sexta-feira, 6 de outubro de 2006

A minha equipa perdeu mas...



A minha equipa defrontou ontem o FC Porto e perdeu por 2-1.
Os portistas marcaram aos 26 minutos, a Académica empatou aos 16 da 2.ª parte e os azuis conseguiram o golo da vitória a cinco minutos do final.
A "Briosinha" jogou muito bem. Tacticamente perfeita (espectacular!) e fisicamente muito forte, a equipa de Coimbra conseguiu enervar o opositor, nomeadamente durante os 20 minutos em que os portistas se viram empatados a uma bola na 2.ª parte. Os nervos eram tantos que um deles até foi expulso por agressão à cotovelada.
Quanto aos golos, a descrição é simples: o FC Porto marcou em dois pontapés de canto, a Académica num remate de 30 metros de Fachada; goooolaço!!!
Foi a segunda derrota no campeonato, outra vez por 2-1 e outra vez num campo relvado: há duas semanas, contra o Boavista, num relvado sintético em Matosinhos; agora num relvado natural.
Assim sendo, fica a pairar uma pergunta: do que seria capaz esta equipa se tivesse as mesmas condições de treino dos adversários?...
Pensam que a pergunta é descabida?!... Então fiquem a saber que, há dois anos, a Académica foi derrotada pelo FC Porto por 12-0. No ano passado foi derrotada por 5-0.
Fico-me por aqui.

Feriado desportivo

Ontem estive no complexo de treinos do FC Porto, no Olival (Vila Nova de Gaia, mesmo ao lado de Avintes).
A equipa de juvenis da Académica jogou no campo principal, em relva natural, com bancadas para 3.000 espectadores. Que luxo!!!



Ao lado, havia mais quatro campos relvados (relva sintética e relva natural)! Num deles, o assinalado com o n.º 4, estava Jesualdo Ferreira e os seus rapazes.



Quanto ao FC Porto-Académica, mais pormenores num "post" seguinte.

Findo o jogo, viagem rápida de regresso a Coimbra, para estar no casamento da Eliana e do Edgar, às 14h00, na Igreja de Santo António dos Olivais.
Cerimónia belíssima num "cenário" fantástico. O banquete, que acabou já hoje, teve lugar numa quinta bem agradável em Pereira.



Poderão perguntar: o que é que um casamento tem de desportivo, para estar aqui neste "post"?
A resposta é simples: os noivos são profissionais de desporto e o Edgar foi nos últimos anos treinador de equipas jovens da Académica/OAF.

Foi um dia bem passado.

(clique nas imagens para ampliar)

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Como nos vêem...

Financial Times : AdC entra na “galeria das decisões regulatórias mais aterradoras”

Na edição de hoje, o “Financial Times” considera “perversa” a decisão tomada pela Autoridade da Concorrência (AdC), por obrigar a empresa resultante da junção entre a Sonaecom e a PT a facilitar a entrada no mercado de um novo operador móvel.

Na coluna "The Lex Column", o jornal refere-se à AdC como o novo membro da "galeria das decisões regulatórias mais aterradoras" e chama a atenção para o facto da "AdC ter dado luz verde a uma entidade que vai controlar 60% do mercado móvel e de banda larga".

"Os accionistas devem estar felizes com a criação de um monopolista regulado de forma inadequada, numa indústria de capital intensivo e com altas barreiras à entrada", ironiza o jornal.

Esta coluna é publicada um dia depois do "Wall Street Journal" (WSJ) ter qualificado a fusão entre a TMN e a Optimus como "escandalosa". Na coluna "Breaking views", o jornal dizia que "agora a Sonaecom tem de persuadir os donos da PT do seu plano".

(in Jornal de Negócios Online)

A Página


(clique na imagem para ampliar)

Já está nas bancas o n.º 11 do "Centro".
Jorge Castilho, com a habitual "teimosia", lá conseguiu oferecer aos leitores mais uma edição do quinzenário.

A "Página" está aqui em cima, com um pequeno problema de... arrumação: o "Fim-de-semana desportivo" interpôs-se entre a "Estação miserável" e as "Notas suplementares" (que, como se percebe facilmente, pertencem ao texto sobre Coimbra-B).

A brincar, mas muito a sério, a estação deveria chamar-se não "B" mas "Z", a última letra do alfabeto. Aquela estrutura, na verdade, já não é deste tempo nem de uma cidade que faz parte da Comunidade Europeia.

