sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Negociar formação de Governo

«Angela Merkel aceitou aumentar o montante de corte de impostos nos próximos anos dos 15 mil milhões de euros assumidos em campanha para 20 mil milhões. A cedência surge nas negociação que a CDU está a manter com os Liberais para formação de uma coligação governamental. Os “democratas livres” (FDP) querem 30 mil milhões e acusam o partido de Merkel de estar a travar as negociações por não flexibilizar na redução de impostos.»

À atenção do primeiro-ministro indigitado em Portugal.

É um árbitro português...

«Os árbitros portugueses são dos melhores do mundo».
Esta é uma frase que se ouve repetidamente, sobretudo por parte dos dirigentes dos clubes beneficiados pelos erros arbitrais.

Veja-se este vídeo.
O jogo é o França-Áustria.
O árbitro é o português Pedro Proença.

Verdade, verdadinha, deve ser difícil existir melhor árbitro no mundo.



Ler texto no "Record".

Ninguém liga ao engenheiro

«Quando Sócrates era um carrancudo determinado todos queriam dialogar com ele. Agora que quer ser um gajo porreiro-pá, anda tudo a dar-lhe negas!»
(Luiz Carvalho, no "Instante fatal")

Vale a pena ler o texto "Ninguém liga ao engenheiro!" na íntegra.

Cortesia socialista

O ainda ministro da Presidência, Augusto Santos Silva, diz ao SOL desta sexta-feira que Manuela Ferreira Leite, a líder da oposição, usa uma linguagem semelhante à do Bloco de Esquerda ou do MRPP, sendo por isso uma «interlocutora precária». E adianta que ela faz lembrar uma «anarquista espanhola»
(in "Sol")

Aqui está uma forma simpática, elegante até, de um alto dirigente do PS falar da líder do principal partido da oposição.
Percebe-se perfeitamente que os socialistas vivem agora a "fase do diálogo".

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quadratura socialista

António Costa, na SIC Notícias, tenta reescrever a história da noite das eleições autárquicas.
Confrontado com declaração errada proferida por José Sócrates («maior número de mandatos»)... passa ao lado.

A lógica socialista é sempre a mesma: atirar o barro à parede e esperar que a malta não repare no engano. Quando a "marosca" é descoberta, os autores limitam-se a um sorriso cínico.

(Outro aspecto: é mais fácil encontrar dez militantes do PSD a criticar o próprio partido do que um só socialista a criticar o PS. Mas - dizem-no eles - o PS é o partido mais democrático que existe. É a tal democracia interna "tipo Venezuela".)

Maitê Proença pode contar comigo

Benfica: concorrência desleal

Não será concorrência desleal um clube (o Benfica) participar num campeonato de futebol tendo Jesus como treinador, o dinheiro, pelos vistos, cair do céu e os jogadores serem do 'Espírito Santo'?
(lido aqui)

PSD à deriva

«O ex-comissário europeu João de Deus Pinheiro renunciou hoje ao mandato de deputado do PSD e vai ser substituído já esta tarde pelo presidente nacional da JSD, Pedro Rodrigues, disse à Lusa fonte social-democrata.»

(Ver notícia no "Público")

Pergunto: quantos votos perdeu o PSD pela presença de Deus Pinheiro na lista de deputados? E... para quê?

O escândalo dos telemóveis

«A Procuradoria-Geral da República interpôs providências cautelares para suspender o envio e cobrança de mensagens de valor acrescentado e avançou com um pedido de multa às três operadoras móveis. O valor é de mil euros, por cada mensagem enviada.
Segundo noticia o “Jornal de Notícias”, a PGR quer impedir as operadoras móveis de mandarem mensagens de valor acrescentado aos clientes, sem que estes peçam o serviço, o que diz ser ilegal.
As duas providências cautelares contra a TMN, Vodafone e Optimus deram entrada no fim de Setembro e, se forem deferidas pelo Tribunal Cível de Lisboa, implicarão o pagamento de uma multa de mil euros por cada mensagem (SMS) de valor acrescentado enviada a clientes que não tenham subscrito o serviço junto das próprias operadoras.
Além de as sujeitar a uma coima, a PGR quer que sejam proibidas de enviar, e cobrar, este género de mensagens, sem um contrato expresso assinado entre a operadora e o consumidor - uma prática que afirma ser ilegal.»

Ontem enviei parte deste texto, por e-mail, à empresa que me fornece o serviço de telecomunicações. Fi-lo, porque há cerca de 15 dias, não me foi nada fácil bloquear estes serviços num telemóvel.

Hoje de manhã, telefonou-me uma funcionária da operadora.
Queria explicar como funcionam as coisas.
Não era necessário. Eu não preciso de informações. Basta-me que a operadora respeite a minha vontade (bloquear o acesso aos referidos serviços) e, já agora, que cumpra a decisão da Procuradoria-Geral da República.

Finalmente, uma sugestão a quem se vir confrontado com estes serviços na factura do telemóvel, sem os ter solicitado por escrito: não pague!

Pensamento do dia

«Pensar é fácil. Agir é difícil.
Agir conforme o que pensamos, isso ainda o é mais.»

(Goethe)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Salário bom

Pinto da Costa recebeu 2 mil euros por dia em salários e prémios

A presidência do Conselho de Administração da SAD do FC Porto rendeu a Jorge Nuno Pinto da Costa 700.000 euros brutos na última época futebolística, segundo o relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Ilegal. E agora?


A Entidade Reguladora da Comunicação conclui que o fim do Jornal Nacional de sexta-feira, da TVI, apresentado por Manuela Moura Guedes e cancelado, por ordem da administração da empresa no dia 3 de Setembro, foi “contrário à lei e lesivo da autonomia editorial e dos direitos dos jornalistas”.

A ERC acusa ainda a administração da TVI de misturar “matéria de gestão empresarial e matéria editorial” e afirma que vai “iniciar um procedimento visando o apuramento da responsabilidade contra-ordenacional”.

O regulador afirma ainda que este episódio será tomado em consideração “no momento da avaliação intercalar prevista no artigo 23º da Lei da Televisão”. ("Público")

* * *

Como aqui se escreveu logo no dia 3 de Setembro, o fim do "Jornal Nacional de sexta-feira" aparentava ser uma decisão ilegal.
Vem agora a ERC dizê-lo sem margem para dúvidas, e por unanimidade, anunciando a instauração de um procedimento contra-ordenacional.

Não me recordo de infracção tão grave cometida em Portugal.
Esperemos para ver até que ponto a ilegalidade afectará (ou não) a renovação da licença da TVI como operador televisivo.

Até os "Nobel" estão com desconto!

(clique na imagem para ampliar)

Efeitos da crise...

Salazar, Sócrates e os impostos

Salazar criou o imposto sobre os isqueiros. Sócrates irá criar o imposto sobre os sacos de plástico?

Eu ouvi o passarinho

Não sei porquê, lembro-me desta música quando ouço que José Sócrates vai agora apostar no diálogo com os partidos da oposição.

É uma canção engraçada: um tema alentejano interpretado num ambiente de neve, alguns dos músicos com luvas de lã...

Música alentejana na neve e Sócrates a dialogar – parece-me que uma coisa tem a ver com a outra.
Maluquice minha, só pode ser.

domingo, 11 de outubro de 2009

Pensamento (político) do dia

Deve ser muito monótona a vida política dos eleitores que votam sempre no mesmo partido...

(repetição, por motivos análogos, do "post" publicado no dia 27 de Setembro, data das eleições legislativas)