sábado, 7 de março de 2009

Magalhães: outra trapalhada

Afinal, o celebérrimo computador Magalhães, que é distribuído às criancinhas do Ensino Básico, tem dezenas e dezenas de erros ortográficos, gramaticais e de sintaxe.
Leia o "Expresso" e veja com os próprios olhos.

Apetece dizer que não há nada em que o Governo de José Sócrates se meta que não acabe em grossa asneira.

(clique na imagem para ampliar)

Ainda no "Expresso" de hoje, pode ler-se a seguinte pérola:
«
José Sócrates tem-se associado desde o início ao projecto Magalhães, mas, quando confrontado pelo Expresso com os erros de português, o seu gabinete descartou responsabilidades: "O Magalhães é um programa de sucesso fantástico, ganha prémios e é um caso exemplar em termos mundiais, por isso o primeiro-ministro se associou a ele. Agora, questões concretas sobre conteúdos e eventuais deficiências, isso é com o Ministério da Educação e o das Obras Públicas", disse Luís Bernardo, do gabinete de imprensa [do primeiro-ministro]».
É por estas e por outras que me apetece sair de Portugal, pelo menos enquanto o país for dirigido por gente desta.

* * * * *

COMENTÁRIOS NO "PÚBLICO" (às 17h00 de hoje)

Ixto xim, é o berdadeiru xoque tequenológico à portugeza. Bamos lá para as nobas hopurtunidades para sermos doutores e depois dá nisto.

Karágo pá! E eu que penssaba que akilo era o novo acordo hortográfico...

Estamos perante uma CONTAMINAÇÃO de tudo que é MAU!

A política de selecção do software educativo incluído no Magalhães é, exactamente, qual?

Nunca vi tamanha incompetência num ministério da educação. Reparem que é o da EDUCAÇÃO. Mas só vimos mentiras, teatros encenados com crianças pagas para ali estarem, prepotência, mandar fazer pareceres com as conclusões contratadas e vir dizer que é da OCDE, erros, irracionalidades e ilegalidades com a divisão artificial dos professores (e não penso em quotas ou que nem todos podem chegar ao topo, o que dou de barato). Viram uma vez a ministra numa entrega de prémios ser vaiada por crianças, e ela responder do mesmo modo com o microfone na mão uuuuuuuuh. Contado ninguém acredita.

É só remendos! Fazem coisas para "armar em carapaus de corrida" e depois é preciso desfazer para corrigir e consertar! É, tudo isto, lamentável! Estas "coisas", ou "coisinhas", são as "grandes", as "mais importantes", acções do governo e, no final, nem funcionam de tão mal feitas e improvisadas que estão.

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIZ QUE FOI SURPRESA... SURPRESA??? EU CHAMO-LHE IRRESPONSABILIDADE E INCOMPETÊNCIA!!!...E ESTOU A SER GENEROSO NA LIGUAGEM!!!...

Eu gostava de saber se há neste mundo alguma situação suficientemente grave que seja motivo de demissão para esta equipa do ME. Aparentemente não há nada, são inabaláveis. Por mais fundo que desçam, nunca haverá nada que os envergonhe o suficiente para pedirem a demissão.

Afinal é possível o choque tecnológico chocar mesmo!

E o Pinóquio lá impingiu o brinquedo ao Chaves.

Não há erros nenhuns, trata-se de uma campanha negra contra o grande Sócrates. Só inventam, detractores. E depois para que é que importam se tem erros ou não, aquilo é mesmo só para jogar e brincar.

E a perseguição a Sócrates continua! Quem foi o malandro que desta vez tentou denegrir o nosso PM e sua douta política de educação, cujo expoente máximo é o Magalhães? Deve ser uma teia tenebrosa vinda dos confins... naturalmente!

Outra vez a campanha negra! Sempre a perseguirem o Socrates! Coitado!

Que ridículo

O computador 100% português está repleto de erros, em português? Querem ver que algum estrangeiro andou a mexer na Nacional Máquina? aiai

Deviam mandar retirar o empecilho pedagógico que se chama "Magalhães".

Da mesma maneira que houve tempo ao sábado para emitir a nota a anunciar que o software vai ser removido podia ter havido antes um tempito para checkar o software. Não houve. É a preguiça e o facilitismo instalados. E como sempre não há consequências para ninguém.

Fazer tudo em cima do joelho dá nestas trapalhadas! Imagine-se o que seria se isto tivesse acontecido nos dois governos anteriores, caía o Carmo e a Trindade, mas como se tratou de algo a envolver o governo pseudo-reformista e pseudo-determinado está quase tudo bem... enquanto isso as crianças da 1.ª classe em vez de aprenderem a ler, a escrever e a fazer contas, aprendem a... jogar! É o fantástico mundo socialista no seu melhor!

