quarta-feira, 30 de abril de 2008

Liberdade... à portuguesa

Ainda o "Vozes de Abril"

Pois é, não passaram... Eu adivinhava...
(vidé resposta a comentários no post de 5 de Abril).

O espectáculo foi gravado no Coliseu no passado dia 4, há exactamente três semanas, e a RTP1 acabou de o passar. Só que se "esqueceu" de passar uma simples frase de Carlos Carranca que, antes de cantar a "Trova do vento que passa" disse apenas «Dedico esta canção a todos os professores do meu País». E cantou, a seguir...

E eu pergunto a quem incomoda esta frase? Ou será que foi porque o Coliseu "quase veio abaixo" de tantas palmas que a frase provocou?

E porque é que a RTP1 também censurou a canção que Paxti Andión cantou depois do "El Maestro", que se chama "Verde que te quiero verde", em homenagem a Federico García Lorca, que foi objecto de um post neste blog?
Até parece que estamos noutro tempo...
Temos que reagir. Não podemos calar. Este post é mais do que um desabafo. Porque estou VIVA! E não posso permitir que me amordacem, muito menos que me tirem a alegria de estar viva...

Vivemos em Liberdade? Vivemos. Com o Governo a mandar na RTP, que todos nós pagamos. E quando aparece uma pequena vírgula que não lhes agrada, mandam cortar. Como é que se chama isto? Censura! E depois dizem que nós é que temos mau feitio...

(in "O cheiro da ilha")

Sem comentários: