sábado, 7 de junho de 2008

Retrato português

Ela:
- O Modelo está praticamente vazio. E as poucas pessoas que lá vi andavam a comprar amendoins e champanhe...

São 6 da tarde de sábado.
A estreia de Portugal no Euro 2008 é já a seguir.

Jornada

(clique na imagem para ampliar)

Está nas bancas o n.º 2 do semanário "Jornada".
Escrevi uma "crónica bem disposta", num registo entre o irónico e o familiar, a convite do antigo companheiro de trabalho Nuno Dias.
O resto do jornal vale bem o euro que custa.

Caminhada pela Selecção


Foi uma manhã de sábado diferente.
Por iniciativa do "Diário de Coimbra", caminhei da Praça 8 de Maio até ao Parque Verde do Mondego, com passagem pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Agradável.
E ainda me ofereceram uma t-shirt, uma bandeira, um pêssego, uma garrafa de água e o jornal.

PS - O passeio serviu para comprovar que as margens do Mondego estão diferentes para (muito) melhor. Mas também são vários os sinais de desleixo. É o mal português: não sabemos cuidar do que temos.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sócrates: incidente de percurso

«Dizem-me que José Sócrates anda muito irritado. Não é importante. O importante é cada vez haver mais pessoas desenganadas; Portugal estar num beco sem saída; e a “alternativa” ser assustadora. Sócrates não consegue, por inépcia, dar resposta aos problemas que se lhe apresentam. E não consegue porque, como acentuou Joaquim Aguiar, anteontem, na SIC-Notícias, não está preparado para dirigir o País. Ele foi um incidente de percurso. Sem deixar de ser desastroso.»
(Baptista-Bastos, in "Jornal de Negócios")

Euro 2008 não vai ser fácil


Começa amanhã a aventura portuguesa no Euro 2008 e o mais natural é tentar agora prever a carreira da equipa comandada por Scolari.

Não estou particularmente optimista.
A juntar aos factores habituais que levam a selecção portuguesa a claudicar nos momentos decisivos, há um conjunto de circunstâncias que em nada favorecem a equipa nacional.

Eis algumas:
- a forma atabalhoada como foi conseguido o apuramento, sem qualquer vitória sobre os três principais adversários;
- a agressão e consequente castigo de Scolari, facto que o coloca numa posição fragilizada perante árbitros e dirigentes da UEFA;
- a recente recusa da participação do FC Porto na Liga dos Campeões, que inevitalmente desprestigia o futebol português no seu todo;
- a novela em torno da ida de Cristiano Ronaldo para Madrid, pela instabilidade que terá provocado no atleta;
- a juventude de muitos dos jogadores, confrontados pela primeira vez com as exigências de uma fase final do "Europeu";
- a tradicional teimosia de Scolari na escolha da equipa titular, aliada à sua já conhecida "moleza" para alterar o rumo dos acontecimentos quando as coisas não estão a correr bem;
- a predisposição dos árbitros para interpretar as constantes quedas dos jogadores portugueses como simulações.

Do lado contrário, o das mais-valias, contamos sobretudo com a presença do melhor jogador do mundo. Com um Cristiano Ronaldo "em grande", a selecção portuguesa será uma; com ele "em baixo", a equipa será outra.

Cristiano Ronaldo é, de facto, a nossa grande esperança, mesmo se o madeirense ainda não conseguiu mostrar que é um jogador decisivo nos grandes momentos. Aí ele costuma "apagar-se".

Não estou, por tudo isto, muito optimista.
Mas desejo - como todos os portugueses - que a selecção possa fazer uma campanha vitoriosa. Para alegria do vasto mundo lusitano espalhado pelos quatro cantos da Terra e, também para que eu possa ter o prazer de os ver jogar no próximo dia 29, em Viena.
O bilhete já está pago.

Nova lei

«Os bancos vão ser obrigados a controlar as contas dos políticos. A lei de combate ao branqueamento de capitais foi ontem publicada e entra em vigor para a semana, depois de um processo da comissão europeia contra Portugal por não transpor uma directiva comunitária de 2005.

Tal como os bancos, também comerciantes ou mediadores de seguros têm de passar a identificar e ter particulares cuidados com políticos e outros clientes que façam operações e/ou transacções de mais de 15 mil euros.»
(in RCP)

Sócrates: o declínio


«Os dados do Barómetro Político Marktest de Maio revelam uma descida acentuada (quase 11%) na imagem de José Sócrates, que é agora o líder político com pior saldo de imagem.»

Para quem aposta tanto na imagem, como é o caso do actual primeiro-ministro, estes dados são ainda mais significativos.

