sábado, 25 de abril de 2009

Verdade, Liberdade e Responsabilidade

«É precisa uma política de verdade, uma política de liberdade e uma política de responsabilidade.»
(Manuel Alegre, 25 de Abril de 2009)

Boa pergunta

("Diário As Beiras" de hoje)

Madeira espectacular!


É fantástico ver que os portugueses continuam a ser um povo criativo.
Esta manifestação, à porta do Governo Regional da Madeira, prova isso mesmo.

Alberto João Jardim, que passou por Coimbra como estudante, não terá certamente deixado de sorrir perante tão grande prova de irreverência.

Para ver aqui. E ler aqui.

Marques Mendes: 20 valores

Luís Marques Mendes faltou hoje a uma cerimónia, em Oeiras, durante a qual iria ser homenageado.
A razão é simples: a sessão seria presidida por Isaltino Morais.

Eis uma excelente atitude no Dia da Liberdade.

FPF dá razão à Naval e... Naval despede treinador!

("Diário As Beiras" de hoje)

clique na imagem para ampliar

NOTA
Estou à espera de conhecer o acórdão do Conselho de Justiça para tecer alguns comentários sobre este assunto. No entanto, posso desde já escrever que tudo isto me parece confuso, muito confuso... (Escrevi "confuso"; mas pode ser que venha a escrever outra coisa.)

*
Acompanhe este assunto no blogue "A minha equipa 2008-2009".

Viva o Zeca!

Zeca Afonso - "Grândola Vila Morena" na TV da Galicia

Abril começou em 69

"Futebol de causas"

(preview trailer)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Em nome da liberdade


Este blogue celebra o 25 de Abril
e o 25 de Novembro.


Em nome da liberdade.

José Lopes faleceu

Acabam de me informar que faleceu o Dr. José Lopes, que foi presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Como disse ontem António Pedro Pitta, na apresentação de um livro sobre o meu primeiro director (de jornal), Urbano Duarte, quando alguém parte fica sempre algo inacabado.
No meu caso, fiquei a dever a retribuição de um jantar ao Dr. José Lopes. E tive tanto tempo para o fazer...
Que descanse em paz.

ADITAMENTO
Notícia aqui.

Judite de Sousa: entrevista para ler


Conheci-a há uns 17 ou 18 anos.
No final de uma reunião no Sindicato dos Jornalistas, na mudança de dia, fomos (eu, o João Fonseca e o João Mesquita, entre outros) a um bar ali perto, antes de regressar a Coimbra.
No bar, jornalistas eram mais do que muitos...
Sentámo-nos numa mesa onde já estava a Judite de Sousa. À conversa.
Foi a primeira e única vez que falei com ela. Fiquei com excelente opinião, alicerçada no comportamento que teve naquelas duas ou três horas: já era uma "estrela televisiva", na altura, mas não tinha "peneiras".
Gosto de gente assim.

Hoje, ao ler esta entrevista no "site" do "Diário de Notícias", confirmei que continua a ser uma senhora. Porque (até...) os jornalistas são, acima de tudo, pessoas - com virtudes, defeitos, alma, coração. Pessoas iguais às outras.

25 de Abril, "Simplex" e um Cartão de Contribuinte que nunca mais chega

Um ano à espera do cartão de contribuinte

O meu familiar que se inscreveu nas Finanças e requereu o Cartão de Contribuinte em 18 de Abril de 2008 ainda não tem o referido documento, pela simples razão de que as Finanças ainda não lho enviaram.
É obra: 53 semanas (ou seja, um ano e uma semana) não chegam para emitir um simples cartão!

Na verdade,
1) - Eu compreendo que a emissão do "cartão de contribuinte" é coisa demorada e que exige altos padrões de segurança na feitura. Sobretudo depois do 11 de Setembro há que ter cuidados redobrados.
2) - Eu sei que, agora, há o "Simplex", que pretende modernizar os serviços públicos, torná-los mais acessíveis e mais próximos dos cidadãos. E, portanto, as atenções da Administração Pública estão concentradas nesse desígnio nacional.
3)- Eu percebo que o Estado terá assuntos mais urgentes a tratar do que emitir um simples cartão. O desemprego, a inflação, a reforma do sector educativo, as questões ligadas às energias renováveis e a distribuição do "Magalhães" são incomparavelmente mais importantes do que o cartão de contribuinte do meu familiar.
4)- Eu entendo que a crise global que se abateu sobre as economias mundiais veio criar um cenário tão negro que ocupa as preocupações dos nossos dirigentes (e, certamente, dos funcionários seus subordinados) desde que se levantam até que se deitam. O futuro do mundo está muito mais dependente da evolução desses temas do que de um simples cartão de contribuinte.
5)- Em vésperas de celebrar "25 de Abril", e logo os 35 anos da Revolução!, a força da Nação deve estar totalmente concentrada nesse desígnio, não devendo qualquer esforço - por mínimo que seja - desviar-se do essencial.

