terça-feira, 3 de abril de 2007

Notícias cá da terra

Juros em Portugal são mais do dobro da Zona Euro
Recorrer ao crédito para comprar um carro ou um computador em Portugal custa, só em juros, mais do dobro do que nos restantes países da Zona Euro.
As instituições financeiras portuguesas são mesmo as que praticam as taxas mais altas no espaço da moeda única, de acordo com os últimos dados publicados pelo Banco Central Europeu (BCE) referentes a Janeiro de 2007.
Em Portugal, a média dos juros praticada ascendeu, em Janeiro, a 15,84% nos novos contratos (realizados nos últimos 12 meses), enquanto que a média da Zona Euro se situou em 6,7%.
******
Espanha seduz portugueses
Os portugueses habituaram-se, em período de Páscoa, à invasão de espanhóis. Mas uma outra acontece, todos os dias, em sentido contrário.
Milhares de portugueses, sobretudo os que vivem próximo da raia, são atraídos pelas compras em Espanha. Os preços são mais baixos e ainda há o bónus de se encher o depósito do carro com menos euros.
A discrepância do IVA e, no caso dos combustíveis, do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos), estão a cavar um "fosso" cada vez maior entre o custo de vida português e espanhol, e, consequentemente, a arrastar milhares de consumidores para o país vizinho.

Sem comentários: