sábado, 24 de janeiro de 2009

Vitória magra na Marinha Grande

A minha equipa venceu hoje o Marinhense por 1-0.
O golo foi marcado cerca da hora de jogo, por Breda, após jogada brilhante de Flávio.
Mais uma vez, a minha equipa desperdiçou uma "mão cheia" de oportunidades de golo. O resultado mais lógico teria sido Marinhense, 1 - Vigor, 4.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Os professores e o ministro

O FACTO
A maioria socialista chumbou hoje o projecto do CDS-PP para suspender o actual modelo de avaliação dos professores, com 116 votos contra e 113 a favor. O diploma contou com o voto a favor dos proponentes, do PSD, PCP, BE, PEV e dos dois deputados não inscritos. Ao lado da oposição votaram ainda quatro socialistas (Manuel Alegre, Teresa Portugal, Júlia Caré e Eugénia Alho) e a independente Matilde Sousa Franco. (in "Público")

A OPINIÃO DO MINISTRO
«A derrota do projecto do CDS será a vitória da agenda reformista do Governo. (...) Será a vitória dos deputados livres que não se deixam chantagear, daqueles que não estão na câmara corporativa a defender interesses profissionais, estão na Assembleia da República a defender os interesses dos portugueses». (Augusto Santos Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares)

A MINHA OPINIÃO
Penso de maneira diferente do ministro. Felizmente.
Quem demonstrou ser efectivamente livre dá pelo nome de Manuel Alegre, Teresa Portugal, Júlia Caré e Eugénia Alho.
Em breve teremos, com toda a certeza, a "prova dos nove" dessa liberdade. Vai uma aposta?

Professores: acto democrático

(clique na imagem para ampliar)

Esta dúzia de professores, deputados do Partido Socialista, votaram hoje ao lado do Governo e contra a proposta do CDS, que tentava dar força legal à vontade da esmagadora maioria dos professores, já manifestada de diversas formas.

A iniciativa de identificar os professores-deputados foi da Fenprof.
Uma iniciativa louvável.

Num regime democrático, como o nosso, qualquer deputado pode assumir as posições que a consciência lhe ditar. E nós, cidadãos eleitores, temos o direito de saber como votam.

Recordo que quando foi aprovada a "Lei do Aborto" quis saber como tinham votado os deputados eleitos por Coimbra. Contactei os serviços da Assembleia da República e diversos grupos parlamentares. E não consegui saber o que queria - apenas soube como votaram os deputados que apresentaram "declaração de voto".

Por tudo isso, acho louvável a atitude da Fenprof - uma organização de professores: dar a conhecer à comunidade (os professores e os não-professores) como votaram os deputados-professores numa questão que diz directamente respeito à sua actividade profissional.

Não, não é perseguição.
É, apenas, responsabilização.

Acidentes na auto-estrada

Nunca houve, que me lembre, tantos acidentes na auto-estrada, na zona de Coimbra, como agora.
Desde que a Brisa começou as obras de alargamento entre Condeixa e Coimbra-Norte quase não há dia sem acidentes neste troço. Hoje foi logo pela madrugada, junto à saída de Condeixa.
Quem faz a estatística destes últimos meses? E quem é responsável?

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Freeport: a notícia do dia

(clique na imagem para ampliar)

Acompanhe o desenvolvimento do caso no "site" do SOL. E os comentários.

Nota pessoal: Já fui duas vezes à Academia do Sporting, em Alcochete, que tem uns seis ou sete campos de futebol. Mas nunca entrei no Freeport, que - soube hoje - ocupa uma área equivalente a 55 campos de futebol. Talvez porque seja "futebol" a mais para a minha camioneta...

Chuva em Atenas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Página

"Centro" de hoje
(clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Portugal nos blogues

A tarde está fria.
Sentei-me "à lareira", a aquecer o corpo, com o computador nas pernas, à procura de temas que aquecessem o espírito.

Encontrei um texto belíssimo de Francisco Pinto Balsemão, a propósito da morte do amigo (irmão!) Luiz Vasconcellos, companheiro do "Expresso" e de uma vida.
Fui à procura do que se escrevia sobre a "argolada" da Liga de Clubes no regulamento da Taça Carlsberg e encontrei "flashes" de qualidade no blogue de António Boronha, alguém que admiro.
Os assuntos são como as cerejas e... acabei por dar uma olhadela ao "Do Portugal Profundo" do professor António Balbino Caldeira. É outro espaço de liberdade - e de qualidade - na blogosfera.
Dali fui "arrastado" para uma análise sobre o fenómeno da (alta) corrupção em Portugal, dissecada no "porta da loja". Li e reli.

Foi um final de tarde interessante - e proveitoso.

À margem - Permitam-me deixar aqui um desabafo/confissão de ordem pessoal: esta foi, por motivos outros, uma tarde muito feliz. Apesar de toda a "poluição sonora", ainda é possível continuar a ouvir aqueles que têm unhas a tocar guitarra. E como é bonito ouvir um intérprete afinado!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Governo, PIB e professores

O Governo prevê que o PIB português tenha um crescimento negativo de 0,8%. Bruxelas anuncia que o PIB português vai diminuir 1,6%. Ou seja, o dobro.
Eu acredito na previsão de Bruxelas.

O Governo diz que apenas 41% dos professores estiveram hoje em greve.
Aceitando que o Governo se engana na mesma proporção, acredito que hoje estiveram em greve, pelo menos, 82% dos professores.

Moral da história: eu não acredito no Governo.
(Aliás, é com alguma satisfação que penso, repetidamente, que «estes não me enganaram, são mesmo aquilo que sempre pensei»).

domingo, 18 de janeiro de 2009

Vitória justa

A minha equipa venceu ontem o Loures por 2-1.