Nesta como noutras questões, o governo anda a reboque dos acontecimentos. Quando é que esses srs. assumem duma vez a sua incompetência, e deixam de se pavonearem?

Deve ser hilariante para os europeus ver a triste figura que o Sócrates faz a publicitar esta "inovação portuguesa" - que afinal não passa de um computador montado em Portugal - ainda por cima com erros graves detectados! Esta gente nem faz uma revisão da matéria dada antes de se aventurar no exame! Alguém terá testado os sistemas? Acho que não ! E a irresponsabilidade é tal que colocam os aparelhos assim nas mãos das crianças!

NÃO QUERO, NÃO QUERO QUE ME TIREM OS JOGOS, PRONTO. AQUELA M. É PARA BRINCAR, NÃO É? O MEU PAI JÁ LÁ PÔS MUITOS MAIS JOGUINHOS. EU NÃO VEJO LÁ ERROS. AS LETRAS SÃO TODAS DO ALFABETO SEUS MENTIROSOS.


(aqui)

(clique na imagem para ampliar)

Professores, pais...


(clique na imagem para ampliar)

«Nitidamente incompetente», dizem os pais.
Depois dos professores, agora são os pais a contestar esta directora.
Falta mais alguém?...

PS - Eis outro militante socialista em lugar de destaque.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Palavras


"Piensa en mi"

Para ouvir enquanto não regressam os dias de sol.
Bom fim-de-semana.

Certificados de Aforro: 997 milhões resgatados

A introdução dos novos certificados de aforro, a "Série C", não foi bem recebida pelos investidores. Demonstraram o seu desagrado com as alterações introduzidos a este produto, que penalizaram a rendibilidade, resgatando as suas poupanças.

No total, e no espaço de apenas um ano, desapareceram dos certificados de aforro 997 milhões de euros.


Aqui está o resultado de uma medida tomada pelo actual Governo.
Não são necessárias mais palavras.

A Página

(clique na imagem para ampliar)

"Centro" de 5 de Março de 2009

Avaliação da casa

A tua casa vista por ti

A tua casa vista pelo comprador

A tua casa vista pelo banco

A tua casa vista pelo avaliador

A tua casa vista pelas Finanças

(recebida por e-mail)

quinta-feira, 5 de março de 2009

Final de tarde

Rednex - Hold Me For A While

Tenham um óptimo fim de tarde, por favor.

quarta-feira, 4 de março de 2009

José Sócrates, o Cristo da política portuguesa

Por João Miguel Tavares (*)

Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina. A intervenção do secretário-geral do PS na abertura do congresso do passado fim-de-semana, onde se auto-investiu de grande paladino da "decência na nossa vida democrática", ultrapassa todos os limites da cara de pau. A sua licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o também cada vez mais estranho caso Cova da Beira não fazem necessariamente do primeiro-ministro um homem culpado aos olhos da justiça. Mas convidam a um mínimo de decoro e recato em matérias de moral.

José Sócrates, no entanto, preferiu a fuga para a frente, lançando-se numa diatribe contra directores de jornais e televisões, com o argumento de que "quem escolhe é o povo porque em democracia o povo é quem mais ordena". Detenhamo-nos um pouco na maravilha deste raciocínio: reparem como nele os planos do exercício do poder e do escrutínio desse exercício são intencionalmente confundidos pelo primeiro-ministro, como se a eleição de um governante servisse para aferir inocências e o voto fornecesse uma inabalável imunidade contra todas as suspeitas. É a tese Fátima Felgueiras e Valentim Loureiro - se o povo vota em mim, que autoridade tem a justiça e a comunicação social para andarem para aí a apontar o dedo? Sócrates escolheu bem os seus amigos.

Partindo invariavelmente da premissa de que todas as notícias negativas que são escritas sobre a sua excelentíssima pessoa não passam de uma campanha negra - feitas as contas, já vamos em cinco: licenciatura, projectos, Freeport, apartamento e Cova da Beira -, José Sócrates foi mais longe: "Não podemos consentir que a democracia se torne o terreno propício para as campanhas negras." Reparem bem: não podemos "consentir". O que pretende então ele fazer para corrigir esse terrível defeito da nossa democracia? Pôr a justiça sob a sua nobre protecção? Acomodar o procurador-geral da República nos aposentos de São Bento? Devolver Pedro Silva Pereira à redacção da TVI?

