sábado, 26 de maio de 2007

"Público" grátis

- Não quer o "Público"? É de graça!
Hoje de manhã, no "Modelo".

Os primos lá de cima

O Movimento Defesa da Língua (MDL) está desenvolver campanhas de sensibilização na Galiza, Espanha, para que o português seja ministrado no ensino secundário como língua estrangeira obrigatória a partir do próximo ano lectivo.

A porta-voz do MDL, a galega Teresa Carros, disse à Agência Lusa que o governo da Galiza está a preparar uma reforma do ensino secundário para os próximos quatro anos e uma das alterações é a introdução de uma segunda língua estrangeira obrigatória.

"O governo quer que seja o alemão a segunda língua obrigatória no ensino secundário, além do inglês. Qual o benefício e a vantagem para um galego aprender alemão, quando Portugal está mais próximo?", perguntou.
(notícia da RTP)

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Porque hoje é sexta-feira...

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
(enviada pela amiga habitual)

Líder dos Super Dragões detido pela PSP

O líder da claque dos Super Dragões, Fernando Madureira, de 32 anos, e um jovem estudante de 22 anos, residente em Braga, foram detidos na quinta-feira à noite durante o jogo o FC Porto e a Ovarense, a contar para a final do 'play-off' de basquetebol.

De acordo com fonte do gabinete de imprensa do Comando Metropolitano da PSP, em declarações ao PortugalDiário, Fernando Madureira foi detido por «resistência e coacção à autoridade», isto é, por ter tentando impedir a identificação do autor do lançamento de um petardo durante a partida.
Por seu lado, o estudante foi detido por agressão a elemento da autoridade.

Ambos passaram a noite nas instalações da esquadra da Belavista, no Porto, devendo ser ouvidos esta manhã no Tribunal de Matosinhos.

De acordo com a mesma fonte da PSP, o alegado autor do lançamento do petardo já foi identificado, muito embora ainda não tenha sido detido.

Faltavam sete minutos para o final, quando um petardo foi lançado para o recinto. A polícia tentou, de imediato, deter o autor do lançamento mas o caos instalou-se.

A Ovarense venceu o jogo por 86-75.

(notícia do Portugal Diário)

Piadas do Governo

(...) este novo caso Mário Lino serviu, segundo fontes governamentais, «para desviar a atenção da gaffe do ministro da Economia, Manuel Pinho, quando na terça-feira disse que iam ser criados posto de trabalho da empresa Delphi»... Ainda de acordo com a nossa fonte, as gaffes dos dois ministros estão a ser alvo de piadas de outros membros do Governo. «Já se disputa quem é a melhor fonte de inspiração para os Gato Fedorento...»

As promoções dos jornais


Sou um viciado em jornais.

Hoje levantei-me às 7h00 e tentei comprar o "Correio da Manhã", que tinha o aliciante de oferecer um DVD grátis.
Fui ao local habitual e... já tinha esgotado. Eram 7h20.
(Não, não fiz reserva porque, simplesmente, o tal posto de venda não aceitou reservas.)

Já ando farto destas promoções dos jornais.
Há tempos, o "Expresso" também ofereceu DVD e era muito difícil comprar o jornal.
Ora, o que mais irrita um leitor habitual é tentar comprar o "seu" jornal e não o encontrar. Por vezes, vemo-nos obrigados a percorrer quilómetros e quilómetros dentro da cidade para encontrar o jornal que desejamos comprar.
Parece quase um negócio clandestino.

Hoje, ainda fui a outro sítio. Também já não tinha o jornal.
Pedi a uma pessoa da família que, no caminho para o emprego, visse em mais dois locais; nada.

Decidi, então, tomar uma atitude: deixar de comprar jornais. É o meu protesto.
Já que os responsáveis pelo marketing das publicações privilegiam o leitor ocasional, que só compra quando há brindes, então que fiquem com esse.

