sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Amanhã há jogo

Amanhã, às 15h00, em Fala, há jogo com o Portomosense (10.ª jornada, penúltima da 1.ª volta).

Entretanto, há novidades no blogue habitual.

Aos pares, em Viseu...

Dois dirigentes e dois árbitros detidos

Dois dirigentes desportivos e dois árbitros foram detidos ontem à noite em flagrante delito quando se preparavam para transaccionar dinheiro em Tondela e Castro Daire, disse hoje à agência Lusa o comandante da PSP de Viseu.

Segundo o comandante Almeida Campos, o comando de Viseu da PSP recebeu a denúncia de que "iria haver transacção de dinheiro entre dirigentes desportivos e árbitros", tendo de imediato montado uma operação.

Os agentes policiais encontraram-nos "na altura em que os dirigentes desportivos passavam o dinheiro para os árbitros", fora dos carros, próximo de Tondela e de Castro Daire, contou.

Almeida Campos disse ainda à Lusa que o árbitro detido em Tondela "tinha a esposa dentro do carro, que foi com ele receber o dinheiro e só não foi detida por se encontrar grávida".

O primeiro interrogatório judicial dos suspeitos está marcado para hoje de manhã, nas comarcas de Tondela e de Castro Daire.

Nem tudo é mau

A Académica foi a equipa mais bem comportada do mês de Outubro no ranking mensal do Sindicato de Jogadores para o prémio «Fair Play Colectivo», divulgado esta sexta-feira, num período em que, com as interrupções para os jogo da Taça da Liga e da Selecção Nacional, se contaram apenas duas jornadas.

Os estudantes, com um empate no Restelo (0-0) e uma derrota em casa diante do F.C. Porto (0-1), passaram incólumes, sem verem um único cartão nos jogos da 7.ª e 8.ª jornadas.

Parabéns!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

AAC/oaf: 10 milhões de passivo

A direcção da Académica/OAF, presidida por José Eduardo Simões, vai apresentar hoje, em Assembleia Geral, um passivo na ordem dos 10 milhões euros, relativo à época 2006/07.

O passivo que a direcção da Académica vai apresentar hoje em Assembleia Geral é de 10.780,662,72 euros, relativo ao final da época 2006/07. Um valor que à primeira vista reduz em mais de dois milhões de euros o défice dos estudantes, uma vez que no fecho das contas em Junho de 2006 o valor cifrava-se em 12.123.383.70. Porém, José Eduardo Simões, presidente da Académica, alertou nessa altura que em Setembro de 2006, com as verbas entretanto recebidas (provenientes da venda do jogador Marcel e de receitas da SportTV e da Repsol), o valor do passivo baixaria cerca de quatro milhões de euros, ou seja, estabilizaria nos oito milhões.
Nesse sentido, e numa assembleia geral efectuada em meados de Abril, a direcção apresentou um documento que confirmava que o passivo tinha diminuído para 8.552.814.35 euros, em Dezembro de 2006. Desta forma, feitas as contas aumentou em seis meses mais de dois milhões de euros.
Entretanto, no parecer do Revisor Oficial de Contas (ROC), este alerta para o facto de «não terem sido contabilizadas todas as obrigações decorrentes dos contratos em arquivo, pelo que o passivo encontra-se subvalorizado em 639 milhares de euros, com a sobrevalorização dos capitais próprios no mesmo montantes».
Não colocando em causa o seu parecer, o ROC chama ainda à atenção para o facto de ter «impugnado judicialmente a decisão, a Académica não contabilizou a liquidação oficiosa de IRC dos exercícios de 1995/96 por 351.84 milhares de euros a que acrescem juros de mora», encontrando-se esta contingência garantida pela penhora do Pavilhão Jorge Anjinho.
Outros dos pontos sujeitos a apreciação e votação por parte dos associados é o Orçamento para a temporada que está em vigor. A previsão da direcção é que a época 2007/08 custará aos cofres da Briosa 5, 417 milhões de euros, dos quais 3,875 milhões representam despesas de remuneração e encargos sociais obrigatórios. Os restantes 774 mil euros constituem despesas correntes.
O futebol profissional representa, segundo o documento, 81 por cento dos custos, enquanto a formação recebe esta temporada uma verba ligeiramente superior a 251 mil euros, mais 10 por cento do que em 2006/07.
(Ricardo Busano, no "Diário de Coimbra" de hoje)

Portugal socialista

Há três vezes mais empresas dispostas a sair de Portugal

Estudo da Ernst & Young revela que 20% dos empresários têm a intenção de deslocalizar a produção. Dados de Bruxelas mostram que Portugal já é mais pobre do que a Estónia.

(in "Diário Económico")

BREVE COMENTÁRIO – Eis mais uma razão para José Sócrates estar satisfeito... Coitados de nós.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Jornalismo

«"Não cometam o erro de ver os factos através do buraco da fechadura", dizia aos colegas mais jovens, recomendando-lhes a leitura da imprensa internacional. Era, aliás, o que fazia enquanto saboreava o café da manhã. Tinha uma visão cosmopolita das notícias e gostava de acentuar a importância da memória nas redacções - convicto de que um jornalismo sem memória está longe de servir os leitores.»

Acabo de encontrar este excerto aqui.
Estou 100% de acordo.

Portugal, 2007

Notícia 1:
«A remuneração de base média mensal dos portugueses ronda os 840 euros»
Notícia 2:
«A despesa prevista com as viagens e estadas dos deputados, em deslocações dentro e fora do País ao serviço da Assembleia da República, ascende em 2008 a 3,4 milhões de euros, um aumento de 15,4%»

Notícia 3:
«O nível de endividamento dos portugueses não pára de aumentar e os problemas daí decorrentes também não. Até Setembro passado, 1092 portugueses pediram ajuda à DECO – Associação de Defesa do Consumidor – para tentarem encontrar uma solução para a situações desesperadas de sobreendividamento.»

Notícia 4:
«[José Rodrigues dos Santos] perdeu, recentemente, cerca de 1.000 euros de subsídio de apresentação, o denominado AFOC, como o CM revelou. Antes do corte, o jornalista recebia 14.327,12 euros, segundo a folha de ordenados de Outubro de 2004.»

(fonte: Correio da Manhã)

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Caso sério

«Outra vez duas expulsões?».
A frase - proferida sábado à tarde, durante o AA Santarém-Vigor – chamou-me a atenção e, logo que pude, fui ao "site" da Federação consultar o registo da Associação Académica de Santarém.
O que encontrei é, no mínimo, preocupante: neste momento, a equipa ribatejana já soma 11 expulsões e o campeonato ainda não chegou a meio!
É certamente recorde a nível nacional – o que é especialmente grave num grupo de jovens. E que deve merecer cuidadosa avaliação por parte dos responsáveis (dirigentes do clube, da Associação de Futebol de Santarém e da Federação Portuguesa de Futebol).

PS - O Vigor não tem qualquer expulsão e os cartões amarelos mostrados em 10 jogos não devem ultrapassar a meia dúzia. Mais: esta tem sido a "norma disciplinar" das equipas jovens que tenho acompanhado nos últimos nove anos...

Dia de S. Martinho

Ontem.
LI