À medida que se sente mais e mais acossado, José Sócrates está a ultrapassar todos os limites. Numa coisa estamos de acordo: ele tem vergonha da democracia portuguesa por ser "terreno propício para as campanhas negras"; eu tenho vergonha da democracia portuguesa por ter à frente dos seus destinos um homem sem o menor respeito por aquilo que são os pilares essenciais de um regime democrático. Como político e como primeiro-ministro, não faltarão qualidades a José Sócrates. Como democrata, percebe-se agora porque gosta tanto de Hugo Chávez.


(*) Jornalista - jmtavares@dn.pt; in "Diário de Notícias" de ontem
COMENTÁRIO SIMPLES: Brilhante!

Soutien + Queca

Imagem captada em Faro, no dia 1 de Março de 2009
(recebida por e-mail)

terça-feira, 3 de março de 2009

Cheira a eleições

Uma pessoa sai à rua e não pode deixar de perceber que há qualquer coisa de novo no ar.
É verdade, já cheira a eleições.

Há quem, por motivos vários, não se aperceba do odor.
Alguns sofrerão de rinite e, por isso, têm o olfacto reduzido.
Outros terão dificuldades de concentração e, devido a isso, nem sequer pensam no assunto.

Mas é fácil perceber quando cheira a eleições. Há comportamentos novos.
Deixo aqui três "dicas" para os mais desatentos.

1. Ver um político às compras, ao sábado à tarde, num hipermercado. (E se olhar com atenção, verá que o carrinho de compras está praticamente vazio).
2. Ver um político na missa de domingo de manhã.
3. Ver um político (normalmente, neste caso, até são os "candidatos a políticos") a escrever textos de opinião num jornal.

A partir de agora será mais fácil para si, caro visitante deste blogue, perceber quando as eleições estão à porta.

Será agora, Câmara?


A Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem a contracção de um empréstimo de 12,5 milhões de euros, pagável em 20 anos.

Será desta que os varredores vão começar a limpar a rua onde moro?

Congresso do PS

("Público", 28 de Fevereiro de 2009)
clique na imagem para ampliar

Aqui está uma imagem que vale mais do que 1.000 palavras.

Azares mundiais

Para ver aqui, com um sorriso.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Xerá que o Ministério responde?

A canção (agora em alta definição)

Eurovision 2009 Portugal - Todas as Ruas do Amor - Flor-de-lis

"Se sou tinta Tu és tela
Se sou chuva És aguarela
Se sou sal És branca areia
Se sou mar És maré-cheia
Se sou céu És nuvem nele
Se sou estrela És de encantar
Se sou noite És luz para ela
Se sou dia És o luar
Sou a voz Do coração
Numa carta Aberta ao mundo
Sou o espelho D’emoção
Do teu olhar Profundo
Sou um todo Num instante
Corpo dado Em jeito amante
Sou o tempo Que não passa
Quando a saudade Me abraça
Beija o mar O vento e a lua
Sou um sol Em neve nua
Em todas as ruas Do amor
Serás meu E eu serei tua
Se sou tinta Tu és tela
Se sou chuva És aguarela
Se sou sal És branca areia
Se sou mar És maré cheia
Se sou céu És nuvem nele
Se sou estrela És de encantar
Se sou noite És luz para ela
Se sou dia És o luar
Beija o mar O vento e a lua
Sou um sol Em neve nua
Em todas as ruas Do amor
Serás meu E eu serei tua"

A canção

Flor-de-Lis - Todas as Ruas do Amor
(representante de Portugal no "Eurovision 2009")

Gosto.
Ou melhor: gosto muito.

domingo, 1 de março de 2009

Futebol on-line

Fora de casa neste fim-de-semana, bastou-me o portátil e a "pen" da ligação de banda larga para poder acompanhar, com boa qualidade, o Nacional-Académica e o FC Porto-Sporting.
A receita é simples: alguma dose de paciência, meia dúzia de minutos de pesquisa e... já está.
Há muito desporto para acompanhar on-line.

Sócrates ausente e a "paixão"

José Sócrates foi o único líder nacional que não esteve presente hoje na cimeira europeia.

Ou seja: compareceram chefes de Estado e de Governo de 26 países (necessariamente, provincianos) e um (o primeiro-ministro português) não pôs lá os pés.

MORAL DA HISTÓRIA: A paixão europeia de Sócrates já não é o que era.

Apagão no PS

Não se podia esperar mais notória consequência do "choque tecnológico" do Governo socialista: o Congresso do PS foi suspenso por falta de energia eléctrica.

Parece-me não ser um bom prenúncio.