Não sei quanto tempo vou conseguir manter esta decisão, porque a minha ligação aos jornais é muito forte. (Em miúdo, cheguei a fazer 30 quilómetros de bicicleta, no Verão, para comprar "A Bola" e acompanhar as subidas de Joaquim Agostinho ao Tourmalet; o que vale é que era só às segundas, quintas e sábados...)
Para já, vou apostar num mês de abstinência.
Pode ser que se prolongue... Com benefícios óbvios para a carteira.

(PS - Não sei se esta decisão será mais fácil - ou mais difícil - de cumprir do que a de deixar de fumar. Sei é que quanto aos cigarros já lá vão 145 dias. Mas comecei a comprar jornais mais cedo do que a fumar...)

Massacre

Acabo de passar parte do serão a acompanhar as emissões da SIC Notícias e da RTP 1.

Os debates políticos centram-se no "caso do professor Charrua", nas declarações do ministro Mário Lino e na surpreendente análise de Almeida Santos, que afirmou que o aeroporto nunca poderá ser construído a sul do Tejo porque terroristas podem dinamitar a ponte!!!

É o massacre completo do Governo, transformado em "bombo da festa", e do Partido Socialista.
Ao estado a que isto chegou, meu Deus!

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Petição

Pela Liberdade: "crimes" políticos nunca mais!

Assine aqui.

"Recortes" sobre o estado do país


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

(informações da Rádio Renascença)

Final


FINAL DA TAÇA ENCERRAMENTO DE JUVENIS

Arazede, Campo da Lagoa Grande - 3 de Junho, 11h00



Encontra-se marcado para o dia 03 de Junho de 2007 o jogo da Final da Taça de Encerramento de Juvenis de Futebol 11, o qual terá o seu início pelas 11h00 horas e colocará frente a frente para decisão do título

A. ACADÉMICA COIMBRA / O.A.F. – A. NAVAL 1.º MAIO

* ENTRADAS GRATUITAS *

  • Recorda-se, para este encontro:

- Em caso de igualdade no final do tempo regulamentar, apurar-se-á o vencedor através da marcação de pontapés de grande penalidade, seguindo-se as disposições das Leis do Jogo.

(informação da A. F. de Coimbra. Aqui.)

Liberdade de Expressão (*)

Parece que há funcionários zelosos demais.

A suspensão disciplinar do professor Charrua não tem qualquer razão de ser.

Como sabemos, a questão da licenciatura de José Sócrates deu lugar aos mais variados comentários.

No fundo os portugueses criaram anedotas e criticaram muitos dos aspectos envolventes.

A perseguição disciplinar de um funcionário público por ter brincado, reproduzido ou contado uma anedota sobre a licenciatura de José Sócrates, inscreve-se no direito de livre expessão e crítica que todos os portugueses têm.

Há mais anedotas em Portugal da qual a menor não será a promessa de criação de 150.ooo postos de trabalho, quando ainda agora lá foram mais cerca de 500 para o Desemprego!

As escolas a fechar, as maternidades a fechar, os portugueses a terem de emigrar não é anedota, o ataque a Aberto João Jardim são tristes realidades a que o Espanha/Espanha/Espanha de José Sócrates deu lugar.

O PS perdeu a cabeça.

A política da perseguição só desmerece o PS e a democracia portuguesa.

(*) in blogue do advogado José Maria Martins

Cada cavadela...

O triste espectáculo do Governo prossegue a bom ritmo, imparável.

Ontem, o ministro da Economia mostrou desconhecer a realidade da fábrica Delphi em Castelo Branco.

Hoje, o ministro das Obras Públicas está novamente em destaque, a propósito das declarações proferidas ontem, em que comparou a margem sul do Tejo ao... deserto. (Leia aqui.)

As trapalhadas continuam.
A "agonia" do Governo é evidente.
(E está a chegar a presidência portuguesa da União Europeia....)

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Piada ou insulto? Liberdade ou ditadura?

Começa a ser preocupante o clima que se vive no país em termos de liberdade de expressão - a principal conquista do "25 de Abril".

Os "sinais de alerta" são múltiplos.

