sábado, 28 de março de 2009

"As Beiras": a festa dos 15 anos


Depois do Portugal-Suécia (desta feita não fui ver a minha outra equipa), estou a assistir, pela Internet, à festa do 15.º aniversário do "Diário As Beiras".

Como são agora diferentes os tempos...

Sócrates vaiado


Hoje, as notícias chegam mais depressa.
(Luiz Carvalho no indispensável "Instante fatal")

Pode ler no "Público" a "justificação" do governante, mas não perca os comentários dos leitores.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Provedor do Ambiente analisa "lixo na rua"

Assunto: Falta de limpeza urbana na Rua da Liberdade
N/ Ref.ª: Processo n.º 648.1-2009/AEV
N/ Ofício n.º 2098/270309

Coimbra, 27 de Março de 2009


Exmo. Sr. Mário Martins,

A Provedoria do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana de Coimbra vem, por este meio, informar que, após tomar conhecimento da falta de limpeza da Rua da Liberdade, através do seu blogue pessoal, registou o seu processo com o número mencionado em epígrafe, o qual deverá ser utilizado sempre que se dirigir ao nosso gabinete, solicitando e/ou adicionando qualquer informação ao processo.

Segundo o artigo 7.º da Designação, Competências e Mandato do Provedor, os munícipes têm direito de resposta no prazo de 90 dias. Esperamos desta forma ir ao encontro das suas expectativas na resolução do problema apresentado.

Atenciosamente,

P'lo Provedor do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana
A Técnica Superior
(Maria João Martins)


Ainda me parece impossível!
Ontem ao princípio da noite, o Provedor do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra enviou um comentário para o blogue, a propósito do texto que escrevi ao final da tarde sobre a falta de limpeza na rua onde moro.
Informava que tinha lido o texto e solicitava informação sobre o assunto.
Na resposta, enviei-lhe cópias das mensagens que enviei em Junho passado ao presidente da Junta de Freguesia de Eiras, José Passeiro (e da respectiva resposta), ao vereador Luís Providência em Outubro (que não teve resposta) e à Câmara Municipal de Coimbra há 10 dias (que também não obteve resposta).
Esta tarde, recebi a mensagem que acima transcrevo.

Ainda me parece impossível!
Não é vulgar os serviços públicos funcionarem em Portugal com tamanha rapidez.
(Apenas um exemplo: um familiar meu continua à espera, há 11 meses!!!, da chegada do "cartão de contribuinte".)
Não é vulgar, creio eu, um "provedor" tomar conhecimento de um assunto por um blogue e, em escassa hora e meia, decidir agir.

Felizmente há pessoas da craveira do Prof. Doutor Salvador Massano Cardoso, Provedor do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana de Coimbra e professor catedrático da Faculdade de Medicina, para (ainda) nos fazerem acreditar na qualidade da Democracia em que vivemos.
Muito obrigado.

Debate na "Regional"


Amanhã, a partir das 11h00, na Rádio Regional do Centro, debate com o dr. Mário Campos, um dos meus ídolos da Académica dos anos 60/70.
(Ainda hoje, "soa-me" a algo de estranho o estar lado-a-lado com alguém que me habituei a admirar como jogador de futebol e depois como médico e cidadão.)

A qualidade dos serviços hospitalares e o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens foram dois dos temas abordados no debate, moderado pelo jornalista Luís Santos e que teve "direcção técnica" do incansável Luís Carlos Melo.
Desta feita, uma novidade nos debates da RRC: a conversa foi gravada em vídeo, para a "Campeão em Directo", uma web-tv.

Na parte final do debate, Luís Santos - em jeito de brincadeira - aludiu à mensagem que enviei à Câmara Municipal de Coimbra, sobre a falta de limpeza na minha rua. Mal nós sabíamos que, a essa hora, já o Provedor do Ambiente tomara conta do assunto.

As gravações decorreram hoje, ao princípio da tarde, no Hotel D. Luís.

Alfredo Farinha: um dos professores

A notícia em "A Bola" começa assim: «Morreu esta madrugada, aos 83 anos, Alfredo Farinha, antigo jornalista de A BOLA. O desporto despede-se de um homem que dedicou a sua vida ao serviço do futebol e do jornalismo.»

Alfredo Farinha foi um dos homens que me "ensinou" a ler.
Quando cheguei à escola primária, onde tive como professor o saudoso Bentes da 1.ª à 4.ª classe, já lia alguma coisa, graças ao interesse que demonstrava por jornais e com o apoio do meu pai.
(O meu pai comprava o "Diário Popular" ao sábado, sobretudo por causa do concurso de anedotas, e "O Primeiro de Janeiro" ao domingo, por tradição familiar de minha mãe, natural do Porto. Mas ia trazendo "A Bola" de vez em quando, sempre que algum aluno ou professor a deixava na Escola Brotero. Muitas vezes já tinha dias, mas para mim era sempre novidade...)

Em sentido figurado, Alfredo Farinha voltou a ser meu "professor" quando fez parte daquela Redacção de "A Bola" que incluía também nomes como Vítor Santos, Carlos Pinhão (o que eu mais admirava), Carlos Miranda e Álvaro Braga, entre outros.

Ai que saudades, ai, ai... do tempo em que, ainda na infância, religiosamente esperava a chegada da "carreira" a Friúmes, às segundas, quintas e sábados, durante os meses das férias grandes, para receber às sete e tal da tarde o jornal que minha mãe tinha ido entregar ao motorista da "camioneta" às cinco da tarde, na paragem da Estação Nova.

Mais tarde, na juventude, quantas vezes fui a Poiares à segunda-feira (único dia em que havia "carreira" de Friúmes para Poiares, porque era dia de feira) apenas para comprar "A Bola". Saía da aldeia às 10h00 e só voltava às 18h00, mas regressava feliz: trazia o jornal comigo.

Outros tempos - mais difíceis, é certo.
Mas que ainda hoje me fazem sonhar.
Ai que saudades, ai, ai...

Por fazer parte destas memórias inapagáveis, também por isso, uma sentida despedida a Alfredo Farinha, que tive o prazer de cumprimentar quando passei pelos corpos sociais do Clube Nacional da Imprensa Desportiva, hoje Associação de Jornalistas de Desporto.
Bem-haja. E que descanse em paz.


ADENDA (30.03.2009)
Exmo. Sr.,
Como neto do Alfredo Farinha e em nome da família agradeço
profundamente a lembrança e os sentimentos que expressou no seu blogue.
Guardaremos com carinho as suas palavras,
Meus cumprimentos,
Vitor Sérgio Farinha

quinta-feira, 26 de março de 2009

Amanhã vejo o "Jornal Nacional"

Pela primeira vez nos últimos anos, pretendo assistir amanhã a um telejornal da TVI: o "Jornal Nacional (da sexta-feira)".
Et pour cause...

EXPLICAÇÃO
Este "post" foi publicado inicialmente com o título Amanhã vejo o "Jornal das 9". Foi um erro evidente - um "acto falhado", já que sou um viciado no telejornal apresentado por Mário Crespo, na SIC Notícias.

Corrupção: é fartar, vilanagem!

No dizer de Cândida Almeida, o normativo português sobre o combate à corrupção «não acompanhou a sofisticação dos meios utilizados pelos corruptos e corruptores».
«É como se anda andássemos de cavalo, ou mesmo de burro, enquanto os outros andam de Porsche ou de Maserati», comentou.
Segundo a directora do DCIAP, esta alegada desactualização dos normativos permite que políticos que ganhem cinco mil euros mensais consigam reunir, ao fim de um ano, vários milhões, podendo desculpar-se com o argumento que se tratava de dinheiro que a sogra guardava na frigideira.
Embora admitisse que os números concretos poderão ter sido outros, a procuradora assegurou que esta situação aconteceu mesmo, num processo já público, mas que não quis identificar.
«O argumento da sogra é a justificação que está nos autos. Foi assim que ganhou os milhões que espalhou pela Europa», contou.
Cândida Almeida defendeu também o recurso à via preventiva para o combate à corrupção e, desde logo, nos bancos das escolas, com a introdução de uma disciplina de Cidadania.
(excerto de notícia da TVI24)

É por estas e por outras que nos tornámos no "nojo" de país que somos.

(Já que o processo é público, vamos esperar que algum jornal/televisão com veia de serviço público acabe por identificar o político em questão...)

Combustíveis baratos


Amplie as imagens e veja onde pode comprar combustíveis a preço convidativo.

É mesmo aqui ao lado (a menos de 15 km da Ponte de Santa Clara)... E pode sempre aproveitar a deslocação para ir comer uma posta de bacalhau assado na brasa ao Gorgulhão (mesmo ao lado das "bombas") ou um cabrito assado, mais à frente, em Condeixa.

A "última" do Magalhães

(clique na imagem para ampliar)
(in TVI24)

Aí está uma utilidade do Magalhães: ajudar a superar a crise!

Lixo na rua

O texto que ontem aqui escrevi sobre a falta de varredura na minha rua (há, pelo menos, 13 anos!!!) mereceu comentário bem humorado em "O Sexo e a Cidade", um dos blogues de leitura diária obrigatória.

Entretanto, continuo a reflectir sobre o melhor caminho a tomar, dado que a mensagem que enviei à Câmara Municipal de Coimbra continua sem resposta.

