quinta-feira, 5 de junho de 2008

A gasolina, o ministro e o atraso português

Uma das coisas que mais me custa é ver-me tratado, por quem nos governa, como "atrasado mental".
Volta e meia, os governantes apresentam-nos decisões como sendo originais, como "grandes descobertas", quando afinal não são mais do que cópias do que já existe noutros países. E, pior do que isso, cópias que chegam a Portugal muito atrasadas.

Perante os crescentes protestos quanto ao aumento do preço dos combustíveis, o ministro da Economia veio anunciar a criação de um sítio na Internet para publicitar os valores praticados pelos vários operadores do sector.
Trata-se de algo que existe há vários anos, por exemplo, em Espanha. E com actualização instantânea por parte dos comerciantes, obrigados a introduzir "on-line" as alterações de preço.

O "site" do Governo espanhol, com os preços dos combustíveis em todos os postos de todo o país

O mínimo que o ministro da Economia deveria ter dito era que iria copiar o que já existe no país vizinho. E deveria ter a humildade (coisa que falta neste Governo de Sócrates) de pedir desculpa pelo atraso de tantos anos.

Não se percebe, também, o facto de não serem afixados nas auto-estradas os preços praticados nas diferentes áreas de serviço, para que o cidadão possa abastecer onde lhe for mais conveniente. É coisa que já existe há décadas (!!!) por essa Europa fora.

É nestes pequenos pormenores que se vê quais os Governos que estão (ou não) ao serviços dos cidadãos. E quais os que defendem a verdadeira concorrência.

PS - Consultando os dados, verifica-se que os preços da gasolina 95 sem chumbo podem variar em Salamanca entre 1,178 e 1,219 (diferença de 0,041, cerca de 8 dos antigos escudos), enquanto em Badajoz essa variação é entre 1,125 e 1,214 (diferença de 0,089, quase 20 escudos dos antigos!).

Sem comentários: