sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cansado

Foi uma semana violenta em termos profissionais, com dias de 10 e 12 horas de trabalho.
E muitas outras tarefas para realizar e preocupações para ultrapassar.

Hoje, ao almoço, porém, um momento diferente: o reencontro com velhos "companheiros de luta". Ninguém sabe como (e porquê) nos juntamos, uma vez por mês, ao almoço, em ambiente informal, há uns 10 anos (!), em casa de cada um ou no meio da Natureza.
Mais uma vez, foi divertido.

Estou cansado.
Regresso na segunda-feira.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Câmara de Coimbra... nos jornais

Tenho evitado abordar as sucessivas polémicas que surgem, quase como cogumelos em ambientes húmidos, na Câmara Municipal de Coimbra. Por razões várias.

Hoje, a capa do "Campeão das Províncias" é quase integralmente dedicada à vida autárquica coimbrã – e, mais uma vez, os motivos não são "simpáticos".
O meu profundo lamento.

PS – Ao que parece, o "Concurso de pessoal [que] agita a Câmara de Coimbra" é aquele que já tinha merecido algumas linhas neste blogue, a 19 de Julho, através de um texto intitulado "Concurso (super) rápido". Ai, ai, Coimbra. Ai, ai.

A Página

"Centro", 24 de Setembro de 2008

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Magalhães, SIC e "Hora da Verdade"

Parece que a SIC está preocupada com a possibilidade de os pequenos utilizadores do computador Magalhães poderem escrever «vagina» no Google e se depararem com «coisas pouco recomendáveis a crianças de seis anos».
(...)
Quanto a mim, é muito mais preocupante deixar os meus filhos com o comando da televisão na mão porque podem encalhar precisamente na SIC. Neste canal é também bastante fácil apanharem-se «coisas pouco recomendáveis a crianças de 6 anos».
(in "Bitaites")

O texto de onde retirei este fragmento, intitulado "Quando as putas dão lições de moral", merece ser lido na íntegra.

PS 1 – Isto da moral é tramado. Não é qualquer um que pode chamar a si o papel de "guardião da moral e dos bons costumes". Ainda hoje, ao ler um dos diários da cidade, não pude deixar de sorrir.

PS 2 – Ainda não vi o novo programa da SIC. Nem penso ver, apesar da trovoada de domingo passado ter avariado a antena parabólica lá de casa. Nem assim.

Gasolina no país do Simplex

Em Espanha, o Governo divulga diariamente o preço dos combustíveis em todos os postos de abastecimento.
Em Portugal, não.
(O Governo deve andar preocupado com outras coisas "mais" importantes...)

Em Espanha, o gasóleo custa 1,133 e a gasolina (95 sem chumbo) custa 1,137. A diferença entre os dois produtos é de 0,004 (menos de 1 escudo, na moeda antiga).
Em Portugal, o gasóleo custa 1,274 e a gasolina 1,398. A diferença é de 0,127 (cerca de 25 escudos).

Alguém consegue explicar a razão de ser desta diferença?
(Será que o gasóleo espanhol é falsificado? Ou será que a gasolina portuguesa tem incorporadas partículas de ouro?)

* * * * *

O cidadão que requereu o "Cartão de contribuinte" em Fevereiro, e a quem foi passada uma "guia provisória" válida até Maio, continua sem receber o referido cartão.
Já lá vão sete meses!
O que nos vale é estarmos no "país do Simplex".

Governo e propaganda

«"Mais uma escandalosa sessão de propaganda, com um longo tempo de antena do primeiro-ministro, está em curso no noticiário das 13.00 da RTP a pretexto do [computador] Magalhães ("o primeiro portátil inteiramente português é produzido em Matosinhos" mente o oráculo). A RTP perdeu toda a vergonha e a ERC, que fecha os olhos a esta completa ausência de jornalismo substituído por favores políticos, também", começa o texto de Pacheco Pereira no seu blogue Abrupto
(in "Diário de Notícias" de hoje)

Pedroso tem de pagar

«O deputado socialista Paulo Pedroso e o seu irmão, o advogado João Pedroso, perderam o recurso interposto no Tribunal da Relação de Lisboa, após serem condenados a pagar uma indemnização de 2.500 euros, numa primeira instância, ao autor do blogue Do Portugal Profundo, António Caldeira.»

