Tipo de jogo do Leixões = bolas despejadas para a área
A minha equipa fez hoje de manhã, em Matosinhos, uma exibição de grande qualidade, com garra, "nervo", força de vontade e... o único futebol que se viu no relvado.
Na verdade, o Leixões só fez uma coisa durante todo o jogo: despejar bolas para a área do adversário, à espera de um deslize que proporcionasse o golo. Não teve sorte, porque a Académica mostrou-se sempre muito segura e coesa.
Jogando com a bola junto à relva, em contra-ataque e com rapidez, a minha equipa deliciou os espectadores e dispôs de algumas oportunidades de golo. A mais clara de todo o desafio ocorreu na 2.ª parte, quando Zé Francisco conseguiu isolar-se, correu para a baliza e rematou contra o corpo do guarda-redes adversário.
O empate acaba por aceitar-se pelo maior tempo de posse de bola dos leixonenses, contrabalançado pela melhor qualidade do futebol da Académica.
UM CAMPO INVULGAR
O jogo foi disputado num campo secundário do Estádio do Mar, no denominado Complexo Desportivo de Matosinhos (ou Complexo Desportivo Óscar Marques). Relvado.
Num "site" do município de Matosinhos, a "instalação" tem a seguinte "caracterização":
"campo de futebol em relva natural - 98,5 x 51,9 metros".
Não espanta que num campo assim, onde a grande área chega quase à bandeirola, cada lançamento de linha lateral, a partir da zona intermediária, se transforme num verdadeiro... "pontapé de canto". O Leixões passou os 80 minutos a tentar, a tentar, a tentar.
Ou seja, as características do campo contribuíram para o mau futebol praticado pelos jovens de Matosinhos.
Nota: TEXTO EMENDADO EM 06.02.2007, ÀS 18h45.
Foram retiradas as referências à largura mínima exigível. Nas competições nacionais organizadas pela FPF o regulamento continua a referir 90 x
45 metros (medidas mínimas) e 120 x
90 metros (medidas máximas).
O autor do texto pensava que já teria sido uniformizado o regulamento com as medidas definidas pela UEFA e FIFA: 100 x
64 metros (medidas mínimas) e 110 x
75 metros (medidas máximas).
Nas competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a situação é diferente. O Artigo 42.º (Condições do recinto de jogo), do regulamento de competições, refere o seguinte:
"1. O terreno de jogo para a realização de jogos das competições oficiais deve obedecer às seguintes condições:(…) c) Ter o comprimento de 105 m e a largura de 68 m, não podendo, em caso algum, tais medidas serem respectivamente inferiores a 100 e 64 metros". As minhas desculpas pelo lapso.