sábado, 1 de março de 2008

Os jornais e a Internet

Fui ao "site" do Expresso olhar a 1.ª página da edição de hoje.
Um outro assunto chamou-me a atenção e encontrei este pedaço de texto:
«O coronel Vasco Lourenço escreveu no blogue da Associação 25 de Abril um comentário às acusações que lhe foram feitas pelo também coronel Costa Martins no site do Expresso. Com a devida vénia, publica-se a seguir o texto, na íntegra, de Vasco Lourenço. O título e os subtítulos são da responsabilidade do Expresso.»
Ou seja: o "site" do maior semanário português (em papel) publica um texto retirado de um blogue, que por sua vez é a resposta a um depoimento prestado no próprio "site".
Os tempos da comunicação, hoje em dia, são assim. E quem não está atento a esta realidade acabará por perder o "comboio do futuro".
São sinais dos tempos.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Novidades aqui ao lado

Há (muitas) novidades no blogue de "A minha equipa 2007-2008".
Para as ver, clique no "link" que se encontra no lado direito desta página ou, então, directamente aqui.

O blogue foi actualizado com as fotos dos dois últimos jogos e com um "especial" sobre o derradeiro golo marcado na 1.ª fase do campeonato, que se mostra numa sequência de seis fotos. Vale a pena perder um minuto!

Entretanto, a minha equipa desloca-se amanhã a Touriz para defrontar o conjunto local, a partir das 15h30, em jogo-treino.

O campeonato está parado, regressando com a 2.ª fase (com jogos a uma só "mão") no dia 29 de Março.

Capas de jornais desportivos

Há quem diga que "A Bola" privilegia a informação do Benfica, que "O Jogo" é "próximo" do FC Porto e que o "Record" dá mais atenção ao Sporting.
Há quem diga...
(clique nas imagens para ampliar)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Académica/OAF

Eleições a 14 de Abril.

Gasolina quase a 300

Acabo de passar num posto de abstecimento de combustíveis.
O preço da gasolina sem chumbo de 95 octanas é de 1,419 euros.
Ou seja: um litro de gasolina custa 284$48 na moeda antiga.

Como dizia a saudosa Ivone Silva, «Isto é que vai cá uma crise!»

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Reencontro

Reencontrei hoje alguém que não via desde Junho de 1974.
Ou seja, desde o final do 7.º ano no Liceu D. João III.
Um colega da "alínea f"; de turma.

Entrei em casa e fui à procura do "Livro de Curso".
Estava lá. Mais: tinha-lhe escrito duas quadras.

Passaram-se 33 anos e meio.
O mundo continua pequeno.

Uma palavra que... não existe

Não costumo ler o jornal "O Jogo". Mas tenho por ele algum carinho, porque não esqueço que lá trabalhei nos primeiros anos de existência.

«O quê?! um jornal desportivo diário?! E vocês conseguem arranjar notícias para fazer o jornal todos os dias?!...». Esta foi a expressão que mais ouvi nos primeiros meses.
E não, não era fácil, naquele tempo, fazer um jornal desportivo todos os dias. Mas lá fomos andando e hoje é o que se sabe: três diários desportivos em Portugal!

[Sinto orgulho por ter estado no início da publicação do primeiro jornal desportivo diário português. Sempre tive uma "costela" que me levou a escolher a novidade e a correr riscos profissionais. Anos mais tarde, troquei um lugar de chefia no "Jornal de Notícias", o maior jornal diário português, por uma "aventura" no (então) ainda inexistente "Diário As Beiras". Não me arrependi da escolha feita; nem hoje me arrependo. Aliás, só tenho a agradecer ao Criador o facto de até hoje me ter proporcionado tantas experiências diferentes, porque isso corresponde ao que verdadeiramente desejo.]

Voltemos ao presente.
"O Jogo" que vi nascer e ajudei a crescer durante alguns anos surpreendeu-me hoje com uma "calinada" das grandes na 1.ª página.
Quando li o título «Morte de Cabral Ferreira enlutece Belenenses» estranhei. Enlutece?....

Fui ao dicionário (ver as imagens mais abaixo) e comprovei que a palavra enlutece não existe! Erro grosso, portanto.

Espanta-me que, com os recursos hoje existentes, em que bastam alguns "cliques" para esclarecer qualquer dúvida, um erro destes tenha passado despercebido aos editores do jornal.
Enfim...

