sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 de Abril, "Simplex" e um Cartão de Contribuinte que nunca mais chega

Um ano à espera do cartão de contribuinte

O meu familiar que se inscreveu nas Finanças e requereu o Cartão de Contribuinte em 18 de Abril de 2008 ainda não tem o referido documento, pela simples razão de que as Finanças ainda não lho enviaram.
É obra: 53 semanas (ou seja, um ano e uma semana) não chegam para emitir um simples cartão!

Na verdade,
1) - Eu compreendo que a emissão do "cartão de contribuinte" é coisa demorada e que exige altos padrões de segurança na feitura. Sobretudo depois do 11 de Setembro há que ter cuidados redobrados.
2) - Eu sei que, agora, há o "Simplex", que pretende modernizar os serviços públicos, torná-los mais acessíveis e mais próximos dos cidadãos. E, portanto, as atenções da Administração Pública estão concentradas nesse desígnio nacional.
3)- Eu percebo que o Estado terá assuntos mais urgentes a tratar do que emitir um simples cartão. O desemprego, a inflação, a reforma do sector educativo, as questões ligadas às energias renováveis e a distribuição do "Magalhães" são incomparavelmente mais importantes do que o cartão de contribuinte do meu familiar.
4)- Eu entendo que a crise global que se abateu sobre as economias mundiais veio criar um cenário tão negro que ocupa as preocupações dos nossos dirigentes (e, certamente, dos funcionários seus subordinados) desde que se levantam até que se deitam. O futuro do mundo está muito mais dependente da evolução desses temas do que de um simples cartão de contribuinte.
5)- Em vésperas de celebrar "25 de Abril", e logo os 35 anos da Revolução!, a força da Nação deve estar totalmente concentrada nesse desígnio, não devendo qualquer esforço - por mínimo que seja - desviar-se do essencial.

Eu percebo isto tudo. Entendo, compreendo.
Mas - porra! - não acham que já é tempo de emitir e enviar o malfadado cartão de contribuinte?

Sem comentários: