sábado, 11 de novembro de 2006

50

Meio século.

A bandeira do PS


A TSF alertou e parece ter razão.
A bandeira utilizada como fundo no Congresso do PS lembra-nos aquelas que invadiram Portugal por altura do Euro 2004 - aquelas que, em vez de castelos, tinham uma espécie de pagodes chineses.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Porca miséria...

A crise da Europa é mais profunda do que se pensa. Não há sequer ninguém que acerte em 5+2 algarismos.

Coimbra, Novembro de 2006

(clique na imagem para ampliar)

Todo o desenvolvimento do "folhetim" em O Piolho da Solum (de onde retirei as fotos aqui apresentadas em montagem).

Sábado, 11h00, na RRC

Tive o prazer de participar hoje no Programa "Praça da República", com os drs. Arménia Coimbra e Luís Marinho. O debate foi moderado pelo dr. Lino Vinhal.
O programa é emitido amanhã, a partir das 11h00, na Rádio Regional do Centro.

Domingo, 11h00, na Pedrulha

(clique na imagem para ampliar)

A minha equipa recebe no domingo o Leixões, às 11h00, no Campo da Pedrulha.
O jogo promete ser interessante.

Frase

“Voto o Orçamento de Estado para 2007 segundo orientação do grupo parlamentar do PS, embora discorde da desigual distribuição dos sacrifícios pedidos aos portugueses, que recaem sobre os mesmos de sempre, nomeadamente pensionistas e funcionários públicos” (Manuel Alegre)

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Festa no Calhabé

Quarta-feira à noite lá estaremos: um grupo de amigos, 30, na bancada superior nascente.

"Cagança" e realidade

A minha equipa jogou, no domingo passado, com o Feirense. O jogo disputou-se no Campo 5 do Complexo Desportivo daquele clube, em Sanfins - Feira.
No total, existem quatro campos relvados (!!!), com material sintético (na foto). Falta construir o campo principal.

A minha equipa treina em campos pelados - ou na Pedrulha ou em Barcouço. E joga sempre na Pedrulha. O que é uma dupla desvantagem: porque treina em recintos piores que os adversários; porque defronta as outras equipas em recintos relvados, a que não está habituada (assim sucedeu, já este ano, com o Boavista, FC Porto e, agora, com o Feirense).

Apesar de entrar em campo em situação desigual, a minha equipa perdeu apenas por 2-1 com o FC Porto e com o Boavista. E no domingo venceu (4-3) o Feirense.

Esta situação, injusta, sugere-me várias questões:
- porque não tem a minha equipa as mesmas condições de treino dos adversários?
- até onde poderia chegar este grupo de jovens, se estivesse em condições de igualdade com os adversários?
- porque é que Coimbra há-de ser um "mau exemplo" em tantas coisas, como no caso do desporto?

Fico por aqui. Lamentando, apenas, que a "cagança coimbrã" não seja, em tantos sectores da vida, mais do que... simplesmente... "cagança".

(clique nas imagens para ampliar)

Esquecimento?

Há anos que o Estádio de Taveiro só tem uma bancada.

No entanto, logo que chegam junto do recinto os espectadores encontram, altaneiro, este cartaz - que indica a existência das bancadas A, B e C.

Ridículo, pelo menos.

Imprensa regional

Interessante e proveitosa – assim se poderá avaliar, de forma resumida, a conferência que a Dra. Ana Tamarit Rodríguez (na foto), da Universidade Pontifícia de Salamanca, proferiu ontem, ao final da tarde, no Instituto Universitário Justiça e Paz.
Embora a realidade espanhola seja muito diferente da portuguesa em termos da chamada "Imprensa de proximidade", há problemáticas que são comuns: a atitude das empresas proprietárias dos jornais, as práticas jornalísticas, o peso das fontes institucionais e a homogeneização de conteúdos.
Antiga jornalista, a professora espanhola fez uma intervenção viva, perante cerca de uma centena de pessoas.
À noite, depois do jantar, um grupo mais restrito (cerca de duas dezenas de pessoas, muitos dos quais proprietários de títulos regionais/locais) debateu a realidade da Imprensa Regional portuguesa.
Ana Tamarit Rodríguez, que na véspera leccionara durante nove horas consecutivas e que hoje mesmo já tinha aulas às 13h00 em Salamanca, agradeceu o convite e manifestou-se particularmente feliz pelo facto da iniciativa lhe ter permitido compreender melhor a situação da Imprensa Regional do lado de cá da fronteira.
"Há muito poucas obras publicadas sobre a Imprensa Regional portuguesa e esta viagem a Coimbra proporcionou-me muita informação. Vou voltar, para aprofundar o meu conhecimento", disse à despedida.
A conferência e a "tertúlia-debate" foram organizadas pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, uma estrutura da diocese de Coimbra, que pretendeu favorecer o diálogo entre os diversos protagonistas do sector - empresários, jornalistas, docentes e alunos de Jornalismo ou Comunicação Social.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Bola (muito) cara

A bola da final do Mundial de futebol da Alemanha 2006, que opôs a 9 de Julho as selecções italiana e francesa, foi arrematada no domingo passado, em leilão, por 1,88 milhões de euros, por um emir do Qatar.

A notícia está aqui.

E ainda dizem que a vida está cara...

Amanhã ao fim da tarde

(clique na imagem para ampliar)

Para quem se interessa pela comunicação social, esta é uma oportunidade a não perder.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Zé Castro

Nunca falei com ele, mas sou um admirador.
De há muito.
Na "Marca" de ontem, a entrevista.

Seniores venceram (2-0)


O "fim-de-semana desportivo" acabou com a ida ao Calhabé (em termos de deslocações a campos, é claro; porque o convívio com os amigos continuou até mais tarde, porque ainda havia uns petiscos e o jogo do Benfica na televisão...).
A Académica venceu com justiça, por 2-0, num jogo que teve a curiosidade a ver Dário frente-a-frente com Pedro Roma (na foto).
Na 1.ª parte, o jogo foi paupérrimo e confesso que cheguei a adormecer; felizmente, a meu lado, alguém fez o favor de me despertar.
A 2.ª parte foi melhor, com a Académica mais mexida. Mas sempre tudo muito calmo.
As emoções fortes vivi-as de manhã.

U. Coimbra - FC Porto


Da Feira a Coimbra foi um salto.
Ao meio-dia já estava no Campo da Arregaça, onde se jogava o U. Coimbra-FC Porto. (Quando se gosta de futebol jovem, é assim.)
Ainda vi a 2.ª parte quase toda. Emocionante.
O resultado estava em 1-1, os portistas atacavam, atacavam e os unionistas tentavam a resposta rápida em contra-ataque. A velha história de David contra Golias.
O U. Coimbra aguentou-se bem, o resultado não se alterou e o FC Porto deixou de contar por vitórias todos os jogos disputados.

***

O golo unionista foi marcado por André Gonçalves (na foto), que fez parte da "minha equipa" nos últimos anos, na sequência de um livre indirecto.

Juvenis venceram (4-3)


Os juvenis da Académica (a minha equipa, recorde-se) venceram o Feirense, no campo relvado do adversário, por 4-3, após um jogo emocionante.
A marcha do marcador foi a seguinte: Feirense, 0 - Académica, 1; 1-1, 1-2 (intervalo) , 2-2, 3-2, 3-3 e 3-4.

Em termos gerais, pode escrever-se que nada há a opor à vitória da Académica, mas a verdade é que a minha equipa foi feliz. Mas também é verdade que a sorte que teve agora frente ao Feirense é comparável aos azares nos jogos com Boavista e FC Porto (derrotas por 2-1 em ambos os jogos). Ou seja, a contabilidade ficou acertada.

Quanto ao jogo, a equipa marcou logo aos 5 minutos, de grande penalidade, na sequência de uma fase bem agradável. 0-1.

Depois, o desafio continuou em toada de equilíbrio. Entretanto, a minha equipa "esqueceu-se" que o futebol é também defender e o Feirense começou a incomodar, aparecendo com vários jogadores com a bola controlada à entrada da área. E veio o empate. 1-1.

Ao futebol mais calculista do adversário, respondeu a Académica com um tipo de jogo mais directo e mais rápido. E voltou a marcar. 1-2.

O intervalo chegou com o Feirense "em cima", mas sem conseguir marcar. A meu lado, um adepto local comentava: "O empate já será bom...".
A 2.ª parte começou do mesmo modo. A Académica defendia como podia, "eles" apareciam embalados a caminho da baliza. E chegou novo empate. 2-2.

Como a equipa local continuava a dominar, o mesmo adepto voltou a usar da palavra: "Agora, o empate já não é um bom resultado". Olhando à "verdade do jogo", ele tinha razão: o empate não era mesmo um resultado certo. E o Feirense colocou-se em vantagem pela primeira vez, 3-2.

Estava feito o resultado?... Parecia que sim. No entanto, a minha equipa não "abanou" e na última dezena de minutos viu a sorte sorrir-lhe: o árbitro assinalou livre directo em cima da linha lateral, a uns bons 25 metros da baliza, Peixinho arrancou o cruzamento e... golaço! A bola entrou mesmo junto à trave, impossível de defender por um guarda-redes que se colocara à entrada da pequena área, a pensar no cruzamento. 3-3.

