sábado, 3 de maio de 2008

Derrota junto ao castelo (... e outras "estórias")

A minha equipa perdeu hoje em Porto de Mós por 2-0 (1-0 ao intervalo).
Os "minutos dos golos" são a melhor prova de que o domínio do jogo pertenceu ao Vigor: o Portomosense marcou a 2 minutos do intervalo e a 1 minuto do final do jogo, apanhando a minha equipa "desprevenida".

Durante largos minutos da 1.ª parte só houve uma equipa em campo (o Vigor), enquanto os locais afastavam a bola da área de qualquer maneira e, depois, tentavam o contra-ataque em lançamentos longos.

Aos 33 minutos, a minha equipa demonstrou que ontem não iria conseguir marcar qualquer golo. Isolado frente ao guarda-redes, um dos avançados quis rematar "de primeira", falhou o remate, a bola subiu-lhe pelo corpo, tocou o braço (que estava junto ao corpo), rematou "à segunda" para o fundo da baliza, mas a árbitra anulou o lance por indicação (muito discutível) do fiscal-de-linha.

[A tradição, aliás, dizia que o Vigor nunca conseguiria ganhar em Porto de Mós, porque o jogo era dirigido... por uma mulher!]

O golo do Portomosense surge num cabeceamento, após cruzamento para a área, num lance em que um dos avançados locais impede um defesa do Vigor de saltar.

A 2.ª parte foi uma fotocópia do que já se tinha visto: o Vigor a atacar, a atacar, mas a não conseguir - tal como no jogo da semana passada - rematar com perigo à baliza contrária.
No último minuto, quando a minha equipa já jogava apenas com três defesas, os locais marcaram o 2.º golo num lance clássico de contra-ataque.


ÁRBITRAS "NÃO DEIXAM" GANHAR
Foi o quinto jogo dirigido por uma árbitra e o quinto que a minha equipa não conseguiu ganhar.

A história dos jogos arbitrados no feminino é a seguinte:
Vigor, 0 - Torreense, 1 (árbitra de Viseu)
Vigor, 0 - Alverca, 1 (árbitra do Porto)
Vigor, 1 - Loures, 1 (árbitra de Aveiro)
[NOTA: Os três primeiros do campeonato tiveram árbitras quando se deslocaram ao campo do Vigor. ]
Marinhense, 1 - Vigor, 1 (árbitra de Aveiro)
Portomosense, 2 - Vigor, 0 (árbitra de Lisboa)


POMBAL SOBE À 1.ª DIVISÃO
O Sp. Pombal venceu ontem o Loures por 5-0 (4-0 ao intervalo) e conquistou o direito a disputar o "Nacional" de juniores da 1.ª divisão na próxima época. Os pombalenses ficaram com o mesmo número de pontos do Loures, mas beneficiaram do facto de terem empatado no terreno do adversário.
Noutra série, o Torreense também conseguiu a subida à 1.ª divisão.

Estas duas equipas jogaram com a minha equipa na 1.ª fase do campeonato. O Vigor perdeu com o Torrense por 1-0, tanto fora de casa (num jogo em que poderia goleado!) como em casa. Com o Sporting de Pombal, a minha equipa empatou (1-1) em Fala e foi perder 2-0 ao terreno do adversário, num jogo em que o jornalista do "Diário As Beiras", da delegação de Pombal, refere que o Vigor esteve à beira do empate (ver aqui).

Recorde-se a classificação final dos quatro primeiros da 1.ª fase:
Torreense - 50
Loures - 48
Alverca - 42
Pombal - 32

Saltar do 4.º lugar para a 1.ª divisão é obra! O feito do Sporting de Pombal merece, por isso, os maiores elogios.


CRISTIANO NO SPORTING DE BRAGA
Soube hoje que o guarda-redes Cristiano, júnior do 1.º ano, acaba de assinar contrato com o Sporting de Braga por quatro épocas.

Cristiano jogou na época passada nos juvenis da Académica e no início desta época esteve a treinar no Vigor, mas optou por jogar (nos seniores?...) no Penalva do Castelo.

Há poucos dias, um amigo disse-me que um empresário de Coimbra representava o jovem jogador.

Sem comentários: