sábado, 27 de junho de 2009

Até este!


(via "31 da Armada")

Veja o ministro do Ensino Superior a tentar calar um jornalista.
Mais um exemplo do desnorte do Governo.
Pobre país!

Sócrates perde 15 dias

Assim, não há desculpas.
Cavaco Silva fez a vontade ao PS e marcou as eleições legislativas para Setembro.
Sócrates despede-se do país 15 dias mais cedo.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Este é melhor que o Governo

Nos últimos dias, as trapalhadas do Governo (nem vale a pena falar de como acabou hoje o "negócio" PT/TVI) têm tido o condão de nos fazer rir.

Riso por riso, prefiro o César Mourão a qualquer ministro - seja ele, por exemplo, Mário Lino ou Jaime Silva.
Convido-vos, portanto, a ver aquele que considero o melhor actor cómico português da actualidade. Basta carregar na imagem.

Tenham um bom fim-de-semana.
E, por favor, façam o favor de serem felizes.

A pandilha

Não é mediático, é certo, mas a agricultura volta outra vez a ter um impacto real na vida das sociedades. Muitas vez negligenciado pelas urbanidade do litoral, o desenvolvimento rural, principalmente no interior do País é peça basilar na sustentabilidade de uma nação e no combate às desigualdades sociais.

Da 'Europa' para Portugal poderiam ter vindo 1,268 milhões de euros, nos últimos dois anos, destinados ao desenvolvimento rural. Veio uma terça parte disso. O Governo e o seu Ministro Jaime Silva foram negligentes. Desperdiçaram 840 milhões de euros, em plena crise económica, quando todos os 'tostões' contam. Justificam-se. À frente do PRODER (programa para o desenvolvimento rural) está Carlos Guerra, ex-presidente do Instituo de Conservação da Natureza e arguido no caso Freeport.

Enquanto o dinheiro não chega, há um Primeiro-Ministro que força uma demissão, uma carta que chega mas ainda não foi escrita e um Ministro da Agricultura desautorizado em pleno hemiciclo. É a pandilha em português.
(in "31 da Armada") j
(

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morte

Governo Sócrates campeão das trapalhadas

Acertei.
Estes últimos três meses vão seu uma autêntica "Via Sacra" para o Governo e o seu chefe - seja ele o "animal feroz" ou o "humilde e dialogante".
Nas últimas 24 horas, mais duas trapalhadas: a do negócio PT/TVI (aqui, aqui, aqui e aqui) e a do afastamento do ex-presidente do ICN, Carlos Guerra (aqui).

Não há qualquer dúvida: o actual Governo conquistou justamente o título de "campeão das trapalhadas", que estava na posse do Executivo de Santana Lopes.
Já são tantas, tantas, tantas as trapalhadas ao longo destes quatro anos que o Governo Sócrates arrisca-se a ficar com o recorde de trapalhadas por muitos e bons anos.

Se isto não fosse muito triste (porque demonstra a crescente falta de qualidade de quem dirige o país) havia motivos para celebrar...

Parabéns, campeão!

O João Afonso ainda não terminou a "época" mas já assegurou o "título": a passagem para o 2.º ano de Medicina.
Telefonou a meio da manhã a dar a notícia, na altura em que eu via as imagens que o António Figueiredo me entregou ontem à noite, respeitantes à última jornada do campeonato – aquele que deverá ter sido o último jogo oficial do João Afonso, após 11 temporadas de futebol federado.
Decidi, por isso, juntar os dois factos e escolher algumas imagens para publicar aqui no blogue: cinco fotos, para um filho "cinco estrelas".
Parabéns, campeão!





(Fotos: ANTÓNIO FIGUEIREDO)

Ah, pois é!

("Correio da Manhã" de ontem)

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cá está o Rangel

Estou a ver a RTP-N.
Cá está Emídio Rangel alinhadíssimo com o Governo. (Neste caso, com a PT...)
E com a Prisa. (Não sei se, neste caso, também com o Governo...)

Já não tenho paciência para estas conversas.


PS (ou BE...) – A propósito do TGV, Rui Tavares fala da Áustria. Não percebi. A Áustria não tem TGV, nem está a pensar construí-lo.

PS 2 – A esquerda não muda: Rangel, Tavares (e Almeida Santos, à saída de Belém) não estão preocupados com o dinheiro. É gastar, é gastar!

PS e Louçã à deriva

Estava a jantar mas nem isso impediu que soltasse uma forte gargalhada.
Foi quando Louçã apareceu no televisor a falar dos «interesses da República».
Olha quem fala?!
Mas quem é Louçã para falar nos «interesses da República»? É ele quem os define? Com os 10% de votos que conseguiu agora e que nas próximas eleições vão necessariamente minguar? Ou foi a República que lhe telefonou a dizer quais eram os interesses?
Só mesmo Louçã para me fazer interromper o jantar com uma forte gargalhada.

* * * * *

Já depois do jantar, outra gargalhada.
Desta feita, o responsável foi o novo porta-voz do Partido Socialista, aquele jovem secretário de Estado que disse que as escrituras públicas eram... privadas! (E que noutro país tinha sido demitido de imediato, depois daquela afirmação.)
Ora o novo porta-voz veio com a "cantilena" do costuma, a dizer que o PSD não propõe alternativas, não tem um rumo para o país, blá-blá-blá e mais blá-blá-blá.
Ó homem, fale lá com os consultores de comunicação do seu partido, ou com os "marketeiros" de serviço, e diga-lhes que o Povo já não acredita nessa "cantiga"!
Então Manuela Ferreira Leite faz uma série de propostas alternativas e o senhor, 10 minutos depois, vem dizer que ela não diz nada?!
Vejo que vocês, lá no PS, não aprenderam mesmo nada com os resultados das últimas eleições, não perceberam o que aconteceu. Paciência... o problema é vosso.
Vão ver que a "porrada" em Setembro/Outubro vai ser ainda maior. Vai uma apostazinha?

* * * * * *

Não sou "cliente" nem da PT nem da TVI. (Só comecei a ver o Jornal Nacional da Sexta-feira depois da ERC ter aberto uma investigação...) Tanto me faz que a PT compre a TVI como não, tanto me faz que o Moniz seja afastado como não.
Uma conclusão, porém, é indiscutível: no tempo de Cavaco como primeiro-ministro a Comunicação Social saíu das mãos do Estado; no tempo de Guterres e de Sócrates o Estado voltou a "pôr a mão" na Comunicação Social.
E se não querem que a gente pense assim, então vendam a "golden share" que o Estado tem na PT. Pois é.

* * * * *

A concluir: o PS pensa que a malta é parva.
São parvos, claro.


PS - Será que a PT vai convidar Ricardo Costa para a TVI? Levem-no da SIC, que ele não deixa falar ninguém. Depressa.

Tantos parabéns!

(clique na imagem para ampliar)

Ministério Público arquiva queixa de Sócrates contra jornalista

O jornalista João Miguel Tavares foi processado pelo primeiro-ministro. Ministério Público mandou arquivar, dizendo que direito à crítica prevalece.

O Ministério Público mandou arquivar a queixa-crime movida por José Sócrates contra o jornalista e colunista do Diário de Notícias João Miguel Tavares.
A queixa foi arquivada pelo Ministério Público, que considerou que «as expressões utilizadas pelo arguido, dirigidas ao primeiro-ministro, ainda que acintosas e indelicadas, devem ser apreciadas no contexto e conjuntura em que foram publicadas, e inserem-se no exercício do direito de crítica, inscusceptiveis de causar ofensa penalmente relevante».
O despacho de arquivamento foi proferido pela procuradora Fernanda Alves.
João Miguel Tavares já reagiu, dizendo: «Era o que estava à espera. Mal seria se a decisão fosse outra».
O cronista do Diário de Notícias, recorde-se, foi alvo de uma queixa do primeiro-ministro por um artigo em que fazia referências à «licenciatura manhosa», aos projectos «duvidosos» da Guarda e ao «apartamento de luxo» comprado «a metade do preço». No mesmo artigo, Tavares fazia uma comparação entre Sócrates e Cicciolina.
Desde que no início do ano o caso Freeport voltou em força à praça pública que José Sócrates já lançou uma série de queixas-crime. Além de João Miguel Tavares, foram processados vários jornalistas da TVI, incluindo o director-geral José Eduardo Moniz e a apresentadora do Jornal Nacional de Sexta-feira, Manuela Moura Guedes. O director e dois outros jornalistas do "Público" foram também alvo de queixas-crime.
(in "Expresso")

O artigo que motivou a queixa de José Sócrates pode ser lido aqui.

Capa de jornal

"Correio da Manhã" de hoje

terça-feira, 23 de junho de 2009

Incêndio :)

NOTÍCIA URGENTÍSSIMA

A Agência France Press, a CNN, os Washington Post, London Times e EU (tb) acabam de anunciar que um terrível incêndio destruiu hoje de manhã a biblioteca pessoal do primeiro-ministro.

As informações do Corpo de Bombeiros confirmam a perda total de 2 livros.

O porta-voz acaba de declarar que o primeiro-ministro está inconsolável e inconformado, já que ainda não tinha acabado de colorir o segundo livro.
(recebida por e-mail)

O PS que existe... e o PS que não existe

«No meio da hecatombe, salva-se naturalmente o PS: o PS que quer ter uma palavra a dizer sobre o novo programa do dr. Vitorino, o PS que vai finalmente ser ouvido, o PS que já, na última Comissão Política, conseguiu debitar umas opiniões perante a complacência do chefe. Infelizmente, esse PS, com que sonha agora o PS, deixou pura e simplesmente de existir: neste últimos quatro anos, transformou-se numa mera caixa de ressonância do Governo, onde predominam Lelos e companhia, incapaz de transmitir qualquer sinal exterior de inteligência política. Resta, portanto, por muito que isso custe a algumas sibilas retroactivas, o eng. Sócrates e a sombra dos seus ministros. Com mais ou menos simpatias, com mais ou menos sorrisos, é ele que irá a votos nas próximas legislativas. Não o PS, essa ficção democrática que, com ele, deixou de existir. E, sem ele, pagará caro o facto de não ter existido.»

Política à moda de Coimbra

«No meio de tanta incerteza uma coisa é certa: para Coimbra não seria desejável um perfil como o do actual Presidente da Câmara. Carlos Encarnação está esgotado, não tem energia nem imaginação. Pior, está contrariado na função. Este desânimo tem ficado bem patente neste segundo mandato: sem chama, sem obra, sem força política nacional e, pior de tudo, sem um desígnio de esperança para o futuro.
Mas para se ser justo deve dizer-se, também, que o que se tem estado a passar em Coimbra, com a escolha do candidato do Partido Socialista, ficará para a história da nossa vida democrática como um desastroso exemplo. Coimbra merecia muito mais. Tem sido um espectáculo deplorável. No final que tenham – pelo menos – a dignidade de se ir embora! Todos!»

Ronaldo pesa 1000 kilos!

Eu não sabia mas afinal o Ronaldo é muito pesado e fico a pensar como é que o rapaz consegue correr o que ele corre com aquele peso todo em cima das pernas agora já sei porque é que ele ganha tanto dinheiro porque é um esforço do caraças o que o Ronaldo faz já viram ele ter de correr 90 minutos carregando 1000 quilos é muito para um homem só por isso têm de pagar bem para ele jogar e é por isso que ele ganha o que ganha há coisas que a gente não percebe bem e que de um momento para o outro ficam esclarecidas eu agora já sei porque é que o Ronaldo ganha tanto dinheiro.
prima da Guidinha

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O "novo" Sócrates

«Esta coisa da humildade está a dar resultado. Os comentaristas comentam, os analistas analisam, os entrevistadores entrevistam e…nem uma palavra sobre o Freeport. (...) Que interessa o Freeport e Lopes da Mota, a licenciatura e as casas compradas a offshore, os primos e o DVD, quando temos em mão um prodígio que rivaliza com as aparições mais miraculosas? Sócrates teve agora a sua epifania. Foi preciso o pior resultado eleitoral na história do PS para a revelar, mas aí está. Morreu o Animal Feroz, viva o Animal Domesticado.»
(Mário Crespo no "Jornal de Notícias")