Então, sim, sentiu-se que a sorte sorrira à Académica. Mas a equipa, personalizada, queria mais e a 5 minutos do final chegou à vitória, numa jogada concluída pelo mesmo Peixinho. 3-4!

Deitara-me depois das 2h00, levantara-me antes das 7h00, chegara à Feira às 8h30, meio adormecido, eram 11h00 da manhã e já tinha sentido aquela sensação única de um jogo com resultado imprevisível. Muita adrenalina. O dia começava bem.

Parabéns, rapazes!

Juniores perderam (2-0)


O FC Porto venceu esta tarde a Académica, em juniores, por 2-0, no Estádio de Taveiro, com um golo em cada parte.
Venceu a equipa mais adulta, mais rápida sobre a bola e... mais eficaz. Nada a dizer, portanto, da vitória dos portistas.

Mas - há sempre um mas... - é bom que se diga que o desfecho do jogo poderia ter sido precisamente o inverso. É verdade. Nos primeiros minutos, Traquina falhou por duas vezes o golo. Ainda antes do FC Porto marcar, Hugo Seco, completamente isolado, chegou à grande área e rematou para as mãos do guarda-redes.

Na jogada imediata, numa oportunidade de golo menos evidente, os "azuis" não falharam.

****

Algumas notas soltas sobre o jogo que há pouco terminou:

1. Talvez fossem 400 ou 500 os espectadores presentes. Nada mau para um jogo de juniores, disputado numa tarde cinzenta, nos arredores da cidade.

2. A esmagadora maioria eram adeptos da Académica. Mas não se ouviu, durante os 90 minutos, um único grito de incentivo! Apenas aplausos DEPOIS de algumas jogadas.

3. Na 1.ª parte ouviram-se dezenas de "cara****s" e "f***-se" dentro do campo. Falta de educação? Mau vício?

4. Os jogadores do FC Porto deveriam gravar um CD com a quantidade de gritos diferentes que utilizam para tentar condicionar as decisões do árbitro. Exemplos: "Aiiii!", "Ai-ai!", "Ahhhh!", "Oiii!". Quem sabe se não chegaria aos "tops"?... O Zé Cabra chegou.

5. Continua o modelo (errado) da "escola de jogadores" do FC Porto: equipas compactas, fortes fisicamente, para ganhar campeonatos, mas sem individualidades para aproveitar no futuro. Daqueles jogadores não vai sair - é a minha previsão - qualquer "craque". E se sair só pode ser defesa.

Kay: excelente sentido posicional

(posted at 17:38 / sábado)

Sábado à tarde


Apetece-me escrever sobre a ida à "minha aldeia", na dia 1, para visitar os túmulos dos familiares que já partiram. E as memórias que surgem, em catadupa, dos meses de Verão lá passados durante 20 anos.

Ou escrever sobre a dificuldade que tenho para encontrar, em Coimbra, alguém que cuide da antena parabólica motorizada que está no telhado. E compreender facilmente porque a minha cidade está como está.

Ou escrever, ainda, sobre o escândalo que é pagar pensões de reforma com dinheiros públicos às mesmas pessoas a quem se paga um ordenado igualmente com dinheiros públicos. E pensar que, ao fim de 30 anos de trabalho a descontar para a Segurança Social, cada vez vejo mais reduzidas - no tempo e no dinheiro - as hipóteses de uma velhice vivida com dignidade.

Ou abordar a luta "corpo-a-corpo" entre os dois semanários de sábado. Como acabaram os DVDs do "Expresso", hoje já foi fácil encontrar o jornal a meio da manhã.

Mas acabo de ver na televisão que centenas de pessoas estiveram desde madrugada numa fila, em Lisboa, à chuva, para conseguir um exame médico a realizar em Janeiro ou Fevereiro. E recordo o ministro da Saúde e as suas frequentes intervenções em tons que fazem pensar no que será realmente a demagogia.
É verdade: cada vez mais sinto mágoa de viver aqui.

*****

Mas, antes de sair, dou-vos conta do meu programa desportivo para hoje e amanhã: daqui a pouco, em Taveiro, o Académica-FC Porto, em juniores; amanhã, às 9 horas, o Feirense-Académica, em juvenis; à tarde, no Calhabé, se estiver com disposição para isso, darei uma olhadela ao Académica-E. Amadora, em seniores.
(posted at 13:56 / sábado)

Problemas no blogue

Não sei o que o que se passou com esta página no fim-de-semana.
Alguns textos que aqui publiquei no sábado à tarde, apareceram no blogue e... desapareceram.
Aproveitando a "hora de almoço", vou tentar agora republicá-los, pela ordem respectiva e com indicação da data e hora em que originalmente foram divulgados.