sábado, 3 de maio de 2008

Derrota junto ao castelo (... e outras "estórias")

A minha equipa perdeu hoje em Porto de Mós por 2-0 (1-0 ao intervalo).
Os "minutos dos golos" são a melhor prova de que o domínio do jogo pertenceu ao Vigor: o Portomosense marcou a 2 minutos do intervalo e a 1 minuto do final do jogo, apanhando a minha equipa "desprevenida".

Durante largos minutos da 1.ª parte só houve uma equipa em campo (o Vigor), enquanto os locais afastavam a bola da área de qualquer maneira e, depois, tentavam o contra-ataque em lançamentos longos.

Aos 33 minutos, a minha equipa demonstrou que ontem não iria conseguir marcar qualquer golo. Isolado frente ao guarda-redes, um dos avançados quis rematar "de primeira", falhou o remate, a bola subiu-lhe pelo corpo, tocou o braço (que estava junto ao corpo), rematou "à segunda" para o fundo da baliza, mas a árbitra anulou o lance por indicação (muito discutível) do fiscal-de-linha.

[A tradição, aliás, dizia que o Vigor nunca conseguiria ganhar em Porto de Mós, porque o jogo era dirigido... por uma mulher!]

O golo do Portomosense surge num cabeceamento, após cruzamento para a área, num lance em que um dos avançados locais impede um defesa do Vigor de saltar.

A 2.ª parte foi uma fotocópia do que já se tinha visto: o Vigor a atacar, a atacar, mas a não conseguir - tal como no jogo da semana passada - rematar com perigo à baliza contrária.
No último minuto, quando a minha equipa já jogava apenas com três defesas, os locais marcaram o 2.º golo num lance clássico de contra-ataque.


ÁRBITRAS "NÃO DEIXAM" GANHAR
Foi o quinto jogo dirigido por uma árbitra e o quinto que a minha equipa não conseguiu ganhar.

A história dos jogos arbitrados no feminino é a seguinte:
Vigor, 0 - Torreense, 1 (árbitra de Viseu)
Vigor, 0 - Alverca, 1 (árbitra do Porto)
Vigor, 1 - Loures, 1 (árbitra de Aveiro)
[NOTA: Os três primeiros do campeonato tiveram árbitras quando se deslocaram ao campo do Vigor. ]
Marinhense, 1 - Vigor, 1 (árbitra de Aveiro)
Portomosense, 2 - Vigor, 0 (árbitra de Lisboa)


POMBAL SOBE À 1.ª DIVISÃO
O Sp. Pombal venceu ontem o Loures por 5-0 (4-0 ao intervalo) e conquistou o direito a disputar o "Nacional" de juniores da 1.ª divisão na próxima época. Os pombalenses ficaram com o mesmo número de pontos do Loures, mas beneficiaram do facto de terem empatado no terreno do adversário.
Noutra série, o Torreense também conseguiu a subida à 1.ª divisão.

Estas duas equipas jogaram com a minha equipa na 1.ª fase do campeonato. O Vigor perdeu com o Torrense por 1-0, tanto fora de casa (num jogo em que poderia goleado!) como em casa. Com o Sporting de Pombal, a minha equipa empatou (1-1) em Fala e foi perder 2-0 ao terreno do adversário, num jogo em que o jornalista do "Diário As Beiras", da delegação de Pombal, refere que o Vigor esteve à beira do empate (ver aqui).

Recorde-se a classificação final dos quatro primeiros da 1.ª fase:
Torreense - 50
Loures - 48
Alverca - 42
Pombal - 32

Saltar do 4.º lugar para a 1.ª divisão é obra! O feito do Sporting de Pombal merece, por isso, os maiores elogios.


CRISTIANO NO SPORTING DE BRAGA
Soube hoje que o guarda-redes Cristiano, júnior do 1.º ano, acaba de assinar contrato com o Sporting de Braga por quatro épocas.

Cristiano jogou na época passada nos juvenis da Académica e no início desta época esteve a treinar no Vigor, mas optou por jogar (nos seniores?...) no Penalva do Castelo.

Há poucos dias, um amigo disse-me que um empresário de Coimbra representava o jovem jogador.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Blogue actualizado

Há novidades no blogue da minha equipa: "posters" da equipa, fotos dos últimos dois jogos (Vieirense fora de casa e Rio Maior em casa), "recorte" de jornal sobre o jogo de sábado passado, classificação actualizada e notícia sobre nova convocatória para a selecção distrital de sub-18.

Entretanto, amanhã a minha equipa (que foi 6.ª classificada na 1.ª fase do campeonato) desloca-se a Porto de Mós (que foi 5.º classificado, com mais um ponto).
Neste momento, o Vigor lidera a 2.ª fase com 23 pontos e o Portomosense é 3.º com 21 pontos. Um bom jogo em perspectiva, portanto.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Gasolina baixa amanhã?

«O petróleo continua a tendência de queda nos mercados internacionais, registando esta quinta-feira uma desvalorização superior a 2%, que se deve à forte recuperação do dólar contra o euro. Na bolsa de Londres o "brent" está já abaixo dos 109 dólares por barril.»
(in "Jornal de Negócios")

Vamos ver se a Galp baixa o preço amanhã. Vamos ver...

