sábado, 21 de fevereiro de 2009

Sábado gordo

Foi um sábado agradável.

Começou com um "descafeinado", manhã cedo, na esplanada do Forum. Mais do que a bebida, que tinha o sabor habitual, gostei do "Expresso", cujo 1.º caderno li de fio a pavio, com interesse, durante quase uma hora.
Apreciei, acima de tudo, o texto do director do jornal, na página 3. Passe a imodéstia, escrevi aqui no blogue há uma semana algo de semelhante: mais do que económica, a crise que vivemos é de valores éticos e morais.
Fiquei feliz por ver que, afinal, ainda não perdi a capacidade de raciocinar e analisar a realidade. (Logo que possível publicarei aqui o texto de Henrique Monteiro.)

Gostei ainda de ficar a conhecer a decisão do PSD de vetar o nome de Freitas do Amaral para Provedor de Justiça. Nada de mais correcto.

Acompanhei com interesse o Sporting-Benfica. Grande jogo! Um golo fabuloso da Liedson e a confirmação da falta de categoria dos árbitros portugueses, mesmo daqueles que ostentam a insígnia da FIFA.

Finalmente, neste sábado gordo pleno de sensações positivas, decidi escrever o "Manifesto Político de um Cidadão Como os Outros". Será uma "proposta eleitoral", dirigida aos partidos políticos, com as condições que julgo necessárias para que eu possa participar nas próximas eleições - votando, como é óbvio.
Se essas condições não estiverem reunidas (ou, pelo menos, grande parte delas), só desejo que os dias das eleições tenham bom tempo... para poder ir para a praia.

Vitória algo amarga

A minha equipa venceu hoje o Lousanense por 4-2 (2-2 ao intervalo), terminando a 1.ª fase do campeonato com a melhor classificação de sempre do Vigor no "Nacional" de juniores (5.º lugar), mas com um sabor algo amargo.

A classificação final foi a seguinte: Odivelas, 51; Alverca, 45; Naval, 40; Loures, 39; VIGOR, 39; Portomosense, 37.

Os três primeiros vão discutir a subida à 1.ª divisão, enquanto o Loures (que fica à frente do Vigor, por golos, no desempate entre ambos) irá disputar um "jogo de apuramento" com o 4.º classificado de outra série.
Ou seja: ao Vigor faltou um ponto para ficar no 4.º lugar ou faltaram dois pontos para ficar no 3.º lugar.
(O balanço desta fase do campeonato será feito dentro de dias, nomeadamente em comparação com a época transacta.)

Quanto ao jogo de hoje, na 1.ª parte o Lousanense deu boa luta a um Vigor algo adormecido e chegou ao intervalo com dois golos marcados e um empate no marcador.
A 2.ª parte foi dominada totalmente pela minha equipa, que no entanto só conseguiu colocar-se em vantagem a 12 minutos do fim, depois de duas bolas terem embatido na trave da baliza lousanense.

A evolução do marcador foi a seguinte:

7 min, 0-1, numa bola que cruzou a área
9 min, 1-1, Fernando, de cabeça, a passe de cabeça de Janine
12 min, 2-1, Flávio, após "slalom" individual a passe de Breda
24 min, 2-2, na marcação de grande penalidade
78 min, 3-2, Kiko, após lançamento longo de Janine
90 min, 4-2, Nuno, em jogada espectacular, ao primeiro toque, entre Nuno, Breda, Girão e novamente Nuno

A minha equipa não fez uma grande exibição mas mereceu inteiramente a vitória, num jogo onde mais de uma dúzia dos atletas em campo já tinham sido companheiros de equipa e havia "adversários" que são amigos e passam férias juntos.
O Lousanense, 12.º e último do campeonato, jogou com muita dignidade e "atrasou" até aos 78 minutos o triunfo do Vigor, provando que - com um pouco de sorte - poderia ter obtido melhor classificação.

O trio de arbitragem foi constituído por duas mulheres e um homem. A árbitra, que apitava ao mínimo contacto físico e necessita de rever o conceito de "pé em riste" (*), não merece mais do que 13 valores.

(*) Logo no 2.º minuto, assinalou "jogo perigoso" quando um jogador da minha equipa saltou de costas (!) voltadas para um adversário que, a 2 metros de distância (!), tentava afastar a bola da área.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Momento mágico

A Balada da Despedida do VI Ano Médico («Coimbra tem mais encanto / na hora da despedida...») é uma das mais belas canções de Coimbra.

Há outra, porém, que vai sendo cada vez mais conhecida.
É a lindíssima Balada de Despedida do 5.º Ano Jurídico 88/89, que aqui trago na versão mais original possível: o dia em que foi tocada pela primeira vez.

Estive lá, na Sé Velha, nessa noite.
E tive a sorte de poder escrever, logo na altura, que era uma das mais belas "baladas da despedida" de sempre.

A previsão confirmou-se.
E ainda hoje recordo aquele momento mágico, na noite de Coimbra, na Sé Velha.

ADITAMENTO (em 10 de Março de 2009)
Ver comentário. Não foi «a primeira execução mas a segunda. A primeira tinha sido feita na Récita de Quintanistas no S. Teotónio, meia dúzia de dias antes».

A grandiosa rotunda na Estrada de Eiras

(imagem captada hoje, pouco depois das 9h00)

Já a elegi como a "Obra de 2008" em Coimbra (ver o "recorte" no final do texto), dadas as constantes alterações, reparações e outros trabalhos regulares.

Hoje, uma brigada de trabalhadores iniciava, logo pela manhã, aquilo que parece ir ser uma nova "reformulação" da rotunda.

Tanto dinheiro ali gasto!
Crise? Qual crise?

(clique na imagem para ampliar)

Sonho de cidadão

(imagem captada no sábado passado, às 10h30, na Solum)

Como eu gostaria de ver estes homens na minha rua.
Infelizmente, moro lá há 13 anos e nunca vi nenhum.

EXPLICAÇÃO PROVÁVEL: eu moro em Eiras, no "lado pobre" da cidade...

Pedro Couceiro a cantar fado de Coimbra



Octávio Sergio tem um blogue fantástico, autêntico serviço público cultural.
O "Guitarras de Coimbra" é um repositório de cultura, sobretudo daquela que matiza a alma de Coimbra.
Mesmo sem o reconhecimento dos que deveriam apoiar iniciativas de tanto mérito (mas talvez seja melhor assim, porque é preferível andar sozinho do que mal acompanhado), Octávio Sérgio continua a dedicar muito do seu tempo a preservar o passado e a "arquivar" o presente, ajudando assim a construir um futuro diferente, para melhor, porque alicerçado no que temos - enquanto comunidade - de específico, de singular, de valioso.

Hoje dei uma "saltada" ao blogue do Octávio, como faço de vez em quando.
E sabem o que lá encontrei?...
O consagrado Pedro Couceiro, piloto de automóveis, a cantar um fado de Coimbra aos 9 anos de idade!

O texto que acompanha o video diz o seguinte: «Fernando Paulo Ferreira enviou-me este vídeo com Pedro Couceiro a cantar quando tinha 9 (?) anos. Está a ser acompanhado à guitarra pelo pai, Carlos Couceiro, por Frias Gonçalves e Francisco de Vasconcelos, e à viola por Carlos Figueiredo e Ferreira Alves.»

Vale a pena ouvir o fado e, depois, dar uma saltada ao "site" de Pedro Couceiro, onde ele fala da sua fase infanto-juvenil como cantor, que lhe chegou o valer o "Prémio de melhor voz nacional", num festival internacional realizado na Figueira da Foz.

Quer queiram quer não, Coimbra sempre foi diferente.
E ainda continua a sê-lo, apesar de alguns tudo fazerem para que isso não aconteça.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Crónica

(clique na imagem para ampliar)

Blogue actualizado

Está actualizado o blogue onde se acompanha o campeonato da minha equipa, com as fotos do jogo disputado em Fátima.
No próximo sábado, o Vigor recebe o Lousanense, em Fala, às 15 horas, no último encontro da 1.ª fase do campeonato.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Estarei a ficar maluco?

Os preços do petróleo seguiam a negociar em queda nos mercados internacionais, estando a cotar em valores inferiores aos 40 dólares no mercado londrino, o que não acontecia desde Dezembro.

A Galp Energia e a Cepsa alteraram esta meia-noite os preços dos combustíveis. O preço da gasolina subiu e o gasóleo diminuiu. Os comportamentos justificam-se pela evolução dos preços das matérias-primas nos mercados internacionais.
(in "Jornal de Negócios")

Duas notícias diferentes.
Mas ambas do mesmo dia: hoje.

(Peço desculpa, mas creio que a resposta à pergunta do título é NÃO...)

Crise académica

"Diário As Beiras" de hoje

"Record" de hoje

(clique nas imagens para ampliar)

Ucrânia marcha

Perante esta foto haverá sempre quem esteja tentado a dizer: "Ucrânia na Nato, já!"
(apanhada aqui)

Educação segundo o PS

Mais palavras para quê?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Brincadeiras da bola

Liga: Pedro Proença avaliado com 2,4 no FC Porto-Benfica por não ter assinalado penálti sobre Lucho

O árbitro Pedro Proença foi avaliado com a nota 2,4 no FC Porto-Benfica devido a não ter assinalado penálti no lance em que Lucho González foi tocado por Reyes, o que segundo o relatório do observador lhe custou um ponto.
"Não assinalou grande penalidade contra a equipa B [Benfica], por falta do seu jogador nº 6 [Reyes], que, dentro da sua área de grande penalidade, rasteirou o adversário nº 8 [Lucho González]...", lê-se no relatório do observador José Gonçalves, a que a Agência Lusa teve acesso.

Digam-me lá se isto não é brincar com a inteligência das pessoas.
Brincam aos futebóis e depois admiram-se que haja quem, como eu, decida não gastar nem mais um cêntimo com esta pouca vergonha.

(Já não bastava que a maioria dos árbitros do escalão principal demonstrasse não ter grande "queda" para o ofício. Constata-se, agora, que a avaliação dos observadores também tem défice de qualidade... Querem um conselho: enviem a gravação do jogo à UEFA ou à FIFA e peçam a opinião de peritos em arbitragem.)

Roménia gelada