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Última hora

Os prometidos campos de treino com relva sintética, na “Academia” da Académica/OAF, no Bolão, já não devem demorar muito.
Os rolos com o relvado já chegaram.

Como nos vêem do lado de fora

WSJ diz que fusão nos móveis é “escandalosa”
O “Wall Street Journal” (WSJ) qualifica a fusão entre a TMN e a Optimus, aprovada com condições pela Autoridade da Concorrência, como “escandalosa”.
Na coluna “Breaking views”, o jornal diz que “agora a Sonaecom tem de persuadir os donos da O "Wall Street Journal" (WSJ) qualifica a fusão entre a TMN e a Optimus, aprovada com condições pela Autoridade da Concorrência, como "escandalosa".
"Apesar de a decisão [da AdC] ser largamente esperada, ela é de qualquer forma um passo importante. Afinal, fundir as redes [TMN e Optimus] parece escandaloso do ponto de vista do consumidor", escreve o WSJ, acrescentando que a quota de mercado somada (64%) é "uma das maiores que qualquer operador tem no seu país na Europa Ocidental. E fará de Portugal o único mercado da região com dois operadores".

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Encontro


Ontem, no Campo da Pedrulha, tive o prazer de encontrar um dos melhores jogadores que vestiu a camisola da Académica nos últimos 25 anos.
Veio acompanhar a "sua" Sanjoanense e o filho, ainda juvenil do 1.º ano.
Falámos de passado, do presente e do futuro. Ainda tem guardadas duas páginas de "O Jogo", com uma entrevista que lhe fiz, a propósito da ida dele para o Benfica.
Eu já não me lembrava; ele recordava até os pormenores. "A entrevista foi feita na redacção, ali perto da estação dos comboios", disse.
Pois deve ter sido. "O Jogo" e o "Jornal de Notícias" estiveram dezenas de anos instalados na Avenida Fernão de Magalhães.
Um grande abraço, Flávio!

domingo, 1 de outubro de 2006

Fotos do fim-de-semana


O André Gonçalves marcou um golaço no sábado à tarde.
(Deixei ficar o árbitro na foto por uma razão: fez uma arbitragem com muitos erros, alguns deles motivados pela "postura agressiva" que adoptou. Já mesmo no fim do jogo, gritou para um jogador do U. Coimbra que se encontrava a uns bons 15 a 20 metros, "Abreu! Abreu!", e mostrou-lhe o 2.º amarelo. No meu tempo de árbitro, tratava os atletas como "senhor jogador" ou "senhor n.º x". Não havia estas intimidades...).


A minha equipa jogou assim.


E apresentou-se assim. O marcador do golo da vitória, Marco, é o 3.º a contar da direita.
(Deixei ficar o árbitro porque teve uma actuação medíocre, cometendo muitos erros por estar longe dos lances e criando grande nervosismo - injustificado - junto dos adeptos da Sanjoanense).


O golo da vitória, mesmo em cima do apito final, foi festejado "à maneira".


Este é um aspecto da rua que conduz ao Campo do Pedrulhense. Assinalei alguns buracos, mas desisti. É que são mais os buracos que o alcatrão!
Será que quem ali mora e quem ali transita não tem os mesmos direitos dos outros cidadãos de Coimbra?
Já imaginaram esta situação na Solum?...
Fico-me por aqui: uma tristeza.
Melhor: uma vergonha.
(clique nas imagens para ampliar)

Fim-de-semana desportivo

No sábado, o André Gonçalo (que já jogou na minha equipa e agora joga nos juvenis do Sporting) convidou para ir ver o Benfica-Sporting. Não pude ir.
Acabei por ir ver a 2.ª parte do U. Coimbra-Cinfães, em juvenis, a convite do pai do André Gonçalves (que jogou na minha equipa até Junho e agora está no U. Coimbra). Venceram os unionistas por 4-3 e ainda vi o 4.º golo, marcado pelo André. Um golaço!
Hoje de manhã, a minha equipa recebeu a Sanjoanense e venceu, com inteira justiça, por 2-1, com o golo do triunfo a surgir mesmo no fim, marcado pelo "central" Marco.
Da parte da tarde, vi o Académica-Nacional (1-3) de um camarote do estádio. Como acabara de almoçar às 3 da tarde, bebi um sumo de laranja.

****

A minha equipa joga na quinta-feira (11h00) com o FC Porto, no campo principal do complexo do Olival (em Vila Nova de Gaia, mesmo ao lado de Avintes).

A minha (outra) equipa joga no sábado (21h00), no Estádio do Bessa, com o Azerbaijão. Espero não faltar.