sábado, 21 de fevereiro de 2009

Vitória algo amarga

A minha equipa venceu hoje o Lousanense por 4-2 (2-2 ao intervalo), terminando a 1.ª fase do campeonato com a melhor classificação de sempre do Vigor no "Nacional" de juniores (5.º lugar), mas com um sabor algo amargo.

A classificação final foi a seguinte: Odivelas, 51; Alverca, 45; Naval, 40; Loures, 39; VIGOR, 39; Portomosense, 37.

Os três primeiros vão discutir a subida à 1.ª divisão, enquanto o Loures (que fica à frente do Vigor, por golos, no desempate entre ambos) irá disputar um "jogo de apuramento" com o 4.º classificado de outra série.
Ou seja: ao Vigor faltou um ponto para ficar no 4.º lugar ou faltaram dois pontos para ficar no 3.º lugar.
(O balanço desta fase do campeonato será feito dentro de dias, nomeadamente em comparação com a época transacta.)

Quanto ao jogo de hoje, na 1.ª parte o Lousanense deu boa luta a um Vigor algo adormecido e chegou ao intervalo com dois golos marcados e um empate no marcador.
A 2.ª parte foi dominada totalmente pela minha equipa, que no entanto só conseguiu colocar-se em vantagem a 12 minutos do fim, depois de duas bolas terem embatido na trave da baliza lousanense.

A evolução do marcador foi a seguinte:

7 min, 0-1, numa bola que cruzou a área
9 min, 1-1, Fernando, de cabeça, a passe de cabeça de Janine
12 min, 2-1, Flávio, após "slalom" individual a passe de Breda
24 min, 2-2, na marcação de grande penalidade
78 min, 3-2, Kiko, após lançamento longo de Janine
90 min, 4-2, Nuno, em jogada espectacular, ao primeiro toque, entre Nuno, Breda, Girão e novamente Nuno

A minha equipa não fez uma grande exibição mas mereceu inteiramente a vitória, num jogo onde mais de uma dúzia dos atletas em campo já tinham sido companheiros de equipa e havia "adversários" que são amigos e passam férias juntos.
O Lousanense, 12.º e último do campeonato, jogou com muita dignidade e "atrasou" até aos 78 minutos o triunfo do Vigor, provando que - com um pouco de sorte - poderia ter obtido melhor classificação.

O trio de arbitragem foi constituído por duas mulheres e um homem. A árbitra, que apitava ao mínimo contacto físico e necessita de rever o conceito de "pé em riste" (*), não merece mais do que 13 valores.

(*) Logo no 2.º minuto, assinalou "jogo perigoso" quando um jogador da minha equipa saltou de costas (!) voltadas para um adversário que, a 2 metros de distância (!), tentava afastar a bola da área.

2 comentários:

João Luís Gomes LINO disse...

Pela verdade e unicamente pela verdade...

Caríssimo Mário

Durante esta semana, numa das minhas habituais incursões pelo seu extraordinário blogue, dei conta de um recorte, que tal como questionava ou admitia questionável, não tinha espaço nem legitimidade, para ombrear com tanta coisa boa e credível que aqui podemos encontrar, e pode crer que muitas das vezes, aqui se encontra tudo o que queremos de uma forma clara, límpida e excelentemente filtrada, com um pingo de humor (bastante salutar) à mistura. Felizmente que quis o bom senso de alguém, quiçá o seu, que o mesmo recorte tivesse sido excluído deste seu espaço... Refiro-me como decerto, já me fiz entender, à crónica relativa ao jogo Benfica de Castelo Branco - Loures, que para além de tendenciosa (não se esperava outra coisa)... era, o que é mais triste, mentirosa e falha de pormenor.
Não foi pela arbitragem do Sr. Paulo Brás da Guarda, que o Vigor deixou de poder lutar pela subida, não foi nem num choque fortuito, nem com o Zé Maria que o guarda-redes albicastrense foi expulso, não foi fora-de-jogo, que o Ivo Dias fez o 1.º golo do Loures e não foi devida à complacência do árbitro para com as "violentas entradas" dos jogadores do Loures que o Benfica de Castelo Branco não consumiu chegar a um resultado positivo... Mas tudo isto faz parte do futebol; agora meu Amigo, o meu caro estando em Fátima a acompanhar a sua equipa(?)... eu, jamais acreditaria se não o tivesse visto, que viesse colocar neste seu espaço que considero bastante credível, uma coisa que tanto o empobrecia. Podia ser conveniente, mas era uma mentira conveniente.
Felizmente e a bem da verdade, aquilo esteve aqui pouco tempo, de facto não merecia cá estar...
Não foi pelo 0-3 de Castelo Branco, que o Vigor da Mocidade deixou de poder lutar pela subida de divisão.
Talvez ainda nos possamos encontrar esta época, para mim, seria desejável que não, logo veremos. De qualquer das formas, renovo toda a minha estima pelas pessoas do Vigor, entre as quais o incluo, muito logicamente, embora ao longo de toda esta primeira fase tenha sentido da sua parte alguma animosidade para com a minha equipa, fruto de um episódio que apesar de triste e reprovável, graças a Deus, foi isolado, mas que nos denegriu à luz dos olhos de quem tão claramente vê, como me parece ser o caso do meu Amigo...

Cordiais saudações
João Luís Lino
(Grupo Sportivo de Loures)

Unknown disse...

Estimado João Luís,
Em primeiro lugar, muito obrigado pelo interesse que dedica a este espaço e pelo seu comentário.
O recorte a que se refere, que não é mais do que um "fait-divers", está no blogue da equipa e não neste.
Aceito perfeitamente a sua informação de que não corresponde à verdade dos factos e, por isso, vou colocar o seu texto junto do referido "recorte".
Quanto à classificação, ela reflecte o campeonato, com sortes e azares, erros próprios e alheios. Creio que este grupo dignificou o Vigor e isso é o mais importante, havendo agora tempo para preparar a próxima época com tranquilidade.
Era "engraçado" ter sido 3.º ou 4.º, mas o 5.º lugar é bem bom para uma equipa que iniciou o campeonato com o pensamento de não descer de divisão.
Votos de felicidades para si, pelos valores que transmite.
Boa sorte!
um abraço do
Mário Martins