Confirma-se: começou a queda de Sócrates.
Estou certo que o primeiro socialista a chefiar um Governo com maioria absoluta vai tombar com grande estrondo.

ANEXO

DESEMPREGO: 7,9%

INFLAÇÃO: 3,0%

PIB: 1,6%

Governo não acerta uma só previsão. OCDE revê em baixa crescimento e emprego, só a inflação sobe.
(anexo retirado da Net)

Ligações imprevistas

A Internet é um mundo de ligações. Clica-se, clica-se e vão-se abrindo novas páginas, novos mundos.

A Página do Mário nunca solicitou (ou sugeriu, sequer) a colocação de ligações em outros blogues. E por uma razão simples: ainda não tive tempo de criar aqui um espaço para as ligações a outros blogues.

Há, no entanto, alguns blogues que têm ligações para esta "Página". Que agradeço, naturalmente. Ligações que têm alguma explicação.

Hoje, porém, descobri por mero acaso uma ligação para a qual não encontro qualquer explicação: A Página do Mário está presente num blogue de S. Luís do Maranhão (Brasil).
Fica o registo.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Moção de censura

Estou a acompanhar o debate da moção de censura na Assembleia da República através da RTP2.
Quando falam os deputados da Oposição há um forte ruído de fundo, que também se ouve quando fala o primeiro-ministro.
Um problema técnico, que incomoda e... leva a mudar de canal.

Camisolas "falsas"?

«A Nike acusou a Modelo Continente de estar a vender camisolas da Selecção Nacional de Futebol não licenciadas, apurou o Jornal de Negócios. Em causa chegou a estar um processo por contrafacção contra a empresa do Grupo Sonae mas a Modelo diz que estava autorizada por escrito pela Olivedesportos. A empresa de Joaquim Oliveira já terá reconhecido o erro.»

A pergunta de Scolari

Pergunta Scolari, num anúncio televisivo:
– Às vezes, penso: e se eu me dedicasse à vinicultura? Quem me apoiaria?
Resposta pronta de um amigo meu, simpatizante do FC Porto:
– Eu apoio. Podes ir embora.

A gasolina, o ministro e o atraso português

Uma das coisas que mais me custa é ver-me tratado, por quem nos governa, como "atrasado mental".
Volta e meia, os governantes apresentam-nos decisões como sendo originais, como "grandes descobertas", quando afinal não são mais do que cópias do que já existe noutros países. E, pior do que isso, cópias que chegam a Portugal muito atrasadas.

Perante os crescentes protestos quanto ao aumento do preço dos combustíveis, o ministro da Economia veio anunciar a criação de um sítio na Internet para publicitar os valores praticados pelos vários operadores do sector.
Trata-se de algo que existe há vários anos, por exemplo, em Espanha. E com actualização instantânea por parte dos comerciantes, obrigados a introduzir "on-line" as alterações de preço.

O "site" do Governo espanhol, com os preços dos combustíveis em todos os postos de todo o país

O mínimo que o ministro da Economia deveria ter dito era que iria copiar o que já existe no país vizinho. E deveria ter a humildade (coisa que falta neste Governo de Sócrates) de pedir desculpa pelo atraso de tantos anos.

Não se percebe, também, o facto de não serem afixados nas auto-estradas os preços praticados nas diferentes áreas de serviço, para que o cidadão possa abastecer onde lhe for mais conveniente. É coisa que já existe há décadas (!!!) por essa Europa fora.

É nestes pequenos pormenores que se vê quais os Governos que estão (ou não) ao serviços dos cidadãos. E quais os que defendem a verdadeira concorrência.

PS - Consultando os dados, verifica-se que os preços da gasolina 95 sem chumbo podem variar em Salamanca entre 1,178 e 1,219 (diferença de 0,041, cerca de 8 dos antigos escudos), enquanto em Badajoz essa variação é entre 1,125 e 1,214 (diferença de 0,089, quase 20 escudos dos antigos!).

Petição

Petição CONTRA as comissões sobre Levantamentos em ATMs (Multibanco).

Critérios editoriais

Aquando da visita de Cavaco Silva à Madeira, a SIC repetiu várias vezes a frase de Jardim a classificar de loucos os deputados da Oposição.

Ontem, quando foi anunciada a entrevista de Pinto da Costa, julguei que a SIC iria repetir as declarações do presidente portista sobre o facto do clube não recorrer do castigo e ainda continuar com 14, 16 e 17 de avanço sobre os classificados a seguir.
Mas não, o critério foi outro.

Quanto à entrevista, deveria ser estudada nos cursos de Jornalismo como exemplo da mais perfeita inutilidade (informativa).

Houve corrupção ou tentativa de corrupção?
É normal um árbitro ir a casa do presidente do clube que vai "apitar" dali a dias?
E as prostitutas?

