sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Aldeia Global: mentira e fraude

(jornal i de hoje)

A ideia de que vivemos numa aldeia global é aceite pela generalidade das pessoas.

No entanto, ao ver a tragédia do Haiti, onde há tanta gente que vai morrendo a cada hora enquanto espera há três dias (!!!) pela ajuda internacional, comprovamos que a tão publicitada aldeia global não passa de uma gigantesca mentira.
Uma fraude.

Futebol falido

("Jornal de Notícias" de hoje)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Contra a co-incineração

(clique na imagem para ampliar)

O meu amigo Paulo Marques escreve hoje no "Diário As Beiras", com a classe habitual, sobre a reunião da passada segunda-feira.

Discordo dele num ponto: não compreendo porque é que os deputados do PS deveriam ter um tratamento diferente dos outros deputados eleitos pelo círculo de Coimbra.
Serão "mais que os outros"? "Primas donas"? "Estrelas" de grandeza diferente?...

A única diferença que encontro é esta: foram os únicos que não participaram na reunião. O que diz muito.

Contra a co-incineração

"Correio de Coimbra" de... amanhã

(clique na imagem para ampliar)

Caixinha de surpresas

A blogosfera é uma autêntica "caixinha de surpresas".
Vejam lá o que acabo de encontrar...

(aqui)

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Contra a co-incineração, sempre!

"Diário As Beiras" de hoje

"Diário de Coimbra" de hoje

"Diário As Beiras" de ontem

(clique nas imagens para ampliar)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lixo tóxico: PS ausente da sala


Decorreu esta noite uma reunião entre a comissão representativa da Assembleia Municipal coimbrã e os deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo de Coimbra para debater a suspensão do processo de co-incineração de resíduos industriais perigosos, vulgo lixo tóxico.
Compareceram todos os deputados (um do CDS, um do Bloco de Esquerda e quatro do PSD) menos os que foram eleitos pelo Partido Socialista.
O Partido Comunista fez-se representar por uma deputada eleita pelo círculo de Lisboa, já que não elegeu qualquer deputado por Coimbra.

Esta é apenas mais uma prova da vontade de dialogar dos socialistas.

Roteiro gastronómico

("Diário As Beiras" de hoje)
clique na imagem para ampliar

Portugal à deriva


Esta notícia de hoje é bem o reflexo da situação a que chegou Portugal.
Governado por gente impreparada, sem sentido de futuro, o país vê-se confrontado com uma situação ridícula: os códigos Penal e do Processo Penal, revistos há apenas dois anos, vão ser alvo de novas alterações.
É pena que a Comunicação Social não repita, agora, as declarações que os responsáveis fizeram há dois anos atrás, defendendo a reforma então realizada. Que mais não fosse para que os cidadãos, olhando-os, pudessem dar umas valentes gargalhadas. De desprezo, é claro.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cai neve...

... em Castanheira de Pêra
(hoje de manhã)

Casamento homossexual e Emídio Rangel


É-me indiferente que duas pessoas do mesmo sexo decidam viver maritalmente. Não o defendo, mas penso que quem o deseja deve ter toda a liberdade para o fazer.
Mas daí até chamar casamento a essa união vai uma grande distância. Sou totalmente contrário.
A ideia (cultural) de casamento remete-nos para toda uma tradição, forma de organização social e valores que não são compatíveis com o "estatuto" que agora se quer atribuir às uniões homossexuais. Sobretudo porque, ao mesmo tempo, se está a destruir a ideia de família, que é ideia-base da nossa sociedade.

Feitas estas considerações, transcrevo o que Emídio Rangel escreveu ontem no "Correio da Manhã": «(...)já não era possível prolongar por mais tempo uma questão que está resolvida em todos os países democráticos e com um grau civilizacional elevado: o casamento de pessoas do mesmo sexo.»
Ficamos a saber, pela voz de Rangel, que só existem OITO "países democráticos e com grau civilizacional elevado", porque só oito países (e apenas três europeus!) aprovaram o casamento homossexual.
Fiquei feliz: Portugal está entre os oito melhores do mundo. E esta alegria devo-a a Emídio Rangel.
Obrigado, pá.