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ainda há Homens


O exemplo de Eanes

Um milhão e 300 mil euros é muito dinheiro. Haver quem prescinda de uma tal quantia, tendo direito a ela, eis o que não pode deixar de ser registado. Trata-se, além disso, de dinheiro do Estado. E o dinheiro do Estado, sendo dinheiro de todos, é muitas vezes encarado como dinheiro de ninguém, assim se condescendendo ou desculpando os abusos em que se traduzem muitos privilégios. Perante a questão de receber ou não os retroactivos de uma reforma que não foi paga durante décadas, mas à qual foi reconhecido o direito, o ex-Presidente da República Ramalho Eanes disse que não. Quantos portugueses na mesma situação - não digo já quantos políticos, como foi Eanes - prescindiriam de tanto dinheiro?
(Fernando Madrinha, in "Expresso")

Portugal (mais) corrupto

«Portugal é actualmente um país mais corrupto do que era há cerca de um ano. Fazendo fé no "ranking" hoje divulgado pela Transparency International o nosso país caiu quatro posições, ocupando em 2008 o 32.º lugar, com 6,1 pontos (em 10 possíveis).»
A notícia foi divulgada esta tarde no sítio do "Expresso".
Trata-se apenas de mais uma prova do rumo actual do nosso país. E não é nada que espante quem acompanha com regularidade a actualidade noticiosa.
É também por isto que penso tantas vezes em pegar no passaporte e abalar.
Ai se tivesse menos 20 anos...

*****
Acabo de ver que, também hoje, Mário Soares escreveu isto no "Diário de Notícias":
«O sistema está podre e é preciso mudá-lo.»

Sócrates, o PS e... o ridículo

José Sócrates e muitos membros do Governo andam hoje pelo país a distribuir o (proto) computador Magalhães.
Ao mesmo tempo, ouvem-se os protestos de pais pela falta de condições básicas em diversas escolas.
É este o Portugal novo-rico do "socialista" José Sócrates – que, li noutro dia, tem os filhos a estudar em escolas privadas.
Pudera...

* * * * *

Vi algumas, breves, imagens do comício do Partido Socialista, em Guimarães, no fim-de-semana.
A SIC arrasou a iniciativa, afirmando tratar-se uma cópia descarada dos comícios do democrata Obama nos Estados Unidos da América. E mostrou como a banda sonora do filme "Os homens do Presidente" é agora o "som oficial" dos socialistas portugueses.
A mim, no entanto, chamou-me a atenção o facto da esmagadora maioria das bandeiras agitadas no comício serem brancas, amarelas e verdes!
Ou seja, depois de Mário Soares ter metido o socialismo na gaveta, Sócrates "mandou queimar" as bandeiras vermelhas socialistas.
Se não fosse politicamente grave, seria uma excelente anedota.

* * * * *

Amigos meus, socialistas, andam profundamente envergonhados com o rumo do "seu" Partido Socialista.
Alguns dizem-me que vão votar em branco, outros afirmam que nem sequer irão aproximar-se das urnas.
Compreendo-os. Até porque alguns deles já eram socialistas quando José Sócrates ainda andava pelo PSD (ou pela JSD, o que vai dar ao mesmo).
Não se revêem neste Partido Socialista branco, amarelo e verde, liberal e – acima de tudo – profundamente ridículo. Pimba.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Texto (bom) de domingo

(clique na imagem para ampliar)

Ler este texto, ontem de manhã, fez-me "ganhar o dia".
Gostava de ter sido eu a escrevê-lo.