sábado, 31 de maio de 2008

Novo jornal

Está hoje nas bancas um novo semanário: "Jornada".
Gostei do jornal, embora não tenha apreciado a capa.
Lá "dentro", dois amigos: o João Mesquita, como colaborador, e o Nuno Dias, com grandes responsabilidades como Editor da Redação.
Desejo-lhes as maiores felicidades, com uma palavra especial ao Nuno, que regressa a este mundo de paixão que é o jornalismo escrito depois de vários anos ligado à prospecção/gestão de futebolistas.
Força, amigos!

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Luiz, o grande

Não me canso de chamar a atenção para o "Instante fatal", do jornalista Luiz Carvalho.

Vejam só estas "pérolas" publicadas ontem:

«A sessão da AR de hoje teve palhaços. E circo. E animais. Louçã chama animal a Sócrates, Sócrates responde e abana a cabeça, Louçã volta a investir, passa a palavra ao camarada, este chuta para o grupo do PS, este responde com frase de Aquilino Ribeiro, há agora lobos na conversa, e é GOOOOOOOLO!!!!
Na bancada um grupo de crianças está parva com tanta garotice

«Mário Lino, esse camelo sulista da política governamental, alarva com esta desfaçatez como se Soares fosse um daqueles comunas arrependidos, um socialista-novo na linha de Pina Moura.»

A queda de Sócrates

De acordo com os dados apresentados pelo Barómetro Político da Marktest de Maio, o PS atingiu a percentagem de intenção de voto mais baixa desde as últimas eleições legislativas em Fevereiro de 2005, mantendo ainda assim a primeira posição em termos de intenção de voto, embora praticamente "empatado" com o PSD.
(in "Marktest")

COMENTÁRIO: Caminha-se para uma estrondosa derrota política do primeiro Governo socialista com maioria absoluta. Apenas se deseja que a oposição seja capaz de construir uma alternativa credível. Quanto a José Sócrates, passará à História pelas "estórias" que caracterizam o seu percurso pessoal e político.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Boicote

Este blog adere ao boicote aos postos da Galp, BP e Repsol, nos próximos dia 1, 2 e 3 de Junho.

Futebol à portuguesa

UEFA analisa se FC Porto pode participar na Liga dos Campeões

A Futebol Clube do Porto SAD anunciou hoje que a UEFA abriu um procedimento disciplinar para averiguar se o clube pode participar na próxima edição da Liga dos Campeões. A decisão final será conhecida a 4 de Junho.

«A F.C. Porto – Futebol, SAD foi hoje notificada, pelo Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA, da abertura de um procedimento disciplinar tendente à verificação das condições de admissão da F.C. Porto – Futebol, SAD na edição 2008/2009 da UEFA Champions League», refere o comunicado emitido pela SAD do Porto.

O clube adianta que «foi concedido um prazo até ao dia 3 de Junho para a F.C. Porto – Futebol, SAD se pronunciar sobre o referido assunto, sendo que o Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA tomará uma decisão, em 1ª instância, no dia 4 de Junho».

Caso o Porto seja penalizado, o Vitória de Guimarães garante o acesso directo à Liga dos Campeões e o Benfica disputa a pré-eliminatória.

A alínea d) do artigo 1.04 do regulamento das competições europeias diz que um dos critérios de participação é o clube não estar, ou ter estado, envolvido em qualquer actividade destinada a combinar ou influenciar o resultado de um jogo nacional ou internacional.

«Fascismo moderno»

Luiz Carvalho, imparável, como sempre:

«Eu trabalho, pago impostos, tenho de ter o direito de me deslocar como achar que é para mim mais cómodo. Tenho esse direito, mais: tenho muito mais direito em me deslocar no meu Mercedes do que um director geral qualquer; paguei-o com o meu trabalho, pago os meus impostos e tenho esse direito. Enquanto esse director-geral anda de Mercedes à nossa real custa.»

«Acho que as liberdades em Portugal começam a estar seriamente em causa. Estamos a mergulhar num fascismo moderno, cínico, disfarçado e muito mesquinho.»

Rir é o melhor remédio

Daqui a 10 anos

Um menino regressa da escola cansado e faminto e pergunta à mãe:
– Mamã, que há de comer?
– Nada, meu filho.
O menino olha para o papagaio, que têm na gaiola, e pergunta:
– Mamã, porque não há papagaio com arroz?
– Porque não há arroz.
– E papagaio no forno?
– Não há gás.
– E papagaio no grelhador eléctrico?
– Não há electricidade.
– E papagaio frito?
– Não há azeite.
E o papagaio contentíssimo gritava:
– Viva Sócrates! Viva Sócrates!
(recebida por e-mail)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sentidos pêsames

Com um dia de atraso, manifesto neste espaço as minhas sentidas condolências pelo falecimento do Dr. Marcelino Paiva e da sua esposa.

Conheci-o no ano (ainda quente...) de 1978, quando fomos os mandatários de uma lista que concorreu às eleições do Sindicato dos Professores da Zona Centro.
O resultado eleitoral deu lugar a longa "batalha jurídica" e, também por isso, fomos mantendo o contacto.

Recordo-o como uma pessoa culta, humilde e calma. Um verdadeiro cavalheiro.

Que descansem em paz.

terça-feira, 27 de maio de 2008

De consulta obrigatória

Em tempo de selecção nacional é indispensável ler diariamente o blogue de António Boronha, ex-presidente do Farense e ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (precisamente com o pelouro da selecção A...).
As histórias e as "estórias" sucedem-se, cada qual a mais interessante.
Fica a sugestão. Basta clicar aqui.

Actualização

Foi actualizado o blogue da minha equipa, com as fotos referentes ao último jogo da época.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Fotos do torneio

Está terminada a colocação de fotos (103) e outros documentos no blogue do Torneio Internacional de Juniores, disputado no final da semana passada na Tocha.

Contra o IMI, marchar, marchar!

«O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre Transacções (IMT) estão a ser cobrados sem levar em conta a desvalorização das casas.
Há três trimestres consecutivos que o valor dos apartamentos está a cair, de acordo com o inquérito junto da Banca, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mas o valor de referência para a cobrança do IMI já supera os 6oo euros o m2, e tem vindo sempre a ser actualizado desde 2003, altura em que o IMI substituiu a Contribuição Autárquica, noticia hoje o "Correio da Manhã".»

No mesmo tópico, alguém deixou este comentário:
«1º - A taxa de IMI tem de descer para 1 a 2 por mil (0,1% a 0,2%) no máximo, sob pena de as pessoas, em que predominam proprietários de habitação própria, ficarem a pagar às Câmaras uma renda sobre um bem de que supostamente são donos. É preciso que os cidadãos se organizem para limitar a ganância e voracidade das Câmaras Municipais. É preciso estar atento às formas como as Câmaras gastam o dinheiro dos contribuintes. Por exemplo, a Câmara de Almada deve gastar umas boas centenas de milhares de euros por ano (senão milhões) em tiroteio/ foguetório, que, ainda por cima, incomoda muita gente. Pagar impostos não é um dever unilateral: é, sim, um dever de comparticipar no financiamento de despesas públicas, justificadas, socialmente úteis e necessárias e expressão de opções colectivas maioritárias dos cidadãos. Os cidadãos/munícipes devem pressionar autarcas e candidatos a autarcas, obrigando-os a assumir compromissos nestas matérias. 2º - A base de incidência do IMI, suposto valor das casas, que deve ser actualizada para cima e para baixo, não pode nem deve repercutir a especulação imobiliária. Cada coisa no seu lugar: o fisco não deve atribuir valores às casas superiores aos valores de transacção e se os valores de transacção declarados forem manipulados para baixo devem ser punidos exemplarmente (se forem apanhados). 3º - O IMT (ex-sisa) deve ser extinto. A subida da receita do IMI já deve ser suficiente para compensar uma eventual extinção do IMT. O IMT é um entrave à mobilidade, devido a penalizar brutalmente a mudança de casa.»

COEMNTÁRIO: Ficaram-me duas frases a bailar na mente. Estas: «É preciso que os cidadãos se organizem para limitar a ganância e voracidade das Câmaras Municipais. É preciso estar atento às formas como as Câmaras gastam o dinheiro dos contribuintes.» Estou disponível para lutar!

Catedral pequena

As imagens reproduzem parcialmente as capas de hoje do "Diário de Coimbra" e do "Correio da Manhã".
A situação que se viveu ontem na Sé Nova (e à porta da Sé Nova...) é inaceitável. Os familiares dos jovens (cerca de 2.000 pessoas) não puderam participar na celebração. Inconcebível!
A este propósito, reproduzo um texto que publiquei há dois anos no "Jornal da Universidade".
o
«Às 9h00 já centenas de pessoas aguardavam, debaixo de um sol forte, a entrada na Sé Nova. E ali permaneceram durante quase mais duas horas, porque as portas só se abriram muito perto do início da celebração. E entre empurrões e os tradicionais “golpes”, até os mais calmos foram perdendo a paciência.
Quando as três portas foram abertas, às 10h45, muitas centenas de pessoas disputaram os poucos lugares disponíveis (os finalistas ocupavam mais de 2/3 dos bancos, para alem de todo o altar-mor...). Uma entrada ruidosa, pouco compatível com a solenidade do espaço.
Muita gente ficou de pé. E muita outra ficou do lado de fora da Sé, impossibilitada de entrar. Alguns resignaram-se à sorte seguindo a Bênção das Pastas através do écran de televisão colocado junto à escadaria.
Esta situação não é nova; repete-se ano após ano. Mas os responsáveis pela organização fingem não ver.
É tempo de mudar de local. Parece-me não haver melhor escolha que o mesmo Pátio da Universidade que serviu para a Academia receber João Paulo II e ouvir o célebre “Olá, malta!”.»

domingo, 25 de maio de 2008

Vitória!

(clique na imagem para ampliar)

A selecção de sub-18 da Associação de Futebol de Coimbra venceu o Troféu Internacional de Juniores que sexta e sábado se disputou no Complexo Desportivo da Tocha, ao derrotar na final a selecção de Salamanca por 1-0 (golo de Luizinho, no início da 2.ª parte).

O triunfo da selecção coimbrã foi ainda mais saboroso porque a selecção de Salamanca é a campeã de Espanha da categoria, após derrotar - entre outras - as fortíssimas equipas de Madrid e Barcelona.

No jogo para atribuição dos 3.º e 4.º lugares, Valladollid venceu a selecção de Viseu por 1-0 (golo de "penalty").

NOTA: Na coluna do lado direito, encontra-se o "link" para o blogue que criei sobre o torneio, onde serão publicadas as fotos. O "download" e posterior utilização é livre.