sábado, 21 de junho de 2008

PSD: imagens que matam

É meio-dia.
A SIC Notícias acaba de fazer um "directo" do Congresso do PSD, em Guimarães.
Lá dentro, na sala, pouca gente a ouvir as intervenções.
Cá fora, à porta do pavilhão, dezenas e dezenas de congressistas conversam animadamente ao sol, rostos sorridentes, "à espera" de serem captados pelas câmaras de televisão e de poderem dizer uma palavrinha em directo.

Quando há uma liderança que defende uma nova era, de rigor, para o partido, imagens como estas são... mortais.

(Mas, afinal, os "figurantes" são os mesmos, quer se trate do tempo de Manuela, de Meneses, de Mendes, de Santana, de Marcelo ou de Cavaco - uffff...)

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Novos "retalhos" do Euro

PORTUGAL-ALEMANHA
Os alemães prepararam o jogo com Portugal até ao mais ínfimo pormenor. Não sei se repararam, mas até a colocação dos jogadores no túnel de acesso ao relvado mereceu atenção especial. Naqueles minutos que antecedem a entrada em campo, apenas há uma posição definida: a do "capitão", que deve estar à frente do grupo. Viram quem estava ao lado do guarda-redes Ricardo? Pois era, precisamente, Schweinsteiger. Aqueles minutos devem ter sido bastante dolorosos (e intranquilizadores) para o guardião português.

ÁRBITROS
Alguns árbitros demoram muito tempo a mostrar o cartão amarelo depois de terem assinalado a respectiva falta. Ninguém me tira da ideia que a decisão de "amarelar" ou "avermelhar" pode chegar pelo... ouvido.

ORGANIZAÇÃO
Depois de ter "andado" pelo Euro 2004, pelo "Mundial" de 2006 e pelo Euro 2008 não tenho dúvidas nenhumas em afirmar que a organização suíça é a pior de todas. Portugal (2004) e Alemanha (2006) demonstraram grande capacidade organizativa, com ligeira vantagem para os alemães.

SCOLARI
Diz-se agora que Scolari assinou pelo Chelsea antes do início da fase final do "Europeu". Ou seja, ele já era um treinador de clube ao mesmo tempo que era treinador da selecção. E um clube importante, com vários jogadores na equipa portuguesa.

RONALDO
Mais uma vez, aquele que muitos consideram o melhor jogador do mundo não conseguiu "mostrar-se" numa grande competição. Pode ter sido a lesão no pé, pode ter sido a relação com Nereida, pode ter sido o "namoro" do Real Madrid... Pode ter sido muito coisa, mas a dura realidade é esta: o Ronaldo que jogou na Suíça nunca passou de um jogador mediano.
(Outra verdade indesmentível: Ronaldo entrou no estágio a afirmar que «dentro de dois ou três dias» haveria novidades quanto ao seu futuro; acabado o campeonato, continua a dizer que «dentro de dois ou três dias» tudo se decidirá. Não é difícil concluir em que é que ele andou a pensar no último mês...)

Solidariedade masculina

(Como hoje estou "de ressaca", devido à eliminação da equipa portuguesa no Campeonato da Europa – lá se foram, mais uma vez, 4 bilhetes para uma final... –, deixo aqui uma piada deliciosa, bem a propósito neste final de tarde de sexta-feira.)

Num supermercado, dois homens esbarram com os seus carrinhos de compras.
– Desculpe, mas estava meio distraído. Estou a procurar a minha mulher que não sei onde se encontra.
– Mas que coincidência, eu também estou a procurar a minha. A propósito, como é a sua?
– É morena, tem um corpo esbelto, cabelos pretos até à cintura, peito duro e empinado para a frente, sem soutien e está a usar um vestido preto, meio transparente, com um decote grande na frente.
– E a sua?
– A minha que se lixe, vamos mas é procurar a sua!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

EMPC continua viva!

ENCONTRO-CONVÍVIO
AMIGOS DA ESCOLA DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DE COIMBRA

Prezados Professores, Colegas e Funcionários da Escola do Magistério Primário de Coimbra

É com grande prazer que a nova (e muito inexperiente) comissão organizadora vos convida para o encontro dos AMIGOS de uma singular ESCOLA DEMOCRÁTICA DE VALORES que nada mais fez do que formar GENTE DE VALOR!
Dando continuidade a esta tão nobre missão de rever pessoas de excelência e relembrar momentos inesquecíveis, vividos por pessoas insubstituíveis, reservamos para todos um ENCONTRO MEMORÁVEL.

Dentro deste contexto, gostaríamos de ter a presença de todos aqueles que, de forma privilegiada, foram docentes, alunos ou funcionários na Escola do MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DE COIMBRA.

Podemos apenas prometer, a todos, que esta comissão organizadora está a preparar algumas surpresas agradáveis, para o dia 05/07/2008, que culminarão com um almoço de convívio. O preço por pessoa dependerá do número de participantes (entre 20 a 30 euros por pessoa), sendo para nós muito importante a confirmação da vossa presença para avançar com este encontro.

É por tudo isso que conclamamos desde já a vossa participação, pois no dia 5 de Julho farão parte de um evento inesquecível, histórico.

Comissão Organizadora
Fátima Martins – martins.mariaf@gmail.com
Paula Salvador – paula.costa67@gmail.com
Ondina Paiva – ondinapaiva@hotmail.com
Mafalda – mafalda.olaio.@gmail.com
Maria José Moleiro – mjmoleiro@gmail.com

Francês em apuros

Nunca gostei da arrogância do seleccionador francês.
Hoje, depois do fracasso da selecção gaulesa no Euro 2008, o homem parece estar em apuros.
Não fico feliz por isso. Mas também não o lamento.

A Página

(clique na imagem para ampliar)

"Centro" de ontem

quarta-feira, 18 de junho de 2008

terça-feira, 17 de junho de 2008

Euro 2008: jogos em duplicado

As novas tecnologias permitem-nos vivências até há pouco impensáveis.
Hoje, vi "integralmente" dois jogos do Euro 2008 disputados ao mesmo tempo, com apenas um televisor.
Foi uma experiência interessante.

Explico: acompanhei o Itália-França através da BBC One, presente no satélite Astra dos 28,2º Este (no televisor) e o Holanda-Roménia através da Internet, no endereço especial que a TVI disponibiliza durante o Campeonato da Europa (no computador portátil).

O mundo está (mesmo) muito diferente.

PS - A opinião sobre aquilo que vi está no local habitual.

Milagre da multiplicação

("recorte" da 1.ª página do "Público" de hoje)

Voltei

Tinha escrito que o blogue iria "hibernar" até hoje.
Cumpriu-se a previsão. Com uma ligeira alteração: em vez de "hibernar", o blogue acabou por "invernar".

À noite, menos de 10 graus.
De dia, com sorte, a temperatura pode aproximar-se dos 20 graus.
E chuva. Muita chuva.
É assim o Verão na Suíça.

(Agora há que retomar o ritmo normal de trabalho. Comecei cedinho, hoje, ainda antes das 8h00. Mas prometo algumas "sensações suíças" logo que tenha um pouco de tempo disponível. Já agora, uma confissão: é bom estar de volta.)