sábado, 31 de outubro de 2009

E vai outro!

«Um engenheiro da Câmara Municipal do Porto foi hoje suspenso de funções pelo Tribunal de Instrução Criminal do Porto, depois de ontem ter sido detido pela Polícia Judiciária em flagrante delito a pedir mais de 300 mil euros a responsáveis de uma empresa que prometia beneficiar num concurso para a manutenção e instalação de semáforos da cidade.»
(in "Público")

Isto está mesmo tudo podre.
E quando leio notícias destas lembro-me sempre daquela religiosa do Porto que cumpriu pena de prisão por viajar num autocarro sem bilhete.
Assim é que é.

«Só sei, como sabe, ou desconfia, a maioria dos portugueses, que o regime se tornou numa enorme rede de corrupção.»
(Vasco Pulido Valente, hoje, no "Público")

clique na imagem para ampliar

Braga-Benfica (ao intervalo)

FACTOS
O Braga marcou um golo e valeu.
O Benfica marcou um golo e não valeu.
O árbitro é Jorge Sousa, do Porto.

OUTROS FACTOS
No último lance da 1.ª parte, Di Maria atirou a bola para dentro do banco do suplentes do Sporting de Braga. O repórter da Sport TV relatou. Segundos antes, Di Maria tinha ido buscar a bola dentro (porquê???) do banco de suplentes do Sporting de Braga. O repórter da Sport TV não relatou.

Os comentadores da Sport TV são definitivos: Saviola simulou uma grande penalidade e por isso foi bem "amarelado". Quanto ao golo invalidado ao Benfica dizem não ter visto qualquer irregularidade, que o árbitro parece ter apitado antes da bola entrar, que nas imagens de que dispõem não se vislumbra qualquer irregularidade, mas... não dizem o que deveriam dizer: o golo foi mal anulado. Só isto.

Ontem, um jogador do FC Porto levanta o pé à altura da cabeça de um jogador do Belenenses. O árbitro assinala falta. O comentador da RTP afirma: «Pé em riste não foi, porque ele mete o pé por baixo da bola». É só sabedoria.

PS - Está para começar a 2.ª parte do Braga-Benfica. Os comentadores da Sport TV continuam a tentar justificar a decisão do árbitro do Porto de anular o golo ao Benfica. Feitios.

Sucata de regime

«Isto é tudo tão mau, tão incessantemente mau, que até o regime se confunde com sucata e sucata com o regime.»
(João Gonçalves, no "Portugal dos Pequeninos")

Corrupção (pergunta do dia)

Porque é que os partidos políticos ficam tão calados perante os casos de corrupção?

Palavras acertadas

«No discurso de tomada de posse, ouvimos um discurso como se o povo português tivesse mantido a maioria absoluta, com aquela auto-satisfação com que Sócrates se apresentou. Quando, de facto, o povo português o que condenou foi essa política que levou ao aumento das injustiças, ao aumento das desigualdades, às dificuldades económicas, à crise que o país atravessa»
(Jerónimo de Sousa)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Corrupção em imagens

(Luis Afonso, "Público")

clique na imagem para ampliar

Bom FDS



Andrea Bocelli & Hayley Westenra – "Vivo Per Lei"

Nestes tempos de notícias sobre corrupção, desvio de bens públicos para bolsos privados, de falta de ética, do valor supremo do dinheiro, da supremacia do TER sobre o SER, importa recordar que a vida pode ser outra. Mais bela. E que basta uma canção para nos fazer sentir felizes.
Bom FDS (apesar dos FDP)!

Pensamento do dia

«Um escândalo destes é a pior coisa que podia acontecer para a reputação da classe dirigente. A sensação de falta de ética, aproveitamento e corrupção tem vindo a subir e uma coisa destas cria mais desconfiança e desânimo na população.»

(João César das Neves,
director executivo do Centro de Ética Económica e Empresarial da FCEE - Universidade Católica)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Textos que vale a pena ler

«Um homem pode sair do PCP... mas o PCP nunca sai de um homem»
Helena Matos sobre Vital Moreira. Aqui.

«José Sócrates inicia este mandato como primeiro-ministro fragilizado politicamente. Pela primeira vez na democracia portuguesa, um chefe de Governo vê diminuir de forma drástica a sua base eleitoral e parlamentar. Já houve executivos minoritários que se tornaram maioritários. Mas só agora assistimos ao fenómeno inverso. Sócrates acaba de tomar posse, mas já perdeu a pose.»
Paulo Morais. Aqui.

