sábado, 19 de maio de 2007

Tempos novos?...

Um professor de Inglês, que trabalhava há quase 20 anos na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), foi suspenso de funções por ter feito um comentário – que a directora regional, Margarida Moreira, apelida de insulto – à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates.

Notícia na edição de hoje do "Público".

* * *

O professor Marcelo Rebelo de Sousa que se ponha a pau com o poder socialista. Aqueloutro "insulto" (para usar a terminologia da senhora directora) do comentador ao primeiro-ministro no seu programa "As escolhas..." na RTP-1 de 22 de Abril de 2007 – "Já se percebeu que é uma licenciatura tipo Farinha Amparo" –, ainda lhe pode custar o lugar de professor na Faculdade de Direito de Lisboa... Já o ministro Mário Lino já parece ter autorização para brincar com a utilização indevida do título de engenheiro pelo primeiro-ministro, não sendo conhecido que, até ao momento, lhe tenha sido instaurado qualquer procedimento disciplinar nem pena de demissão.

Acompanhe os comentários e os protestos no blogue "Do Portugal Profundo".

A Taça (em diálogo)

- Então?...
- Ganhou o Mourinho.
- Mereceu?
- Sim.
- Muitos golos?
- Não. Só 1-0 e no fim do prolongamento.
- E o Ronaldo?... Jogou?
- Andou por lá.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Ironias...


néquinha, és o máior!

meu querido 'professor' neca, as insinuações que fizeste a meu respeito no mundial da coreia, em 2002, já estão no baú das coisas esquecidas.
por absoluta inutilidade.
"a minha única companhia era o escocês 'johny walker' ", disseste tu. recordas-te?
olha... estou a fazer esta 'posta' para te desejar um empate no jogo do próximo domingo.
tal resultado, só por si, constituiria acontecimento eternamente ligado ao teu palmarés e à história recente do futebol português.
para terminar, como diriam os ingleses: 'no hard feelings'.

ps,
não me leves a mal se ficar a torcer, simultaneamente, pelas vitórias do beira-mar e do setúbal...
não posso perder todo o meu orgulho num segundo.

(Texto de António Boronha, ex-vice-presidente da FPF, no seu blogue).

Debate na rádio

Amanhã, a partir das 11h00, na Rádio Regional do Centro, aborda-se a actividade social da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, o "Dia dos Vizinhos" (a 29, a última terça-feira de Maio), o Dia Mundial das Comunicações Sociais que a Igreja assinala depois de amanhã e o polémico processo do "Eurostadium", os apartamentos integrados naquilo a que chamo de Empreendimento Comercial do Calhabé (ECC).

O debate, moderado pelo jornalista Luís Santos do "Campeão das Províncias", conta com as participações de Francisco Andrade, Jorge Gouveia Monteiro e do autor deste blogue.

Amanhã há mais

quinta-feira, 17 de maio de 2007

A 'coisa' está preta...

EuroStadium: Tribunal “chumba” T 0

O licenciamento da construção de cerca de 200 fogos de tipologia T 0 no EuroStadium, complexo adjacente ao Estádio Cidade de Coimbra, foi declarado nulo pelo Tribunal Administrativo e Fiscal, apurou hoje o “Campeão”.

(...)

Em causa está a construção de estúdios residenciais numa zona dedicada a equipamento ao abrigo do Plano Director Municipal.

* * * * *

O acórdão do Tribunal e Administrativo e Fiscal sobre a construção de 200 fogos de tipologia T 0 no EuroStadium, complexo adjacente ao Estádio Cidade de Coimbra, revoga o licenciamento camarário por violação do artigo 41.º, n.º 1, do Plano Director Municipal (PDM).

As juízas Helena Canelas, Beatriz Cruz e Paula Lopes declararam ainda a nulidade de deliberações da Câmara de Coimbra tomadas a 12 de Maio e a 8 de Setembro de 2003. A 12 de Maio de 2003 foi deferido o projecto de arquitectura do EuroStadium e a 8 de Setembro foram aprovadas algumas alterações ao mesmo.

O Ministério Público, através do magistrado Carvalho Gomes, sustentou a invocada violação de uma norma do PDM na acepção de que a zona de equipamento é destinada exclusivamente à instalação de equipamento de interesse público de utilização colectiva.

O projecto de arquitectura, cuja apreciação os vereadores do PS quiseram adiar de 12 para 16 de Maio de 2003, foi aprovados com tantos votos a favor (cinco) quantos os desfavoráveis e as abstenções.

Com Luís Vilar ausente, votaram contra Rodrigues Costa, António Rochette e Carvalho Santos (eleitos pelo PS); abstiveram-se Horácio Pina Prata (PSD) e Gouveia Monteiro (CDU).

O presidente da CMC, Carlos Encarnação, rejeitou o adiamento do escrutínio (a 12 de Maio de 2003), tendo alegado ser “altura de votar” e de “cada um assumir a sua responsabilidade”.

Escrito por Rui Avelar, no "Campeão das Províncias"

* * * * * * * *

Capa do "Jornal de Notícias" de hoje

Madrid

quarta-feira, 16 de maio de 2007

"Arrested"

A foto e a notícia no "The Sun".
Para ler em português no "site" do "Record".

Há 140 anos era assim...

A bola nacional

O nosso campeonato está muito longe de ser "competitivo".

Os nossos 3 grandes apresentam um futebol que oscila entre o medíocre e o suficiente mais, os clubes estão perto da falência técnica, os árbitros andam todos acagaçados com a Morgado e até PC perdeu a sua eloquência, restando-nos a lenga-lenga de Soares Franco e a cassete pirata de Filipe Vieira.

Ai que saudades dos gritos do major na reserva e dos gongorismos linguísticos de Pimenta Machado!


(Para ler na íntegra o texto "Sinopse de um crime" clique aqui)

Vai estar quentinho amanhã!

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

terça-feira, 15 de maio de 2007

Quem fala assim...

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

("newsletter" de hoje da Rádio Renascença)

As páginas

A de amanhã
A de há duas semanas
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Entre socialistas


O Jogo do Bicho

O país está finalmente a concluir que José Lello, esse pilar da nossa engenharia (hidráulica, electrotécnica, mecânica?), da política socialista, da nossa administração pública e privada e da política externa, das comunidades portuguesas e da culturalidade desportiva, aquém e além-mar, está ainda manifestamente sub-aproveitado. Apesar de já muito ajoujado como gestor e administrador de empresas, dirigente desportivo, deputado, administrador da AR, Presidente da Assembleia Parlamentar da NATO e, ainda, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais do PS. Pelo menos.

A verdade é que José Lello se aplicou ao longo dos anos, na aparelhagem socialista e do Estado, a desenvolver múltiplos talentos empilhadores que «in illo tempore» o terão feito (dizem-me) vendedor na «Catterpillar»: evidencia hoje total descontracção no accionamento em simultâneo de várias "expertises" - da promoção de qualquer banha-da-cobra, à penetração do submundo futebolistico, passando pela gestão contabilistica criativa de campanhas eleitorais «off-shores». E ainda demonstra apurado faro no “head hunting” de representantes socialistas e consulares devidamente encartados no Jogo do Bicho ou engenharias similares.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Amanhã

O recorte da semana

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Diário As Beiras, 9 de Maio de 2007 (página 8)

Bruxelas

domingo, 13 de maio de 2007

Artistas no Calhabé



George Michael no sábado.
Lucílio Baptista no domingo.

Cova da Iria


A Comunicação Social afirma hoje que esta é a maior peregrinação depois das que tiveram João Paulo II como principal protagonista.

Estive com o anterior Papa em 1982, em 1991 e em 2000. E sempre em representação de órgãos de comunicação social diferentes: "Notícias da Tarde" (1982), "Jornal de Notícias" (1991) e "Diário de Coimbra" (2000).

A reportagem que nunca sairá da memória foi a de 1991: fomos para Fátima no início de Maio, instalámo-nos num hotel ainda por inaugurar e por lá ficámos até ao dia 13. Dada a escassez de alojamento, chegámos a ser oito ou nove jornalistas no mesmo quarto.

A extensão da reportagem, por outro lado, levou-nos a ouvir personagens tão diferentes como... a santinha da Ladeira. Inesquecível!