sábado, 4 de julho de 2009

Até já!


Estou de partida para Liberec (República Checa).
Até dia 15.

Até sempre, Gervásio!


O "Gervas" partiu.
Que descanse em paz.

(imagem daqui)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ao que isto chegou!...

(Foto: "Público.pt")

É verdade!
Este é um ministro da República, hoje à tarde, no debate sobre o "Estado da Nação", ao que parece dirigindo-se ao líder da bancada comunista.

Num país a sério, Manuel Pinto seria demitido ainda hoje.
Mas com este Governo, que das sucessivas trapalhadas passa agora à má-criação, pouco há a esperar.

Razão tem aquele outro ilustre socialista que determinou que «Quem se mete com o PS, leva!».
Ou o outro, também ilustre socialista, que confessou gostar de «malhar» nos adversários políticos.

Portugal está mesmo a bater no fundo.

Primeiro-ministro... publicitário

Rangel diz que Sócrates ficará na história como o "primeiro-ministro dos anúncios".
(in Debate do Estado da Nação, na Assembleia da República)

A infância de José Sócrates

«Sócrates deve ter tido poucos brinquedos em menino. Adora aviões, aeroportos, TGVs e agora carros eléctricos.»
(Luiz Carvalho)

Fantástico!
O texto completo está no "Instante fatal".

Ryanair com base no Porto

A Ryanair, a companhia aérea da Europa com as tarifas mais baixas do mercado, anunciou hoje que irá abrir a sua 33ª base no Porto, com dois aviões baseados e quatro novas rotas (16 no total). A Ryanair vai oferecer até 50 voos diários de/para o Porto, num investimento de mais de 140 milhões de dólares.
A Ryanair irá oferecer quatro novas ligações do Porto para Basileia, Eindhoven, St. Étienne e Tours a partir de Setembro e irá duplicar o número de voos para Paris-Beauvais (para duas vezes por dia).
(mensagem recebida por e-mail)

Ora aqui está uma excelente notícia!

Preços nas auto-estradas

Está visto: os painéis nas auto-estradas, a informar do preço dos combustíveis, de nada valem.
Os preços são sempre iguais (ou, pelo menos, muito parecidos), pelo que a melhor solução é abastecer antes de entrar na auto-estrada.
Desde que me apercebi que os preços das diferentes gasolineiras são iguais, e como não gosto que gozem com a minha cara, decidi que nunca mais abasteceria nas auto-estradas. E nem sequer é difícil: como o automóvel tem autonomia de 600 kms, basta estar atento e... encher o depósito antes de iniciar qualquer viagem. Chega e sobra.

Mas, já agora, acho que poderiam dar outro aproveitamento aos painéis. Que tal divulgar o preço da "bica", por exemplo? Esse, sim, já vale a pena!
Não acreditam?...
Reparem nestes dois talões, de áreas de serviço próximas.
Só num descafeinado podem poupar-se 40 cêntimos (ou seja, na moeda antiga, 80 escudos)!!!

Área de serviço de Leiria
Descafeinado: 1,10 euros

Área de serviço de Santarém
Descafeinado: 70 cêntimos

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Página

("Centro", 26 de Junho de 2009)

clique na imagem para ampliar

Câmara Municipal de Turismo

«Los días uno y dos de julio, Mª Pilar viajará a Coimbra con un grupo de periodistas españoles a presentar "in situ" La rosa de Coimbra. El viaje está auspiciado por Editorial Styria y la Cámara Municipal de Turismo de Coimbra.»
(mensagem recebida no Facebook)

terça-feira, 30 de junho de 2009

Doiro

Ausente de Coimbra por terras de Cinfães, Porto Antigo e Oliveira do Douro.
Alma cheia de azul, verde e outras cores.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Carregador universal para telemóveis

Fabricantes de telemóveis concordam em carregador universal para 2010
Os principais fabricantes de telemóvel a operar no mercado europeu chegaram a um acordo para introduzirem neste território um carregador de telemóveis que funcione em todos os aparelhos. A medida já era esperada e foi impulsionada pela Comissão Europeia.
A partir do próximo ano, todos os telemóveis, independentemente da marca, estarão equipados com uma entrada micro-USB, onde poderá ser ligado o novo modelo de carregador (os telemóveis antigos terão de continuar a usar outros carregadores).
Um carregador compatível com todos os telemóveis é mais prático para os utilizadores, que evitam ter de trocar de carregador quando compram um aparelho de outra marca (por vezes, a troca é necessária mesmo entre modelos da mesma marca).
Para além da comodidade, o facto de não se acumularem carregadores inúteis também permitirá reduzir o lixo electrónico.
Do lado da indústria, um carregador universal traz o benefício da redução dos custos de produção.
Entre as empresas que aderiram à ideia estão a Nokia, Sony Erickson, Apple, Motorolla, LG e RIM (responsável pelo Blackberry).

Já não era sem tempo.

Contra a corrupção, marchar, marchar

Para mim, renovar é trazer para a política pessoas com vida e profissão, que tenham conhecido dificuldades, desilusões, derrotas, perdas, que sejam mais de carne do que de plástico. Há cada vez menos gente assim na política, à medida que nos partidos as jotas funcionam como incubadoras de carreiras semiprofissionais e profissionais de política. Elas implicam quase sempre baixa qualificação profissional, cursos de segunda, pouca experiência profissional e vidas que rapidamente acedem a regalias e prebendas que separam os que as recebem do comum dos cidadãos e dos seus companheiros de geração. Quem entra para assessor numa autarquia, ou para deputado, sem ter tido profissão, tende a ficar preso pela sua falta de qualificações e saída profissional. Os aparelhos partidários estão cheios de gente assim, que gere obediências e sindicatos de voto, a quem não se conhece um "não" que os afaste por consciência de qualquer lugar.
(...)
Por exemplo, para mim, renovar significa escolher pessoas que mostrem ter uma intransigência grande com a corrupção. Não basta serem honestas e sérias, o que muita gente é na política. É preciso ir mais longe, dada a natureza do meio e das suas tentações, é preciso não pactuar com quem seja menos honesto. Embora este seja um terreno difícil, a "ética republicana" como queria Pina Moura não é apenas a lei e os prevaricadores não são apenas os culpados em tribunal. É necessário que nos partidos políticos haja cada vez mais gente que não ajuda, promova, seja indiferente com quem abusa do seu lugar, quem enriquece sem explicação, quem serve o contínuo tráfego de influências que passa pela política.

(excertos de um texto de Pacheco Pereira, que vale a pena ler na íntegra)