ficou assinalada por um reencontro inesperado: o chefe da missão, o impecável prof. José Pavoeiro, era um velho conhecido, já que participara numa das primeiras sessões de formação organizadas pela Academia Olímpica de Portugal, em finais da década de 80, quando eu lá desempenhava funções directivas. Foi um reencontro muito agradável entre duas pessoas que se estimam, apesar dos seus passos não se cruzarem há muitos anos. A vida é assim.

José Pavoeiro e o super-atleta Lenine Cunha

CONVITE
A inesperada presença nos "Global Games" ficou a dever-se ao convite do prof. Fausto Pereira, pessoa que conhecia, "de vista", do desporto em Coimbra. O convívio nestes 10 dias permitiu-me perceber que se trata de uma pessoa culta, com um humor (por vezes, irónico) permanente.
Agradeço-lhe a oportunidade de conhecer por dentro a realidade do desporto adaptado, sem esquecer... o almoço em Praga, após longa caminhada, ao som de composições de Sergei Rachmaninoff. Bem-hajas, Fausto.

Fausto Pereira, no aeroporto de Frankfurt, na viagem de ida

PRAGA
Cerca de três horas em Praga, no regresso, "entristeceram" a ideia que guardava da cidade. Continua bonita, mas pareceu-me menos cuidada do que quando a visitei por duas vezes no Verão de 1993, uma delas acompanhando a deslocação do então primeiro-ministro Cavaco Silva.
Esta breve passagem permitiu-me, no entanto, rever o humilde "monumento" em honra das vítimas do comunismo, quase escondido junto a um canteiro, ao cimo da imponente Avenida Venceslau.
São apenas duas lápides e uma cruz, no solo, junto das quais há sempre flores depositadas por mãos anónimas. Já não me recordava do local, mas encontrei-o no percurso de regresso ao autocarro.
Para mim, é um dos "lugares de memória" de visita indispensável. Tal como, por exemplo, Auschewitz – onde já estive, mas onde não me importarei de voltar.

As placas quase escondidas na Praça (Avenida) Venceslau

CURIOSIDADES (em imagens)

Um maço de cigarrilhas

A acreditação; ou melhor, o "livre-trânsito"

Lá como cá, o campeonato de futebol é patrocinado por uma cervejeira

O edifício da "câmara municipal" de Liberec

Pormenor dos fatos de treino dos atletas da... Venezuela

Um símbolo que faz lembrar qualquer coisa...

Vinho "Portugal" da marca "Templários"

A residência da Universidade Técnica acolheu os cerca de 1.500 participantes. Instalações sóbrias mas de qualidade. Qual é a universidade portuguesa que dispõe de tal infra-estrutura?

O autor do blogue com o campeoníssimo Lenine Cunha

(fotos obtidas com o inseperável companheiro Nokia N73, que andou perdido durante minutos numa discoteca mas voltou à presença do dono...)

Susan Boyle afasta Obama do "prime time"

A cantora britânica Susan Boyle, famosa depois de ter participado num concurso da televisão britânica de talentos, afastou o presidente norte-americano, Barack Obama, do horário nobre da televisão norte-americana.
Segundo os media britânicos, a cadeia de televisão norte-americana NBC vai emitir hoje uma entrevista com Booyle às 21h00, precisamente à mesma hora em que Obama devia explicar ao país a projectada reforma do sistema de saúde.
A insistência da emissora em manter o horário para a entrevista, gravada previamente, obrigou Obama a antecipar a conferência para as 20h00.
A conferência de Obama vai ser transmitida em directo por três emissoras, incluindo a NBC.

Susan Boyle está com um visual diferente.
Clique na imagem e veja um excerto da entrevista desta noite.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Recordações da República Checa

Completa-se hoje uma semana sobre o regresso de Liberec (República Checa), onde estive - como voluntário - nos "Global Games", a maior competição mundial para desportistas com deficiência mental.

Foi uma experiência enriquecedora, a vários níveis.

Amanhã - fica prometido, sobretudo ao Amigo que me tem questionado repetidamente sobre o assunto - publicarei aqui o "balanço" dos nove dias.

Chipre quente na despedida da Ana


Faz agora um ano, a Ana foi à assembleia geral dos Estudantes Democratas Europeus (EDS) despedir-se, depois de três anos como vice-presidente e dois como presidente. Regressou eleita presidente honorária.
Agora, acaba de partir para o Chipre para encerrar definitivamente um "dossier" que lhe ocupou um quarto da sua existência.

A Ana foi a primeira portuguesa (o primeiro cidadão português, também...) a presidir a uma organização que representa cerca de meio milhão de estudantes de mais de 30 países europeus.
Nestes seis anos, teve a oportunidade de conhecer como poucos a realidade europeia, de visitar países onde "nunca se vai", de contactar com os mais importantes dirigentes políticos, de discursar no Parlamento Europeu, de homenagear pessoalmente Lech Walesa.

Pouco importa que, por cá, lhe reconheçam (ou não) o mérito. Portugal é conhecido por ser um país pequenino, um mar de invejas. E, dentro de Portugal, Coimbra é - ainda mais - um "microcosmos" muito peculiar, onde não raro a competência cede lugar à mediocridade e ao "nome de família".
Pouco importa tudo isso, porque - como lhe tenho repetido ao longo dos anos - ninguém lhe pode retirar as experiências que já viveu, os contactos que manteve (e mantém), os conhecimentos que adquiriu.

Se os outros não quiserem reconhecer a evidência, o problema é sobretudo deles.
A Ana tem feito o seu caminho de forma irrepreensível - apesar da intensa actividade política, que teve o seu ponto alto com a recente inclusão na lista do PSD ao Parlamento Europeu, licenciou-se aos 23 anos (na Universidade de Coimbra), concluiu o estágio de advocacia aos 26 e acaba de ser seleccionada - após vários meses de provas - para trabalhar numa das mais prestigiadas empresas portuguesas.

No momento em que escrevo estas linhas, a Ana está de viagem para Limassol, preparada para virar esta (longa) página da sua vida, que encheu de orgulho a família – e não só.
Com natural emoção, recordo aqui algumas imagens da actividade da Ana Filipa Janine, a "senhora presidente".
Com um beijo de amor e de muita admiração.

Com Lech Walesa, numa emocionada homenagem em Gdansk

Com Nicolas Sarkozy, no Palácio do Elysée

Com Bill Clinton, em Yalta

Com Angela Merkel, em Roma

Na sede da AAC, na campanha para o Parlamento Europeu

A descer o Chiado, na campanha eleitoral para o PE

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Parabéns, amigo



Um video de homenagem ao meu amigo Jorge.
Foi ao som desta música (na realidade, uma adaptação) que o filho entrou, sábado passado, na Sé de Braga.
Um casamento muito bonito, como o Jorge merece.

Cartão vermelho

Pina Prata expulso do PSD.
Leia no "Campeão das Províncias".