quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Claustrofobia democrática

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.


Bertold Brecht (1898-1956)



ÚLTIMA HORA


"Essa decisão é da exclusiva responsabilidade da administração da empresa [Media Capital, proprietária da TVI]. Nem eu, nem o Partido Socialista, nem o Governo tiveram nada a ver com essa decisão", alegou José Sócrates, em declarações aos jornalistas em Coimbra, repudiando as acusações "absolutamente injustas e infundadas" dos partidos da Oposição de "pretensa influência" do Executivo e do PS "nessa decisão".

(in "Público")





(in "Público")



Depois não se queixem
«Kim-Il-Sócrates atingiu o seu momento "zen". (...) o Kim português e os seus (nacionais ou estrangeiros) deram instruções para parar o Jornal de Sexta da Tvi, dirigido pela Manuela Moura Guedes. (...) É uma manobra fascista do PS de Sócrates, dos seus aliados e lacaios. Resta saber quem, dentro da TVi, vai alinhar nesta farsa depois de alguém ter acedido às exigências do duce que mandou transferir a emissão de ontem (debate com Portas) para território "neutro" em Paço de Arcos. Até fez questão de chegar atrasado para mostrar quem manda. E ninguém levantou o rabo da cadeira para o deixar a falar sozinho. (...) não se esqueçam que, quando Marcelo foi corrido da TVi, até o choramingas do dr. Sampaio o recebeu e o país tremeu de indignação. Que sejam, pois, apontados a dedo estes vermes pusilânimes. E fuzilados sem mercê pela força da palavra e do voto. Depois não se queixem.»
(João Gonçalves, no "Portugal dos Pequenitos")




(in "Público")

(in "Público")

(in "Jornal de Notícias")

clique nas imagens para ampliar


Estupidez maior, isto. Própria de lacaios ou, em caso pior, de deslumbrados pelo poder político tipo venezuelano.
Aposto que ainda vamos ouvir o próprio José S. a verter lágrimas de crocodilo, como tem feito nas recentes entrevistas.

Indivíduo incrível. Nunca vi assim, na política. Mas já vi no futebol, um indivíduo que agora anda por Londres e não quer voltar. Pudera!



- - - - - - - - - - -


Um ódio que vem de longe



(in "31 da Armada")


- - - - - - - - - - - - -


A direcção de informação da TVI acabou de anunciar a sua demissão em bloco devido à suspensão do Jornal Nacional de Sexta-feira, apresentado por Manuela Moura Guedes.

(in "Público")


O advogado Jorge Bleck acusa pessoas próximas do primeiro-ministro de pressionarem Alexandre Relvas (na foto), presidente da Logoplaste e presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro (IFSC), na véspera da apresentação deste projecto, aconselhando contenção na sua intervenção como responsável máximo do centro de reflexão do PSD.




- - - - - - - - -

Uma coisa muito estúpida

Como aqui temos escrito também nos parece uma coisa muito estúpida. Tão estúpida quanto um secretário-geral usar o seu discurso no congresso do seu partido para atacar uma estação de televisão, achar normal licenciar-se ao domingo ou declarar-se vítima duma campanha negra urdida por magistrados portugueses, serviços secretos ingleses e jornalistas. Sendo estas últimas coisas muito estúpidas - usar o seu discurso no congresso do seu partido para atacar uma estação de televisão, licenciar-se ao domingo e declarar-se vítima duma campanha negra urdida por magistrados portugueses, serviços secretos ingleses e jornalistas - a verdade é que segundo José Sócrates essas coisas não são estúpidas. Logo a outra coisa muito estúpida - o afastamento de Manuela Moura Guedes três semanas antes das eleições - provavelmente só a nós nos parece estúpida. Para nossa desgraça a José Sócrates poucas coisas ou nenhumas lhe parecem estúpidas.



Programação alternativa ao infame "Jornal Nacional"

Todos iguais – programa dedicado às temáticas de género, transgender, LGTB etc etc. O genérico será constituído por criancinhas muito felizes a dizerem “Eu tenho duas mães”, “Eu tenho dois pais”. Em off ouve-se “vamos falar de novas formas de parentalidade”.

Parcerias com o mundo - A cargo da Fundação Mário Soares traz todas as semanas a voz daqueles que da Palestina à Venezuela, passando pela Líbia procuram constituir-se como uma outra voz na política e na cidadania.

Simplex Artes – Do cinema às instalações eis um percurso pelo mundo dos criadores e dos homens que não conseguem viver sem arte. O primeiro programa parte do ex-CCB actual Museu Berardo e leva-nos até ao Africacont.

Notícias do amanhã – Programa que vai dar conta de como a nossa vida vai mudar graças às excelentes medidas tomadas entre 2005 e 2009. No primeiro programa vê-se casal senior a entrar em carro eléctrico que se desloca até casa do filho que vive em união de facto e que é estagiário num destas estágio anunciados pelo querido líder em 2009. O filho está a tomar banho com água aquecida no painel solar do programa anunciado pelo querido líder em 2009.

(in "Blasfémias")



- - - - - - - - - -


Estou solidário com os jornalistas da TVI.
E pronto para a luta. Em nome da Liberdade.



NOTA: Publicado inicialmente às 13h14. Repaginado às 17h16.
(em actualização)

2 comentários:

Anónimo disse...

A "Manela" não faz jornalismo mas sim um circo de sensacionalismo.
Cá para mim foi a melhor limpeza que fizeram no canal desde que acabaram de vez com o Big Brother....

Unknown disse...

Eu não vejo a TVI.
Mas creio que tem direito a existir.

Como é evidente, tenho um conceito bem diferente de LIBERDADE.

(Numa sociedade democrática TODAS as opiniões são livres. E os excessos resolvem-se nos tribunais.)