Não, não se falou disto.
Falou-se de pareceres de professores de Direito, como se o estúdio de televisão fosse um qualquer tribunal de recurso.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Era uma vez...

Havia uma empresa que concorria habitualmente a concursos públicos e que, a partir de dada altura, começou a ganhá-los com grande regularidade, para espanto e desespero das suas concorrentes, até então mais preparadas para tal. Isso permitiu-lhe grandes lucros, a contratação dos melhores técnicos, o investimento em novas tecnologias. Passou a ser a maior empresa do ramo e a ganhar concursos com toda a naturalidade. Ao invés, as suas concorrentes, que muito haviam investido anteriormente no ramo, começaram a ter que despedir pessoal, a reduzir custos, a ter maiores dificuldades em ir a concursos, a entrar em dificuldades financeiras.
Até que, um dia, os rumores que há muito corriam vieram a revelar-se verdadeiros. Foi provado que essa empresa tentou corromper alguns dos decisores dos concursos. Acabou por ser condenada, embora a uma pena ligeira, já que não foi provado que as vitórias nos concursos haviam resultado dessa corrupção. Mas, nessa altura, já a empresa, embora publicamente mal vista, não tinha concorrência no ramo. E assim pode continuar a ganhar, mesmo sem necessidade, pelo menos aparentemente, de ajudas menos sérias. Só a nível de concursos internacionais é que passou por um mau bocado. A União Europeia, sabendo da condenação, impediu-a de concorrer aos seus concursos durante um lapso de tempo.
Não sei porquê, esta história lembra-me o futebol português…
(transcrito do "site" do Expresso)

Notícia do dia

Uma tarde em Viseu

Não foi uma grande tarde dentro das quatro linhas, mas houve festa sábado à tarde no Estádio do Fontelo. A exibição cinzenta de Portugal serve para tudo: pode ser presságio de um grande “Europeu” ou, por outro lado, dar razão aos que – como eu – pensam que nem tudo serão rosas nos estádios suíços. O sorteio da FPF atribuiu-me bilhetes para a final, em Viena, mas tenho receio de que, como há dois anos (também tinha bilhetes para a final em Berlim...), a história se repita e acabe por ficar em Coimbra a assistir à final do campeonato pela televisão. Há quem diga que a História não se repete, mas não tenho tanta certeza. Aguardemos.

Conversa ao intervalo
Simão Sabrosa marca de grande-penalidade
Animação antes de um jogo pouco animado
O momento dos hinos nacionais de Portugal e da Geórgia
Ronaldo chega aos balneários
Bruno Alves e Ricardo Carvalho
O lanche da selecção
Adeptos do Real Madrid esperaram o “craque” português à porta do estádio
(Reportagem fotográfica publicada hoje no jornal "Centro")

A Página

"Centro" de hoje
(clique na imagem para ampliar)

Novas mudanças em "As Beiras"

HOJE

ANTES

(clique nas imagens para ampliar)

terça-feira, 3 de junho de 2008

Mudanças no "Diário As Beiras"

HOJE

ANTES

(clique nas imagens para ampliar)

Agenda

Lousã, sexta-feira, 6 / 21h30
Apresentação do novo livro de Carlos Carranca

Coimbra, sábado, 14 / 9h00
Duelo de redes
(clique na imagem para ampliar e ler os pormenores da iniciativa)

Mourinho no Inter

As primeiras impressões da Imprensa italiana

Imagens de Portugal (I)

Milagres (Leiria)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Que nojo!

«Sempre acreditámos que havia uma margem de 20 por cento de voto livre e que aí se jogaria a vitória nestas eleições. Foi isso que aconteceu», adiantou ao PÚBLICO um dos estrategos da campanha de Ferreira Leite.
(in "Público" de hoje)

Tentemos ser racionais: se 20% dos votos são livres, os restantes 80% são votos condicionados. Por outras palavras, 80% dos votos pertencem à carneirada.
Serão estes votos democráticos?
Quem está condicionado no momento de votar é um cidadão livre?

Não tenho dúvidas: a democracia em Portugal está ao nível do pântano. (Para não utilizar outra expressão, aquela em que penso neste momento mas que não quero escrever aqui no blogue, porque o mantenho com uma característica de que não abdico: a dignidade).

Mudanças

Notícia fresquinha:
Sojormedia adquire Diário As Beiras e gráfica de Coimbra
Aqui.

Selecção: nuvens no horizonte

GENEBRA
Portugal-TurquiaGENEBRA
Rep. Checa-Portugal
BASILEIA
Suíça-Portugal
Ou seja, "traduzindo" para o futebol: duas vitórias sofridas e um empate? Ou dois empates e uma derrota?