Alertar novamente o vereador da Higiene e Limpeza, Luís Providência (CDS-PP), a quem enviei uma mensagem pessoal sobre o assunto em Outubro e que também não obteve resposta?
Escrever ao Provedor do Ambiente?

Ou haverá alguma entidade a que o cidadão possa recorrer em caso de manifesta informação incorrecta, como é o caso da que se encontra no "site" da Câmara Municipal de Coimbra, como prova esta imagem?


É que a minha rua não tem papeleiras. Nem limpeza. Nem diária, nem semanal, nem mensal, nem trimestral, nem semestral, nem anual. Não tem, ponto final.

(Até há pouco, a minha rua nem sequer tinha placa toponímica. Nunca tivera. Mas isso já o incansável vereador Mário Nunes resolveu. Bastou uma inocente "provocação" num qualquer encontro informal e, poucos dias depois, recebi um telefonema: «Já viu as placas?» Não tinha visto, mas elas já lá estavam. Estão lá.)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Finanças devolvem 1 cêntimo


«Da próxima vez que levantar a voz para acusar o Estado de ser mau pagador, lembre-se deste exemplo: a Direcção Geral dos Impostos (DGCI) enviou no passado mês de Fevereiro, em carta registada, um cheque a um contribuinte devolvendo-lhe 1 cêntimo (0,01 euros) que tinha sido indevidamente pago.

No cheque assinado por José Azevedo Pereira, Director-Geral dos Impostos, informa-se o contribuinte da Figueira da Foz, "que, por ter efectuado indevidamente um pagamento em 2009-01-28, no valor de € 0,01, junto se envia cheque de reembolso/restituição do mesmo valor".

E, com o mesmo zelo que faz a restituição de valor tão singelo, as Finanças avisam: "atenção ao prazo de validade do cheque"».
(in "Jornal de Negócios")

Que grande país!

Não chove, infelizmente...

Contrariando as previsões, acabou por não chover em Coimbra no último fim-de-semana.
E, ao parece, não irá chover nos próximos 15 dias.
Ora isto cria-me um grande problema.

Eu vivo na mesma rua há 13 anos - tantos como os que a rua não foi varrida!
Noutro dia escrevi à Câmara Municipal a perguntar a razão desta falta de limpeza, mas não obtive resposta.

A minha esperança é que chova.
Porque, como a rua é inclinada, sempre que chove a água acaba por levar a sujidade para longe.
Como não chove há várias semanas, o lixo acumula-se.

Ao fim da tarde, quando chego a casa, abro a garagem, pego numa vassoura e limpo a minha "testada". Por vezes, pego no isqueiro e faço arder papéis e outros detritos.
Faço o que posso.

Este é um retrato real, apesar de não vir em página de jornal, desta Coimbra no início do século XXI.

terça-feira, 24 de março de 2009

Novos árbitros, precisam-se

Já que o blogue anda em "maré de futebol", continuemos...

Ouvi hoje, na Rádio Renascença, o dirigente Mano Nunes (Beira Mar) dizer o nível das arbitragens só melhorará quando a maioria dos actuais árbitros for afastada.
Concordo.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Arbitragem e comentadores

Os comentadores do "Dia seguinte" estão há uma hora na SIC Notícias a dissecar a arbitragem de Lucílio Baptista na final da Taça da Liga.
Ainda nenhum deles conseguiu formular a pergunta que se impõe: como é que um árbitro como Lucílio Baptista chegou à 1.ª categoria, foi promovido a "internacional" e é nomeado para jogos de tanta importância?

(Dias Ferreira afirmou que muita gente lhe disse hoje que, para além de já não ir aos campos de futebol, também ia desistir da assinatura da Sport Tv. Eu já não vou a "estes" campos de futebol há muito - os dedos de uma só mão chegam para contar as vezes que entrei num estádio da 1.ª divisão nos últimos cinco anos. Quanto à assinatura da Sport TV, ainda a mantenho... para ver jogos das competições europeias e da Premier League. Até ver.)

Novidades aqui ao lado

Está actualizado o blogue da minha equipa, com novidades sobre a "bronca" que envolve a Naval.

Em resumo: a Naval entrou em campo tardiamente no último jogo do campeonato, foi desclassificada e, em consequência, o Loures "herda" o 3.º lugar dos figueirenses e a minha equipa (o Vigor da Mocidade) sobe ao 4.º lugar e discutirá com o Linda-a-Velha a possibilidade de entrar na disputa pela subida à 1.ª divisão.

A minha equipa, já responsável pela melhor classificação de sempre do Vigor no "Nacional" de juniores, acaba o campeonato num lugar de ainda maior destaque: 4.º com os mesmos pontos do 3.º!