A pouca vergonha do IMI

Custa sempre pagar impostos.
Mas há um que me custa a dobrar, até porque o considero estúpido: o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
[Anda-se uma vida inteira a pagar uma casa, ou a juntar dinheiro para a comprar, e depois ainda tem de se pagar imposto à autarquia porque se comprou essa casa. Confesso que não percebo. E ainda percebo menos quando moro há 13 anos numa rua e essa mesma autarquia nunca mandou passar por lá um simples varredor. Imposto? De quê? Para quê?]

Ontem, último dia para pagamento da 1.ª prestação (a única forma de protesto de que disponho é pagar o mais tarde possível...), lá tive de desembolsar várias centenas de euros porque sou proprietário de um modesto apartamento na freguesia de Eiras.
Um escândalo! (Apetecia-me escrever outras palavras, mas este é um "blogue bem-educado").

Para além de estúpido, o IMI é um imposto injusto.
Há muita gente com prédios bem mais valiosos do que o meu apartamento, localizados em zonas bem mais nobres, que pagam escassas dezenas de euros.

Justiça fiscal? Uma treta!

Itália nublada

Cadenabbia (Lago de Como), Itália
(reunião do Garrick Club, formado por ex-dirigentes dos EDS)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Orgulho de pai

A propósito do que relatei neste texto, chegou hoje de Gdansk a foto que aqui publico.

Confesso, mais uma vez, que sinto um grande orgulho na filha que tenho.

Liberdade... à portuguesa

Ainda o "Vozes de Abril"

Pois é, não passaram... Eu adivinhava...
(vidé resposta a comentários no post de 5 de Abril).

O espectáculo foi gravado no Coliseu no passado dia 4, há exactamente três semanas, e a RTP1 acabou de o passar. Só que se "esqueceu" de passar uma simples frase de Carlos Carranca que, antes de cantar a "Trova do vento que passa" disse apenas «Dedico esta canção a todos os professores do meu País». E cantou, a seguir...

E eu pergunto a quem incomoda esta frase? Ou será que foi porque o Coliseu "quase veio abaixo" de tantas palmas que a frase provocou?

E porque é que a RTP1 também censurou a canção que Paxti Andión cantou depois do "El Maestro", que se chama "Verde que te quiero verde", em homenagem a Federico García Lorca, que foi objecto de um post neste blog?
Até parece que estamos noutro tempo...
Temos que reagir. Não podemos calar. Este post é mais do que um desabafo. Porque estou VIVA! E não posso permitir que me amordacem, muito menos que me tirem a alegria de estar viva...

Vivemos em Liberdade? Vivemos. Com o Governo a mandar na RTP, que todos nós pagamos. E quando aparece uma pequena vírgula que não lhes agrada, mandam cortar. Como é que se chama isto? Censura! E depois dizem que nós é que temos mau feitio...

(in "O cheiro da ilha")

Foto de grupo

Há fotos novas no blogue de "A minha equipa", com qualidade superior à habitual.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Mensagem de amigo

«Muito raramente vejo televisão (limito-me a alguns programas noticiosos).

Estou a assistir, na RTP1, à transmissão de um excelente programa: "Vozes de Abril".
Como militar de Abril, tenho vibrado com alguns dos momentos altos do programa. Mas soberba foi a participação de Carlos Carranca e Luiz Goes.

Meu caro Mário,
Não fora o alerta em “A Página do Mário” e o meu serão teria sido diferente (este programa passava ao lado).

OBRIGADO, AMIGO!

J. R.»

NOTA - É sempre um prazer poder ser útil, sobretudo aos amigos. Aquele abraço!

domingo, 27 de abril de 2008

Insólito

O painel electrónico gigante avisava:
PERIGO
animal a 4 km
CIRCULE COM CUIDADO
Esta tarde, na auto-estrada Figueira da Foz-Coimbra.

Derrota em casa

A minha equipa perdeu ontem, em Fala, com o Rio Maior por 2-1, após um jogo atípico.

Nos primeiros 30 minutos só existiu uma equipa em campo (o Vigor), já que a outra se remeteu totalmente à defesa.
Este período terminou com uma jogada espectacular, toda ao "1.º passe", que só não deu golo devido à excelente intervenção do guarda-redes contrário.

Estranhamente, este foi o momento decisivo do jogo. O Rio Maior, que nunca abdicou de jogar com cinco defesas, começou a apostar no contra-ataque e, apanhando a minha equipa descompensada, criou três lances de muito perigo e chegou mesmo ao golo em cima do intervalo.

A 2.ª parte foi aparentemente equilibrada, já que o "sinal mais" foi sempre do Vigor, embora escasseassem os remates à baliza adversária.

O Rio Maior, que se apresentou apenas com 12 atletas, continuou a apostar no contra-ataque, embora sem causar grande perigo. Mas num lance de bola parada, precisamente no momento em que o Vigor abdicava de um defesa para tentar chegar ao empate, os visitantes marcaram o 2-0.

Já em "período de compensações", Girão amenizou o resultado de um jogo disputado sob temperatura elevada (cerca de 30 graus), o que poderá justificar o rendimento anormalmente reduzido de alguns jogadores da minha equipa.

O Rio Maior festejou efusivamente a vitória, já que o resultado lhe assegura a continuidade no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. Elvenses, Vieirense e Académica de Santarém são as equipas despromovidas, a duas jornadas do final da prova.
O Vigor continua a liderar a classificação da Série C.