Política, Futebol e Poder Local

Eu sei que muita gente visita este blogue não por aquilo que escrevo mas pelas transcrições que aqui são feitas por isso e porque acho muito bem esse procedimento trago-vos aqui um conjunto de citações que merecem bem a pena e se quiserem ler os textos na íntegra basta clicar no nome dos autores como vêem não custa nada e é uma forma fácil de acompanhar o que vai sendo publicado noutros locais por isso escolhi um conjunto de frases que me parecem muito boas vá lá leiam e divirtam-se que isso ainda não paga imposto.
prima da Guidinha

«A partir de agora, o senhor presidente do Conselho vai fazer tudo para salvar a sua pele. E vai, um a um, sacrificar em público os ministros que andaram quatro anos a dar o corpo ao manifesto pelas suas políticas, pelas suas reformas, pela sua arrogância, pela sua propaganda e pelas suas mentiras eleitorais.» (António Ribeiro Ferreira)

«O antigo presidente socialista da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, foi condenado, ao início desta tarde, a três anos de prisão com pena suspensa por crime de prevaricação. A pena deve-se ao facto de, em 2001, Nuno Cardoso ter assinado um despacho que perdoou uma coima ao Boavista por o clube portuense se encontrar a construir sem licença.» (Aníbal Rodrigues)

«O juiz do tribunal de S. João Novo aludiu a uma “teia” entre o poder autárquico e os clubes de futebol e apresentou a sanção como um exemplo contra o sentimento de impunidade que muitos cidadãos descrevem. “Que tudo isto sirva para um alerta de consciências”, afirmou.Tanto bastou para Nuno Cardoso anunciar, acto contínuo, o regresso à política. Só não disse se será em Felgueiras ou em Oeiras...» (Jorge Ferreira)

«Este [o novo porta-voz do PS] é o homem que entendia que escrituras públicas eram afinal privadas.» (Pacheco Pereira)

«O orçamento da Académica para a época 2009/2010 deverá rondar os quatro milhões de euros, um valor ligeiramente inferior ao das duas últimas épocas.» ("Público.pt")

domingo, 21 de junho de 2009

Eu gosto muito do Verão... e de concursos


Daqui a pouco por volta das 6 da manhã chega o Verão e eu gosto do Verão porque é o tempo em que vou mais vezes até perto do mar porque o Verão significa calor e à beira-mar está mais fresquinho no Verão também é a altura de passear mais porque é quando as pessoas normalmente têm férias e viajam dentro e fora do país cá pelos lados de Coimbra é também a altura em que aparecem no jornal concursos que abrem num dia para fechar logo a seguir até parece que nem querem que muitas pessoas saibam que existem os concursos mas estes concursos são sempre para instituições públicas porque as empresas privadas não abrem concursos nesta altura do ano porque sabem que há muita gente que está fora de casa e não lê os jornais e as empresas privadas não costumam abrir concursos à sexta-feira e que terminam logo na terça-feira eles costumam dar mais tempo às pessoas no ano passado houve um concurso super-rápido na Câmara de Coimbra mas que acabou por não ser tão rápido assim porque aquilo só ficou decidido por alturas do Natal que como vocês sabem é no Inverno e não no Verão mas já vi em dois anos seguidos outra instituição pública de Coimbra a abrir concursos no Verão porque se calhar quem os abre pensa que os concursos em tempo quente são melhores do que os concursos em tempo frio eu não sei se isto é verdade ou não mas penso que os especialistas destas coisas já deveriam ter dito qualquer coisa por tudo isto eu gosto muito do Verão porque tem calor podemos tomar banho no mar temos tempo para conversar com os amigos podemos levantar da cama mais tarde até costuma haver estrelas cadentes no céu e depois disto tudo ainda temos o passatempo de tentar encontrar os concursos super-rápidos de Verão nas páginas dos jornais por isso o Verão é a minha estação do ano preferida e o Verão é muito bom.
prima da Guidinha