Noutro dia foram as condenações de jornalistas em tribunal, apesar de relatarem factos verdadeiros. Hoje foi Pinto Balsemão a acusar o Governo de controlar a actividade televisiva, lançando ao mesmo tempo duras críticas à actuação do ministro dos Assuntos Parlamentares. O Sindicato dos Jornalistas já manifestou também, e por diversas vezes, a sua preocupação.

Agora, o "caso do professor Charrua" - um incidente que já era comentado nos blogues há vários dias e que acaba de chegar ao horário nobre da televisão.

Este último incidente tem uma pequena virtude: mostrar que aqueles que pensavam que o "caso da licenciatura" era assunto esgotado estavam muito enganados. (Até o Presidente da República, que evitara falar da licenciatura, teve agora de se referir ao caso do professor...)

Estão, mesmo, muito enganados os que pensam que o "caso da licenciatura" vai cair no esquecimento, porque haverá sempre algum português a lembrá-lo...
Nem que seja um humilde estudante como eu, que fez os estudos universitários em regime de trabalhador-estudante, já casado e pai, e que, mesmo assim, apenas demorou cinco anos a concluir uma licenciatura de quatro. E que viveu uma experiência diferente do estudante José Sócrates: nas 21 cadeiras do curso, todas anuais, teve 21 professores diferentes.

(PS - Prometer não subir os impostos e depois aumentá-los é uma piada ou um insulto? Prometer criar 150.000 novos postos de trabalho e ver a taxa de desemprego chegar ao nível mais alto dos últimos 20 anos é uma piada ou um insulto? Ver uma governadora civil permanecer no cargo depois de "chumbada" pelo Tribunal Constitucional é uma piada ou um insulto? Matar aos bocadinhos o Serviço Nacional de Saúde, afirmando-se o Governo socialista, é uma piada ou um insulto? Ver nascer crianças, umas atrás das outras, na auto-estrada Figueira-Coimbra é uma piada ou um insulto?)

Portugal, socialista, século XXI

Uma menina nasceu numa ambulância estacionada na A14, quando a mãe era transportada da Figueira da Foz para uma maternidade de Coimbra. É o quinto caso de um bebé nascido num contexto extra-hospitalar desde que encerrou o bloco de partos figueirense, há menos de sete meses.
(notícia completa aqui)

Piada sobre José Sócrates acaba no Ministério Público

Veja no "Correio da Manhã" os comentários sobre mais este "incidente" envolvendo (desta feita, indirectamente) o primeiro-ministro.
Aqui.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Discurso


Depois do diploma, o discurso de José Sócrates.
Aqui.

Amanhã

Canto Livre no Pátio das Escolas
da Universidade de Coimbra

Homenagem a Zeca Afonso nos 110 anos da Associação Académica de Coimbra

Quarta-feira, 23 de Maio, às 22h00


PROGRAMA

Grupo de Fados dos Antigos Orfeonistas

Grupo Jurídico de Canto e Guitarras

Poesia para Todos ("O Canto, a guitarra e a Poesia") com Carlos Carranca, acompanhado por Durval Moreirinhas, Álvaro Aroso e Mar Tambor.

Grupo da Secção de Fados da AAC

Tintin: 100 anos


Os fãs de Tintin festejam em clima eufórico, esta terça-feira, o centenário de nascimento do desenhador belga Hergé, depois dos cineastas norte-americanos Steven Spielberg e Peter Jackson terem decidido transportar para o cinema as aventuras do mais famoso personagem criado pelo cartoonista, o repórter Tintin.
(excerto de notícia do "Último Segundo")

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Sócrates fala... e não fala


Acabo de ver na televisão.
José Sócrates foi ao Porto e discursou. Ou seja, falou sozinho.
No final do discurso, quando os jornalistas o questionaram, disse que... não falava.
É este o primeiro-ministro de Portugal no ano de 2007.

O outro lado do futebol


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

("Recorte" da capa do "Jornal de Negócios" de hoje)

domingo, 20 de maio de 2007

O meu campeão


Falta uma hora para começarem os jogos da última jornada.
Sejam quais forem os resultados, já tenho um campeão: o Sporting foi a equipa que melhor futebol apresentou durante a época.