(clique nas imagens para ampliar)

A Página

("Centro", de 27/02/2008)

Caminho da LIBERDADE

Ex.ma sra. governadora civil

ooo O acima assinado, cidadão português e cronista, vem, muito respeitosamente, expor e requerer a V. Ex.ª o seguinte

1 - Tendo o signatário tido conhecimento de que a PSP identificou três professores que, convocados por sms, se reuniram no sábado na Avenida dos Aliados para, supõe-se, não dizer bem das políticas educativas do Ministério da Educação;

2 - Mais tendo sabido que, entre as centenas de presentes, a PSP decidiu identificar (já que tinha que identificar alguém e não levara consigo bolinhas numeradas para proceder a um sorteio) três pessoas que falaram às TV's;

3 - E tendo sabido ainda que tal identificação (e tudo o que se lhe seguirá) se deveu ao facto de as pessoas em causa não terem, em devido tempo, informado V. Ex.ª de que pretendiam ir nessa tarde à Avenida dos Aliados;

4 - Tendo, por fim, conhecimento de que, pelo mesmo motivo, um sindicalista foi recentemente condenado em Oeiras;

ooo vem o signatário solicitar autorização de V. Ex.ª para, logo à noite, se reunir com alguns amigos no Café Convívio, sito na Rua Arquitecto Marques da Silva, nº 303, no Porto, a fim de discorrerem todos ociosamente sobre assuntos diversos, entre os quais provavelmente não dizer bem das políticas educativas do Ministério da Educação.

ooo Pede deferimento.
("Por outras palavras", de Manuel António Pina, no "Jornal de Notícias")

COMENTÁRIO – Isto está a ficar lindo, ai está, está...


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Economia de mercado

Tem TV Cabo? Pegue no telefone e reduza a factura em 5€/mês.
O segredo está aqui.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Desporto sem apoios

Cultura em Coimbra está inquinada

Com a Câmara de Coimbra a chegar a um momento que consegue colocar as contas em dia, há que saber resistir a “grupos de pressão” em torno da cultura que desejam obter mais subsídios. Esta foi a opinião partilhada por Marcelo Nuno, Leite da Costa e Mário Martins no programa “Praça da República”, sábado, na Rádio Regional do Centro (96.2 FM) e realizado no Hotel D. Luís.

(…)

Leite da Costa congratulou-se por a Câmara ter as contas em dia, sustentando que «não se pode dar dinheiro aos que se estão nas tintas para a cultura e são subsídio-dependentes». «É estranhíssimo que a oposição diga que a autarquia tem dívidas e depois faz cenas para se dar dinheiro quase só a uns, lançando uma cortina de fumo para fazer esquecer o que se tem feito nos últimos anos», referiu, para acrescentar que «em Coimbra desapareceu o Café Central, um dos mais emblemáticos, que teve uma tertúlia essencial na história da cultura portugueses e de onde saíram várias revistas, entre as quais a Presença, mas ninguém falou sobre isso».

«Há agentes culturais em Coimbra que, pela sua conotação política e má criação têm conseguido vir para os jornais dizerem perfeitas barbaridades e darem a entender que aqui não se faz nada. No ano passado fez-se uma série de iniciativas sobre Miguel Torga, comemoraram-se os 140 anos de Camilo Pessanha, antes assinalou-se Carlos Seixas, o Arquivo Coimbrão esteve parado há 12 anos, mas sobre os grandes nomes de Coimbra a elite cultural não quer saber deles para nada», rematou.

Para o jornalista Mário Martins, «a questão do deve ou não deve só serve para os dirigentes políticos andarem nos jornais». «Se mandasse não os proibia de escrever, mas tinham de o fazer em bom português», refere, sustentado que «só acredito quando os políticos forem pessoalmente responsáveis pela execução financeira, pois é sempre o cidadão contribuinte que acaba por pagar».

«Fui membro do Conselho Desportivo Municipal até há cerca de meio ano e demiti-me, porque há três anos que a Câmara não transferia verbas para os clubes e associações, apesar de milhares de jovens estarem a praticar regularmente várias modalidades», revelou, contrapondo à preocupação por um grupo de teatro estar há dois anos sem receber subsídio.

(excerto de texto de Luís Santos, publicado no “Campeão das Províncias” em 21.02.2008)

PS - Este tema (Conselho Desportivo Municipal) merece mais algumas considerações. Ficam para próxima oportunidade.