sexta-feira, 6 de abril de 2007

Diplomas de Sócrates

Há dois anos que um blogue analisa as polémicas habilitações de José Sócrates. Aqui.

Andaste em quantos?

Quantos institutos e universidades frequentaste até conseguir o diploma de licenciado?

Um?
Dois?
Três?
Mais de três?

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Já viste a data do diploma?

O teu diploma também foi assinado ao domingo?

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Mau demais (*)

Ontem, ao contrário do habitual, foi dia de votações na Assembleia da República. Esta quarta-feira, não se poderá, por isso, repetir a cena triste do ano passado, quando dos 230 deputados, 79 faltaram à votação em resultado de uma fuga massiva para gozarem férias antecipadas.

Este ano, o Presidente da Assembleia ficou livre de embaraços.
Não terá de voltar a requerer justificações de faltas aos colegas nem se verá obrigado a marcar, outra vez, dezenas de faltas injustificadas e menos ainda a recusar algumas justificações por falta de fundamento.

Mas Gama sai de novo a perder, ao mostrar-se incapaz de evitar, pelo segundo ano consecutivo, o desprestígio da instituição a que preside. Para que não se repetisse a vergonha do ano passado, com a sala praticamente vazia, e para que não se voltasse a ouvir nos media a vozearia contra a bagunça parlamentar, este ano, a Conferência de Líderes decidiu antecipar num dia as votações.

Ficou salva a honra do convento? Não ficou.
Foi mais um tiro no pé de uma classe política altamente desprestigiada. O estratagema vem apenas confirmar o que se temia: incapazes de impor disciplina e de impedir a repetição do desastre, os líderes parlamentares optaram por facilitar a fuga, antecipando a previsível repetição da escandaleira.

É caso para dizer, que é mau demais, mas é verdade.

(*) - texto de Graça Franco, jornalista da Rádio Renascença, divulgado esta manhã na "página 1"

Homenagem justa


Guilherme Luís, massagista da Académica/OAF, vai ser homenageado no próximo dia 21 de Abril.

Os convites podem ser adquiridos no Quiosque Sousa (Portagem), Associação de Futebol de Coimbra (Rua Ferreira Borges), Junta de Freguesia dos Olivais, Clube da Comunicação Social de Coimbra (Rua Figueira da Foz) e Estádio Cidade de Coimbra.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Notícias cá da terra

Juros em Portugal são mais do dobro da Zona Euro
Recorrer ao crédito para comprar um carro ou um computador em Portugal custa, só em juros, mais do dobro do que nos restantes países da Zona Euro.
As instituições financeiras portuguesas são mesmo as que praticam as taxas mais altas no espaço da moeda única, de acordo com os últimos dados publicados pelo Banco Central Europeu (BCE) referentes a Janeiro de 2007.
Em Portugal, a média dos juros praticada ascendeu, em Janeiro, a 15,84% nos novos contratos (realizados nos últimos 12 meses), enquanto que a média da Zona Euro se situou em 6,7%.
******
Espanha seduz portugueses
Os portugueses habituaram-se, em período de Páscoa, à invasão de espanhóis. Mas uma outra acontece, todos os dias, em sentido contrário.
Milhares de portugueses, sobretudo os que vivem próximo da raia, são atraídos pelas compras em Espanha. Os preços são mais baixos e ainda há o bónus de se encher o depósito do carro com menos euros.
A discrepância do IVA e, no caso dos combustíveis, do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos), estão a cavar um "fosso" cada vez maior entre o custo de vida português e espanhol, e, consequentemente, a arrastar milhares de consumidores para o país vizinho.

Piada

- Onde é que tu estavas? - pergunta a mãe à menininha.

- No quarto, a brincar aos médicos com o Joãozinho. Ele era o médico e eu a doente.

A mãe dá um grito e um salto da cadeira.

- Aos médicos!?!

- Médicos da Caixa, mãe... Ele nem me atendeu!

(enviada pela amiga habitual)

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Tiragens dos jornais

"Diários generalistas venderam menos 12.750 exemplares por dia". A notícia está no sítio da "Meios e Publicidade". Aqui.

A Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT) é a entidade que certifica os "números".

No que diz respeito à Imprensa Regional (onde se incluem os dois jornais diários que se publicam em Coimbra), os dados estão disponíveis aqui.

domingo, 1 de abril de 2007

Treinador irritado

Manuel Machado, há instantes, na conferência de Imprensa após o Académica-U. Leiria (0-0), afirmou que os candidatos à presidência do clube deveriam estar calados (num recado directo para Jaime Soares, que hoje é notícia no "Diário de Coimbra") e abandonou a sala, irritado, depois de lembrar que fez a 4.ª classe há muito tempo.