Eu percebo isto tudo. Entendo, compreendo.
Mas - porra! - não acham que já é tempo de emitir e enviar o malfadado cartão de contribuinte?

A Página

"Centro" de 24 de Abril de 2009

(clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Recortes do dia


(clique nas imagens para ampliar)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A lista

(clique na imagem para ampliar)

Fonte: PSD

Bo: um algarvio na Casa Branca

(imagem desviada do blogue de António Boronha)

Capa da "The New Yorker" desta semana.
Fantástica!

Pepe "em grande"

Real Madrid-Getafe de ontem

«O relatório do árbitro confirma a dupla agressão de Pepe, terça-feria à noite. Dois pontapés num adversário que o defesa havia empurrado para o chão e um murro num outro jogador do Guetafe podem valer um pesado castigo ao internacional luso. O internacional português insultou, ainda, a equipa de arbitragem e entrou em campo depois de expulso. Arrisca castigo de meses.»

Paris primaveril

terça-feira, 21 de abril de 2009

Pensamento do dia

Entre jornais e políticos procuro a verdade nos primeiros.

Crise: a pergunta que ninguém faz (nem ninguém esclarece)

Na TVI 24, Santos Silva continua a interromper sistematicamente Morais Sarmento.
E a dizer que a crise é mundial e não apenas portuguesa.

É verdade: a crise é mundial.
No entanto, dr. Santos Silva, explique quando puder - para não ir mais longe do que a fronteira... - porque é que, antes da crise, Portugal crescia menos do que Espanha e, agora, Portugal desce mais do que Espanha.

(Enquanto escrevi este texto, Santos Silva interrompeu Morais Sarmento quatro vezes.)

"Caso Naval": o texto da Agência Lusa

Futebol: Conselho Justiça da FPF absolve equipa de juniores da Naval 1º de Maio da pena de desclassificação e suspensão por dois anos

Figueira da Foz, Coimbra, 21 Abr (Lusa) - O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) absolveu a equipa da Naval 1º de Maio da pena de desclassificação e suspensão desportiva (duas épocas) do campeonato nacional de juniores da II Divisão.
Em acórdão promulgado hoje, o CJ absolveu a equipa de juniores da Naval da condenação feita pelo Conselho de Disciplina (CD) daquela instituição na pena de "multa de 500 euros, derrota de 3-0, desclassificação, baixa de divisão e suspensão por duas épocas desportivas".
Na origem do processo estava o relatório do árbitro da partida, realizada a 21 de Fevereiro entre o Rio Maior e a Naval, jogo que os figueirenses venceram por 8-1 e consequentemente se apuraram para a segunda fase da competição.
O juiz da partida no seu relatório mencionou ter iniciado a partida com 10 minutos de atraso, imputando responsabilidades pelo facto à equipa da Figueira da Foz por acto negligente - atraso de dois minutos - na apresentação da equipa para identificação.
O clube figueirense intentou o respectivo recurso da decisão do CD sendo-lhe dada razão no acórdão hoje promulgado "revogando-se em consequência a decisão da recorrida (Conselho de Disciplina), indo a decorrente (Naval 1º de Maio) absolvida".
Os conselheiros do CJ não consideraram como "acto de negligência" o atraso de dois minutos da equipa figueirense, bem como "não culpada pelo atraso de 10 minutos" com que se iniciou a partida de Rio Maior.
O CJ, na sua argumentação, frisa: "entendemos excessivo, contrário à verdade, estranhamente persecutório, dar-se como provado, que a Associação Naval 1º de Maio, na circunstância agiu voluntária, livre e conscientemente no plano da culpa".
Depois de analisados os factos, o CJ entendeu que a culpa tem a ver com elementos subjectivos, "não ficando provado que por parte dos jogadores e dirigentes da Naval presentes tenha havido a intenção o propósito de atrasar a hora do início do jogo".
"A condenação proferida anteriormente, nos termos em que o foi, traria efeitos desastrosos e imprevisíveis para alguns, pelo menos, os atletas, afastando-os da prática desportiva", pode ler-se no acórdão.

FPF dá provimento a recurso da Naval

O Conselho de Justiça da FPF deu hoje provimento ao recurso da Naval, que havia sido castigada pelo Conselho Disciplina por ser responsável pelo atraso com que começou o jogo da última jornada da 1.ª fase do campeonato, situação que os regulamentos punem duramente (e, na minha opinião, exageradamente).

Assim, ao que parece, a Naval acaba a fase inicial do campeonato no 3.º lugar, o Loures no 4.º lugar e o Vigor (a minha equipa) no 5.º lugar.

