sábado, 20 de janeiro de 2007

Recortes do dia

("Sol")

("Record")

NOTA: clique nas imagens para ampliar

ECC


Dentro de dias, uma posição sobre a polémica em redor do nome (ou melhor, do "naming") do Estádio Cidade de Coimbra (ECC).

Para mim, como já aqui escrevi há meses, ECC significa Empreendimento Comercial do Calhabé.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Euronews

O "No comment" da Euronews está disponível em "podcast".
É um "site" a visitar. Aqui.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Aqui está uma boa ideia

(iniciativa do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra)

Pergunta

E o preço da gasolina, senhor eng.º José Sócrates?

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

O novo "site" da FPF

(clique nas imagens para ampliar)

O novo "site" da Federação Portuguesa de Futebol tem funcionalidades inéditas. Uma delas é a consulta da "ficha" de cada atleta inscrito, com diversas indicações estatísticas. (falta o historial de inscrições, mas... não se pode ter tudo)

Parabéns, FPF!
A minha equipa está aqui. (basta clicar)

A ficha do meu filho, como todas as outras, tem uma foto desactualizada.
A imagem actual dele (em cima) é muito diferente.

Futebol jovem: assim, sim!

O prometido é devido. Por isso, trago aqui duas histórias de que tomei conhecimento no domingo passado, em Alcochete. Uma de cada clube.

Sporting e U. Leiria têm equipas de juvenis que já são... “selecções”! O Sporting tem uma selecção nacional, com jogadores de praticamente todo o país: há jovens do Algarve, de Trás-os-Montes, das Beiras, etc. A U. Leiria, com meios modestos, tem jovens atletas das redondezas, mas também eles a viverem longe das famílias.
Em ambos os casos, os dirigentes desportivos têm de assumir a sua função com especiais cuidados na vertente formativo-educativa.
Nem poderia ser de outro modo.

CASO 1
Todos os dias, o jogador era levado à porta da escola por um responsável do clube. Chegado o final do 1.º período, verificou-se que o jovem tinha um considerável número de faltas às aulas.
(Ou seja, o jovem entrava na escola, mas depois...)
Decisão imediata: abandono do clube, com regresso à casa paterna.
Comentário de alguém que o conhecia bem: “É uma pena que tenha ido embora. Era o melhor jogador da equipa!”.

CASO 2
Terminado o 1.º período de aulas, os responsáveis do clube quiseram conhecer as avaliações escolares. E rapidamente concluíram que vários jogadores estavam com dificuldades a Matemática.
Decisão imediata: contratar uma explicadora, a expensas do clube, para ajudar os jovens jogadores a superar o problema.
As explicações começaram na passada segunda-feira, dia 15.

* * * * * *

Há anos que defendo que o futebol jovem (dito, até, de formação) deve dar especial atenção à escola, para defesa dos próprios atletas, muitos deles inebriados pelo brilho das grandes “estrelas da bola” que sonham um dia também ser.
Um jovem que veja existir articulação entre a escola e o clube, os resultados escolares e a prática desportiva, sentir-se-á mais motivado para tentar ser melhor estudante e melhor jogador.

Ao longo dos anos, tenho sido uma voz praticamente solitária, criticado até. Mas continuo convencido que este é o único caminho possível.
Sofro quando me informam que um jovem de 16 anos diz aos pais que não quer estudar porque pretende ser profissional de futebol. E sofro porque é fácil prever o que o futuro lhe pode reservar.

Um dia, no tempo em que as selecções jovens portuguesas de futebol ganhavam tudo o que havia para ganhar, um jornalista estrangeiro desabafou: “Vocês ganham tudo nestas idades, porque os nossos jovens estão na escola, a estudar, enquanto os vossos só jogam à bola”. Era (é) verdade.
E acrescentou: “Vamos ver o que é que vocês ganham quando chegarem a seniores”.
Na realidade, Portugal já foi campeão europeu e mundial... em jovens. Nos mais crescidos, nada.

* * * * * *

A terminar, apenas uma “nota de rodapé”: se há clube vocacionado para este trabalho de acompanhamento da realidade escolar dos atletas é a Académica, por toda a história, todo o simbolismo, toda uma filosofia e cultura “sui generis”.
No entanto, isso não acontece em Coimbra.
Felizmente, há clubes que pensam de maneira diferente.

Alcochete, domingo de manhã, do outro lado da vedação da Academia do Sporting...
Sem comentários.

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Bélgica


******
Até os cadeados levaram...

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Bruno e André

Bruno Simões

André Gonçalo
(clique nas imagens para ampliar)

No domingo, estando em Lisboa, atravessei a ponte e fui ver o Sporting-U. Leiria em juvenis. Menos de meia hora de viagem e... já lá estava.

A razão é simples: no Sporting jogam dois jovens que foram da "minha equipa" durante vários anos (o André e o Bruno) e que se transferiram para o Sporting no final da primeira época como iniciados. Ou seja: estão há três anos a viver na Academia de Alcochete.

O jogo foi fácil para os "leõezinhos", até porque os leirienses apareceram com um guarda-redes inexperiente. Resultado final: 6-0.

O Bruno jogou o tempo todo, sem problemas, personalizado, em estilo de "defesa-central mandão". O André entrou a 20 minutos do final, ainda a tempo de demonstrar a sua velocidade e força de remate: "deu" um golo a um companheiro (que rematou à trave) e marcou um, num "tiraço" já na área, depois de se ter isolado nas costas dos "centrais" adversários.

Na U. Leiria jogaram dois jovens que, em Junho, estiveram a treinar na Académica. Ambos foram titulares e um deles, o médio centro, foi talvez o melhor dos visitantes.

A ida a Alcochete serviu, também, para confraternizar com os pais do André, do Bruno e deste jovem de Leiria. E - surpresa! - com a Jacinta, que estando a passar o fim-de-semana em Sesimbra não deixou de também dar um salto à Academia do Sporting.
O melhor do futebol é isto mesmo: o convívio que se estabelece, criando novas amizades e formando quase novas famílias.

Foram três horas bem passadas. E que, por outro lado, permitiram conhecer atitudes educativas que os dois clubes (Sporting e U. Leiria) assumem com os seus jovens jogadores.
(Logo que tenha tempo, contarei aqui duas histórias exemplares, de que fiquei conhecedor no domingo passado, que mostram como o futebol jovem pode - e deve - ser conduzido).

[NOTA: Actualizado em 16.01.2007]

domingo, 14 de janeiro de 2007

Domingo desportivo



A minha equipa não jogou hoje.
Andei pelo Sul...
(mais pormenores amanhã)