«A tomada de posse do Governo parecia um jogo de sombras chinesas. Sócrates disse tudo aquilo que já tinha antes repisado – aparentemente desconhecia que existiram eleições e que ele foi o único primeiro-ministro nesta III República que perdeu uma maioria absoluta.»
Carlos Abreu Amorim. Aqui.

«Armando Vara é um dos 12 arguidos ontem constituídos no âmbito da operação Face Oculta desencadeada pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da Polícia Judiciária. O vice-presidente do Millennium BCP “não faz comentários”, disse ao PÚBLICO uma fonte oficial do banco.»
Notícia do "Público". Aqui.

«José Penedos, presidente da REN, vai ser constituído arguido no âmbito do processo "Face Oculta", avança a edição "online" do jornal "i". No âmbito deste processo já foram constituídos 12 arguidos, entre eles, Paulo Penedos, filho de José Penedos, e Armando Vara. José Penedos já afirmou que recusa demitir-se do seu cargo na REN.».
Notícia do "Jornal de Negócios". Aqui.

Pedidos ao Pai Natal

(pensamento do dia)

Estou velho. No meu tempo, os pedidos ao Pai Natal eram feitos por carta, colocada ao pé da chaminé. Agora são feitos por telemóvel... Modernices.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Gente de cá

O procurador-geral da República disse que o processo que deu origem à operação policial “Face Oculta” está a ser investigado há um ano. «(...) É um caso complexo, cuja base é a corrupção”.
(...)
Um dos arguidos é o advogado Paulo Penedos cujo escritório e local de trabalho na PT foram alvo de buscas.»

«A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje 30 buscas no âmbito da operação “Face Oculta” das quais resultou a detenção de uma pessoa e a constituição de 12 arguidos, um dos quais Paulo Penedos.
De acordo com o Correio da Manhã, Paulo Penedos, advogado, avençado da PT e filho do presidente da REN, foi constituído arguido na investigação em questão. Uma informação confirmada pelo próprio.
“Fui constituído arguido porque sou advogado de uma das empresas de Aveiro, a FCI”, disse Paulo Penedos, citado pelo “CM”.»

«"Somos uma empresa transparente e estamos, sem problemas, à disposição de todas as autoridades”, afirmou o presidente da REN, José Penedos, quando questionado pelo Negócios sobre as buscas que a Polícia Judiciária realizou hoje nas instalações da empresa.»

Nomes da "família"

Acaba de ser conhecida a lista dos secretários de Estado do novo Governo.
Um exercício interessante é ver a "qualidade" dos títulos académicos - licenciados, mestres, doutores.
Outro, talvez ainda mais interessante, é "analisar" os apelidos e tentar descobrir ligações familiares.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O voo da águia


«Jornal noticia que os clubes da 'Liga Sagres' ponderam deixar de efectuar as deslocações ao Estádio da Luz.
A falta de comparência equivale apenas a uma derrota por 3-0, o que é menos humilhante que sofrer goleadas por muitos mais golos. Tal decisão contribuirá, ainda, para os depauperados cofres dos clubes visitantes, uma vez que estes poupam a despesa das deslocações.
O Benfica está a reagir mal a esta intenção pois perde as receitas provenientes das lotações praticamente esgotadas que se têm verificado.»
(in blogue de António Boronha)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Porto, árbitros, Académica e etc.

Estive ontem no Porto mas não vi o jogo da Académica.
No entanto, pelo que li e por aquilo pude ver nos resumos televisivos, é possível concluir com segurança o seguinte:

1. O árbitro assinalou fora-de-jogo inexistente a Sougou quando corria isolado para a baliza contrária.
Beneficiado: FC Porto.

2. Bruno Alves deveria ter sido expulso e não o foi.
Beneficiado: FC Porto.

3. O golo da vitória dos portistas é marcado em posição ilegal.
Beneficiado: FC Porto.

4. O "resultado legal" seria 2-2. Mas, na realidade, foi de 3-2.
Beneficiado: FC Porto
(somou dois pontos em excesso).

Isto são os factos. Não sei é o sistema; são realidades. O resto é conversa.


Nota 1 - O treinador da Académica não disse uma palavra sobre todos estes factos.
(Já viram quem foi beneficiado...)

Nota 2 - O Braga empata em Vila do Conde, mas o golo do Rio Ave foi precedido de falta.
(Adivinhem quem foi beneficiado...)

Nota 3 - O Nacional fez 1-1 na Luz com um golo ilegal.
(Adivinhem que foi beneficiado...)