Vamos esperar para ver como é que a FPF vai recuperar o atraso.
Só falta que a direcção da Federação marque os jogos em atraso para dias em que os jogadores devem estar nas escolas e nas universidades... (O Vigor tem, em 21 atletas, sete universitários, obrigados a estar presentes em aulas práticas, aulas laboratoriais, etc. Ou seja, um terço da equipa "joga" primeiramente na universidade e só depois nos campos de futebol!)

PS - Já nada me espanta no futebol português.

Campeonato parado há dois meses!


Completam-se hoje 2 meses sobre o último jogo do Vigor (e de outras 20 equipas!), que continuam à espera que o Conselho de Disciplina da FPF decida o recurso apresentado pela Naval.
Ou seja: 2 meses de interrupção para metade dos participantes no campeonato, já que os outros 20 continuam a jogar!


COMENTÁRIO DE UM LEITOR DO BLOGUE (17h30)
Estavam à espera que fizesse dois meses para decidirem que, afinal, se calhar os Regulamentos não são para cumprir...
Ver aqui.

Novo "postal ilustrado" de Coimbra


O "novo" Mosteiro de Santa Clara-a-Velha merece visita demorada.
A cidade está mais rica!

A visita proporciona, ainda, novos "postais ilustrados" de Coimbra. Como este que aqui publico, obtido com um mero telemóvel.

Eleições europeias na RTP

Duas conclusões sobre a 2.ª parte (só vi a 2.ª parte) do "Prós e Contras" que há pouco terminou:
1. Paulo Rangel muito seguro, apesar da alegada juventude.
2. Não vai ser nada fácil a tarefa de Vital Moreira.

(PS - Não me admirava nada que, neste momento, já estivessem a tocar as "campainhas de alarme" no gabinete eleitoral socialista...)

O IMI baixou?

Vital Moreira acaba de afirmar na RTP1 que o IMI baixou nos últimos anos.

Lá estou eu a viver noutro país: o meu IMI não baixou.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Paulo Rangel, claro!

Um diálogo no Twitter atirou-me, agora mesmo, para a RTP 1 e para o "Prós e Contras", programa a que normalmente não assisto.
"Zapo" e apanho Paulo Rangel a falar no minuto anterior à «ida para intervalo».
São apenas cerca de 60 segundos, mas são demolidores.
Visado: Vital Moreira, o candidato dos cartazes "Nós, Europeus".

Já não bastavam os cartazes (para mim, sem sentido) e o candidato do PS ainda encontra pela frente um jovem político de enorme qualidade - é azar redobrado.

Dia Seguinte (2)

Guilherme Aguiar a tentar explicar porque é que Olegário Benquerença não marcou grande-penalidade contra o FC Porto ontem em Coimbra.
Lapidar.

(Se a mão de Raul Meireles não é motivo para marcar "penalty"... acabaram os "penaltis" nos jogos disputados em Portugal.)

Dia Seguinte

Guilherme Aguiar na SIC Notícias a defender a decisão de Bruno Paixão de anular um golo do Sporting em Guimarães.
Lapidar.

(As imagens demonstram que Bruno Paixão NÃO VIU qualquer irregularidade no momento do lance.)

Outra "trapalhada"

O secretário de Estado da Justiça [Tiago Silveira] considerou hoje "muito grave" a Ordem dos Notários pedir aos cartórios notariais a relação das escrituras feitas pelo primeiro-ministro e outras pessoas para facultar a um jornalista, no âmbito do caso Freeport.

Ouço na televisão a bastonária da Ordem dos Notários (e o bastonário anterior) dizer o óbvio: as escrituras são públicas e, portanto, acessíveis a qualquer cidadão.

Em que é que ficamos: o secretário de Estado da Justiça já se demitiu? Ou já foi demitido?

"Apanhado" por Susan Boyle


Estou completamente "apanhado" pela história (e pela voz) desta escocesa. Incrível.

I dreamed a dream
(from Les Miserables)

I dreamed a dream in time gone by
When hope was high,
And life worth living
I dreamed that love would never die
I dreamed that God would be forgiving.

Then I was young and unafraid
When dreams were made and used,
And wasted
There was no ransom to be paid
No song unsung,
No wine untasted.

But the tigers come at night
With their voices soft as thunder
As they tear your hopes apart
As they turn your dreams to shame.

And still I dream he'll come to me
And we will live our lives together
But there are dreams that cannot be
And there are storms
We cannot weather...

I had a dream my life would be
So different from this hell I'm living
So different now from what it seems
Now life has killed
The dream I dreamed.

domingo, 19 de abril de 2009

Emocionante



Não resisti.

(A versão completa, em inglês, está aqui.)

Futebol português: um nojo

O jogador abre os braços e joga a bola com a mão dentro da área.
Penalty!
Seria, seria... mas se o jogo fosse noutro lado que não em Portugal.

Acaba de acontecer em Coimbra, no Académica-FC Porto.
Árbitro: Olegário Benquerença.

O futebol português é um nojo.