sábado, 29 de março de 2008

Encontro em Almeirim

Hoje, por duplo mero acaso, encontrei Carlos Arsénio em Almeirim.
Primeiro, só cheguei a Almeirim porque me enganei no caminho (o que é vulgar na minha pessoa...). Queria ir às Portas do Sol, onde se tem uma visão magnífica sobre o Tejo, não acertei com a rua dentro de Santarém e, pouco depois, estava em Almeirim.
[Pensei: «Paciência, já que aqui cheguei, é inevitável ir comer uma Sopa da Pedra ao "Toucinho"»].
Como ainda não eram horas de almoço, fui à procura de uma esplanada onde pudesse ler o "Expresso" e o "DN". Dei voltas e mais voltas, não encontrei... e decidi parar à porta de um café com "bom aspecto" e fácil estacionamento.
Preparo-me para entrar e quem vem a sair?... Carlos Arsénio, um dos jornalistas portugueses que melhor conhece as leis do futebol e os regulamentos da arbitragem, que durante décadas foi conceituado redactor do "Record".
Já não nos víamos há mais de 10 anos mas reconhecemo-nos de imediato.
E, sempre à porta do café, pusemos alguma "conversa em dia". Falámos de jornais e de jornalistas, de treinadores e jogadores de futebol, de árbitros e dos projectos actuais de cada um de nós. Mais de meia hora, ali parados, em pé, a confrontar informações e memórias.
Foi muito agradável.
E assim voltará a ser, certamente, quando um dia destes nos encontrarmos ao almoço. Eu prometi levar comigo (a pedido do Carlos Arsénio) o Francisco Andrade, ele vai aparecer com o Mário Wilson e o Rui Rodrigues.
O futebol, assim, é bonito.

Vitória folgada

A minha equipa derrotou hoje a Académica de Santarém por 3-0.
O jogo, disputado na capital ribatejana, teve golos de Mauro (6 minutos), num "pontapé moinho" ao estilo de Artur Jorge, de Joel (23 minutos), num cabeceamento fortíssimo na zona do 2.º poste, e de Rui Fernandes (90+1 minutos), a concluir uma série de passes dentro da área contrária, que "trocaram os olhos" aos defesas.
O Vigor foi de uma frieza impressionante: primeiro remate à baliza, primeiro golo; segundo remate, segundo golo!
Depois, o jogo entrou numa toada de bola-cá, bola-lá, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques.
No início da 2.ª parte, a Académica de Santarém entrou "a todo o gás", mas o Vigor soube defender e, a pouco e pouco, o desafio voltou à toada de equilíbrio, com a minha equipa a mostrar grande coesão e a controlar totalmente o rumo do encontro.
Frente a uma equipa que voltou a mostrar alguma dureza (mas que, desta feita, não enveredou pelo caminho da indisciplina), o Vigor foi um vencedor sem discussão, obtendo o segundo triunfo da época em terrenos adversários.

[Nos 10 jogos disputados fora de casa, na 1.ª fase do campeonato, o Vigor marcou apenas 9 golos, facto que foi o grande responsável pela classificação final (6.º lugar) da equipa. Hoje, em apenas um só jogo, conseguiu marcar um terço daquele total.]

sexta-feira, 28 de março de 2008

Jogo em Santarém

Regressa amanhã o Campeonato Nacional da II Divisão de Juniores, com o início da 2.ª volta.

A minha equipa desloca-se a Santarém, para defrontar a Académica local. Na 1.ª fase o jogo acabou empatado (2-2).

Debate na rádio

Amanhã, depois das 11h00, é transmitido na Rádio Regional do Centro o debate que foi gravado esta tarde no Hotel D. Luís.
Com a presença do dr. Jorge Gouveia Monteiro e do eng.º José Relvão, fala-se do Partido Comunista Português, do 25 de Abril e do "Verão Quente", do divórcio e, a espaços, do problema da habitação em Coimbra (onde, foi afirmado, há dezenas de milhar de fogos por comercializar!).
Hora e meia de "conversa solta"; uma verdadeira tertúlia, sem formalismos de maior.

O caso do telemóvel (ou da bandalheira na sala de aulas)

«A mãe de Patrícia deslocou-se ontem de manhã ao conselho executivo da Carolina Michaëlis, onde ficou a conhecer a conclusão do processo disciplinar movido a filha. Entrou pela porta principal, sem falar à comunicação social, e saiu pelas traseiras sem os jornalistas se aperceberem. Agora, pede para não ser revelado o nome do estabelecimento de ensino para onde será transferida a aluna: "Se descobrem as escola, a minha filha será martirizada outra vez".»
(in "Diário de Notícias" de hoje)

COMENTÁRIO 1 - Ao 2.º dia de aulas saber-se-á, com toda a certeza, a nova escola da Patrícia. Só quem não sabe como é uma escola (e como são os jovens, etc., etc.) pode pensar o contrário.

COMENTÁRIO 2 - Continua a faltar o esencial. Ainda não vi escrito que a Patrícia foi pedir, pessoalmente, desculpas à professora que violentou.

Sócrates: o não explicador

«O primeiro-ministro José Sócrates promete que a descida do IVA, de 21% para 20%, terá um "forte impacto na economia", mas não explica como. A promessa foi deixada esta manhã, no Parlamento, durante o debate quinzenal.»

* * * * *

«
"Há uma coisa que todos os primeiros-ministros sabem, é que 1% do PIB são cerca de 170, 180 milhões de euros". Mas não são. José Sócrates confundiu, esta manhã no Parlamento durante o debate quinzenal, 1% do PIB com uma décima do PIB, sendo obrigado a corrigir depois do sussurro de correcção feito pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.»COMENTÁRIO: Assim vai o país...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Sócrates: o pior

«Sócrates é considerado o pior primeiro-ministro de sempre, em Portugal, segundo a sondagem realizada para a Exame pelo Gemeo - Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião, do IPAM. Cavaco Silva foi escolhido como o melhor primeiro-ministro.»
Toda a notícia aqui.

COMENTÁRIO: Afinal há muita gente a pensar como eu.

Citação

Selecção nacional: a frase

«Agora que Scolari já experimentou os jogadores que queria, está na altura dos jogadores poderem experimentar outro seleccionador.»

Autor: Bruno Sena Martins. Aqui.

Nova rotunda em Coimbra

("Diário de Coimbra" de ontem)

A Estrada de Eiras tem uma nova rotunda.
Uma rotunda original.

Primeiro veio alguém e traçou traços vermelhos no asfalto.
Dias depois, a obra surgiu. Imponente. Tão imponente que quase "comeu" a estrada.

Durou pouco esta primeira rotunda.
Logo no dia seguinte, feitas alterações de fundo, surgiu uma 2.ª versão.
Mais aligeirada, mas ainda assim desproporcionada para a via onde foi colocada.
Ridícula.

Tenho uma teoria para obras deste género.
Deveria ser obrigatório colocar uma placa com os nomes dos responsáveis.
Por uma questão de dar o reconhecimento devido a quem o merece.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Caça ao voto

José Sócrates Pinto de Sousa prometeu na campanha eleitoral não subir os impostos.
Mal se apanhou "no poleiro" subiu o IVA de 19% para 21%.

Hoje, anunciou que o IVA vai baixar em Julho de 21% para 20%.
Ou seja, o mesmo José Sócrates Pinto de Sousa continua a não cumprir a promessa eleitoral.
Se calhar, ainda pensa que lhe devemos estar agradecidos.

O défice das contas públicas baixou mais do que o previsto.
(Pudera, a "caça" ao dinheiro dos cidadãos nunca foi tão grande como agora! É o vergonhoso IMI em que habitações económicas pagam mais do que vivendas, é a não actualização dos escalões do IRS conforme a inflação, é a taxa que os municípios cobram para "deixar passar" o fio do telefone, é a modificação das condições dos Certificados de Aforro, é o fim dos benefícios fiscais das contas poupança-habitação, é o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos, é o aumento das taxas moderadoras na Saúde e... muito mais!)

O Governo não acerta uma. Nem no aeroporto (que era na Ota e deixou de ser), nem no desemprego (que supera as previsões), nem na inflação (que sobe sempre mais do que o valor que serve para aumentar os salários), nem praticamente em nada. Até numa questão menor como os "piercings" parece que foi necessário fazer "marcha atrás" logo no dia seguinte à divulgação das propostas governamentais.

Vê-se agora que o Governo nem no défice acertou.
E os cidadãos a apertar o cinto, a apertar o cinto.

A vida, porém, não está difícil para todos.
A Banca nunca teve lucros tão elevados como no ano passado, mas vai pagar menos impostos!
Mas não lhe chega.

Por isso, o anúncio da descida do IVA só enganará os mais distraídos.

A caça ao voto já começou.
(Escusam de se preocupar comigo...)

Brincadeiras

Em futebol corrido:
Portugal, 1 - Grécia, 0

Mas - dirão alguns - isto é uma brincadeira.
Correcto.
A nossa selecção também é.

Sem grande esperança

É verdade, tenho bilhete para a final do Euro 2008, a disputar em Viena – um daqueles bilhetes que só é "válido" se a selecção portuguesa chegar à final.

Não tenho grandes esperanças, confesso.
(Aliás, já no "Mundial de 2006", na Alemanha, tinha bilhete para a final e a selecção portuguesa perdeu na meia-final. Ou seja: vivi na expectativa de ir a Berlim até à quarta-feira anterior e, depois, tive de esperar dois meses pela devolução do dinheiro do bilhete...)

Daqui a pouco vou confirmar a minha "suspeita" que, desta vez, nem às meias-finais conseguimos chegar.

20 mil

(clique na imagem para ampliar)
Desde que foi instalado o contador de acessos, em Setembro de 2006, já houve 20 mil "clicks" para esta "Página".

Olhando a imagem, percebe-se que o "visitante 20.000" chegou há momentos do Porto ou de... Porto Salvo.

Bandalheira (II)

Uma professora é motivo de troça por parte de um grupo de alunos que gritam e interrompem constantemente a aula. A docente não reage perante o cenário.

Veja o video aqui. Notícia no "site" do Expresso.

Bem pensado

Pergunta pertinente do dia

Se as caixas multibanco operam numa lógica de publicidade, vendendo os espaços, isto não desautoriza o seu operador de querer cobrar duas vezes aos consumidores?

A Página

"A Página do Mário" de hoje
(clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 25 de março de 2008