sábado, 13 de janeiro de 2007

Um mês depois


25/12/1958 - 13/12/2006





In memoriam



("Centro", 27/12/2006)




sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Debate

Amanhã, das 11h00 às 13h00, debate na Rádio Regional do Centro, moderado pelo Dr. Lino Vinhal, com as participações do Prof. Agostinho de Almeida Santos, do Dr. Jaime Ramos e do autor deste blogue.

Temas em análise: o início da vida, o referendo sobre o aborto e o recente "caso dos transplantes hepáticos". Breves reflexões sobre a Medicina, os médicos, a democracia portuguesa e os partidos políticos.
O regresso do blogue à normalidade (em números)

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Áustria



Como ganhamos bem...


Os consumidores domésticos portugueses pagam as quartas tarifas de electricidade mais altas da União Europeia e que estão 24 por cento acima da média, segundo dados revelados em Bruxelas pela Comissão Europeia.
(dos jornais)

A grande aventura de 2006

(clique na imagem para ampliar)

Tinha previsto fazer o balanço de 2006 na última edição do “Centro”, que foi publicada a 27 de Dezembro. Pelas razões conhecidas, acabei por não poder realizar aquilo que definira – é sabido que “O homem põe e Deus dispõe”.

Hoje já começa a ser tarde para balanços. De qualquer modo, não posso deixar de assinalar aquela que foi a “grande aventura” vivida por um grupo de adeptos de Coimbra em terras alemãs, no dia do célebre Portugal-Inglaterra em que Ricardo se fartou de defender grandes-penalidades.

No grupo há treinadores (Vítor Oliveira e Zé Nando), ex-jogadores (Pejô e Fidalgo), ex-dirigentes (Fernando Barata e Fernando Avidago), empresários, adeptos e... o “meu grupo”.

“Posso tirar uma fotografia?”, perguntei após o almoço, num parque de Gelsenkirchen. Depois fomos para o estádio. Entrámos todos, mas... metade acabou por não ver o jogo. (Eis um bom passatempo: tentar adivinhar quem assistiu ao jogo e quem não conseguiu chegar às bancadas).

O que se passou naquele final de tarde dava um filme. Acreditem. E deixou recordações que nenhum de nós jamais esquecerá.

Um abraço, amigos, com votos de um 2007 com muitos “jogos normais”!

(texto publicado ontem no "Centro")

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

O preço da gasolina



Notícia fresquinha:

O petróleo acentuou as perdas nos mercados internacionais depois do Departamento de Energia dos EUA ter anunciado que as reservas de combustíveis aumentaram mais do que o esperado. Em Nova Iorque, o crude já perde mais de 3% e segue em mínimos de Junho de 2005.


Sabem qual era o preço do litro da gasolina 95 sem chumbo, em Portugal, em Junho de 2005?
Este: 1,110 euros.

Sabem qual é o preço hoje?
Este: 1,253 euros.

Antigamente, um comediante brasileiro, perante situações destas, dizia na televisão o seguinte: "Estão mexendo no meu bolso!".

A mim apetece-me dizer: "Anda alguém a roubar!".

Nota comparativa: em Espanha, em Junho de 2005, o litro de gasolina custava 0,94 euros; actualmente custa 0,95 euros.

(Quem gosta de estatísticas e quer saber o preço dos combustíveis, ao longo dos anos, em diversos países, tem a informação aqui.)

(imagem obtida no "site" da Galp em 11/01/2007, às 19h00)

Carrilho fora da Câmara


A notícia acaba de ser conhecida:
"O vereador socialista na Câmara de Lisboa Manuel Maria Carrilho anunciou hoje a sua renúncia ao mandato na autarquia lisboeta, alegando dificuldade de conciliação com as suas funções enquanto deputado à Assembleia da República".

A explicação:
"Na base da decisão está a falta de tempo para desempenhar o cargo na autarquia, sem pelouros e sem salário, já que é também deputado à Assembleia da República, onde além de ser vice-presidente do grupo parlamentar do PS, é ainda membro da Comissão de Assuntos Europeus".

Espero que alguém lhe faça a seguinte pergunta: como já era deputado quando decidiu candidatar-se à Câmara Municipal de Lisboa, não pensou na possibilidade de não ter tempo para conciliar as duas funções?

Ou, então, esta: se tem sido eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa abandonaria o cargo de deputado?

(Aposto que ninguém lhe fará nenhuma das perguntas!)

Páginas (de hoje e de ontem)

Edição n.º 18
10 de Janeiro de 2007
clique nas imagens para ampliar


Edição n.º 16
13 de Dezembro de 2006
(NOTA: esta página não foi publicada na altura própria, pelos motivos conhecidos)

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

E esta?!

1.º emprego


O drama do 1.º emprego dos jovens é algo que me preocupa.

Estes, que hoje figuram nas primeiras páginas dos diários da cidade, felizmente já terão colocação no final do mês. Vão esperar, apenas, duas ou três semanas. O emprego está garantido.

Há outros jovens licenciados que não têm tanta sorte: esperam meses, mesmo anos e anos. E alguns até acabam nas caixas registadoras dos hipermercados.

Pobre país.

Alerta ao ministro das Finanças



Exmo. Senhor

Dr. Fernando Teixeira dos Santos

Eu, abaixo assinado, contribuinte pelas mais variadas formas directas e indirectas, alerto V. Exa. para o facto de ter deixado de fumar, pelo que os cofres do Estado já não recebem desde há uma semana os cerca de 2,40 euros diários que pagava de impostos em cada maço.

Num rápido cálculo, estimo portanto que deixarei de contribuir com, pelo menos, 72 euros mensais (ou 864 euros anuais).

Dado que os autarcas acusam V. Exa. de haver contas erradas no Orçamento do Estado para 2007, e como não desejo que no futuro também me venham a acusar de ter contribuído para erros nas contas públicas, fica desde já V. Exa. informado da minha decisão de deixar de fumar e do previsível impacto que isso irá ter no Orçamento de Estado.
Deixo ao seu critério proceder - ou não - à elaboração de um orçamento rectificativo.

Com votos de um trabalho profícuo no combate ao "monstro" que teima em engordar, apresento a V. Exa. os melhores cumprimentos,

Mário Martins

PS - Aproveito para informar que, como o Estado se mostra cada vez mais comilão e despesista, irei reduzir o uso do automóvel, pelo que também é previsível uma diminuição do meu contributo para o Orçamento por essa via.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Orgulho de pai

(clique na imagem para ampliar)
"Newsletter" de Dezembro do Partido Popular Europeu

As minhas equipas

Os últimos três jogos da minha equipa habitual (os juvenis da Briosa) tiveram os seguintes resultados: Académica-Boavista, 1-3; Sanjoanense-Académica, 1-2; Académica-FC Porto, 0-3.

Saldo: uma vitória (fora) e duas derrotas (em casa), 3 golos marcados e 7 sofridos.

Comparação com os jogos da 1.ª volta: derrotas mais pesadas (de 1-2 para 1-3 com os axadrezados; de 1-2 para 0-3 com os portistas), vitória pelo mesmo resultado.

* * *

Entretanto, troquei de equipa por uma tarde. A razão é simples: o meu filho alinhou pelos juniores da Académica e disputou a final do Torneio do Vigor no penúltimo dia do ano.
As coisas correram bem: vitória (algo exagerada) por 4-0 sobre os organizadores e troféu para a Solum.

Académica e Vigor jogaram a final do Torneio de Natal, em juniores.
O resultado é enganador, mas a vitória dos de branco nunca esteve em causa

(clique na imagem para ampliar)

domingo, 7 de janeiro de 2007

Derrota com o FC Porto

Hoje, no Campo da Pedrulha:
Académica, 0 - FC Porto, 3

Outros resultados da jornada (15.ª):

Feirense, 2 - Cinfães, 0

U. Coimbra, 0 - Naval,1

Repesenses, 2 - Boavista, 4

Leixões, 2 - Sanjoanense, 0

Folgou o Pasteleira. Desistiu o Seia.

(Falta actualizar os resultados dos jogos da minha equipa, designadamente no período em que o blogue esteve de luto, o que farei nos próximos dias).