sábado, 10 de maio de 2008

Opinião de um homem do futebol

«não sou juíz, polícia, deus ou carrasco!
este blogue é, tão simplesmente, um espaço onde deixo as minhas opiniões: justas, menos justas, mais certeiras ou completamente ao lado...
mas são as minhas. ditas sem medo e sem pagar tributo a qualquer 'vaca' por mais sagrada que a considerem.
como deve calcular, não preciso de 'apitos' nem de ouvir o dr ricardo costa, que andava de cueiros quando eu já conhecia de ginjeira, e eles a mim, para saber do que são capazes os loureiros, o jorge nuno e essa personagem, única, chamada joão bartolomeu.
mais (quase) todos os outros.
acrescento que o que a instância 'cj' vier a dizer sobre a matéria, tendo em conta a sua composição, não me interessa para nada.
um abraço.»
(António Boronha, ex-presidente do Farense e ex-vice-presidente da FPF, na caixa de comentários do seu blogue, de consulta diária indispensável)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Futebol à moda da casa

Algo está a mudar no futebol português.
Pouco, para já.

Peregrinando

Milhares a caminho da Cova da Iria.
As estradas são um imenso caminho de fé.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Coisas cá de dentro

«PROFESSOR DE SÓCRATES JULGADO - O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa decidiu pronunciar António Morais, professor que leccionou quatro cadeiras ao primeiro-ministro na Universidade Independente e ex-assessor de Armando Vara, pelos crimes de corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais, noticiou o jornal ‘Público’.
A eventual influência de José Sócrates, à época secretário de Estado do Ambiente, no processo de condução da adjudicação mereceu o arquivamento do tribunal.
A ex-mulher de Morais responde pelos mesmos crimes, enquanto o empresário Horácio Luís Carvalho será julgado por corrupção activa e branqueamento de capitais.»
(in "Correio da Manhã" de ontem)

Coisas lá de fora

«Em Espanha, o Atlético de Madrid manipulou resultados, o seu presidente foi preso e o clube desceu de divisão.
Em França, o Marselha fez o mesmo, o presidente foi preso e o clube desceu.
Em Itália, a Juventus fez o mesmo, o presidente foi preso e o clube desceu.»
(encontrado na blogosfera)

Que belas frases!

«Portanto, não se pode confundir toda uma geração com os grupos de dirigentes políticos que dela emergiram, saídos da pós-revolução, que tomaram o poder em 1976 e que, com os seus filhos políticos - os quais ainda refinaram a corrupção e demonstraram a sua incompetência técnica -, o têm conservado sem consentirem novos acessos, nem avaliação de competência com a necessária despromoção e promoção devidas ao valor e honestidade. Esse grupo de dirigentes políticos está estafado e nós, portugueses de todas as gerações (inclusivamente aqueles das gerações mais velhas que beneficiaram dos lugares, salários e pensões) cansados deles por causa da miséria a que levaram o nosso País, da incompetência e da corrupção que vemos instalada no Estado e em que eles, com raras excepções, participaram, consentiram, ignoraram ou não conseguiram resolver. Até porque, como disse Jean Paul Getty, nos tempos que estamos a viver "de mudança rápida, a experiência pode ser o maior inimigo"
(in "Do Portugal Profundo", outro blogue de visita obrigatória)

Manuela e o (meu/dela) IMI

Manuela Ferreira Leite foi entrevistada ontem na RTP.

Luiz Carvalho, no indispensável "Instante fatal", entre outras coisas que merecem leitura atenta, escreve o seguinte:
«Mas foi a própria Leite (pasme-se!!) que veio agora dizer que criou um monstro chamado IMI que está a desgraçar as famílias de rendimentos mais baixos, mas (claro!!!) a culpa era de Sócrates que devia ter já rectificado o imposto.»

Depois da ex-ministra confessar que criou um monstro, já posso escrever aquilo que sinto quando sou obrigado a pagar o IMI: sinto que estou a ser roubado!

NOTA - Ninguém pense que algum dia conseguirei votar em tal senhora.

Limitação de responsabilidade (disclaimer): Não sou, nem nunca fui, filiado ou militante em qualquer partido político.

"Equipa" actualizada

O irmão mais novo deste blogue está actualizado.

Prémio... no lixo

Recebi hoje um e-mail que me informava ter ganho 920.000 euros numa lotaria holandesa.
«Nine Hundred and Twenty Thousand Euro»!
Fiquei feliz. E apaguei a mensagem.

Está a chegar!

Pela mão da Vodafone.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A (outra) nomeação

Bento XVI nomeou como novo bispo auxiliar do Porto o cónego João Lavrador, de 52 anos, pró-vigário-geral da diocese de Coimbra.
A ordenação episcopal terá lugar no dia 29 de Junho, às 16H00, na Sé Nova de Coimbra. Presidirá D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, e serão consagrantes D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e D. João Alves, bispo emérito de Coimbra.

* * *

D. João Lavrador nasceu a 18 de Fevereiro de 1956, em Seixo de Mira, distrito e diocese de Coimbra. Em 1966 entrou no Seminário de Buarcos e, no ano seguinte, no Seminário Menor da Figueira da Foz, frequentando as aulas no Liceu da Figueira da Foz.
No ano de 1972 transitou para o Seminário Maior de Coimbra, completando os estudos liceais em 1974, prestado provas de exame no Liceu D. Duarte, em Coimbra.
Entre 1974 e 1980 frequentou o Instituto Superior de Estudos Teológicos, terminando o curso de teologia em 1980. Fez parte, como aluno, da Comissão Directiva do ISET, durante vários mandatos.
De 1980 a 1984 colaborou na vida pastoral da paróquia de Pombal, ajudando o respectivo pároco. Durante este período, leccionou nas Escolas Preparatória e Secundária de Pombal a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Foi ordenado sacerdote a 14 de Junho de 1981, na Sé Nova de Coimbra. Entre 1984 e 1988 foi responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Assistente Regional do CNE. Durante este período, leccionou, na Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Nos anos de 1988 a 1990 frequentou a Universidade Pontifícia de Salamanca, terminando a licenciatura canónica na área da Teologia Dogmática com a apresentação da Dissertação «O Laicado no Magistério dos Bispos Portugueses, a partir do Vaticano II».
Em 1991 foi nomeado reitor do Seminário Maior de Coimbra, cargo que ocupou até 1997. Em 1991 fez o curriculum escolar para o doutoramento, cujo grau obteve em 1993, apresentando e defendendo a tese «Pensamento Teológico de D. Miguel da Annunciação –Bispo de Coimbra (1741-1779) e renovador da Diocese».
Desde 1991 tem vindo a leccionar no ISET de Coimbra a disciplina de Teologia Dogmática. Entre 1993 e 1999 desempenhou o cargo de secretário-geral do Sínodo Diocesano de Coimbra.
Desde 1990, em vários mandatos, desempenhava as funções de secretário do Conselho Presbiteral.
Em 1997 é nomeado pró-vigário-geral da diocese de Coimbra e membro do Conselho Episcopal Diocesano. Em 1998 é nomeado director do Instituto Universitário Justiça e Paz e coordenador da Pastoral do Ensino Superior. No ano de 1999 é nomeado Cónego da Sé de Coimbra e do Colégio de Consultores.
Em 2001, com a reactivação do Centro Académico de Democracia Cristã (CADC), é nomeado seu assistente eclesiástico.
Nos últimos anos colaborava directa e activamente com o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, cujas reuniões se realizavam habitualmente no CADC.
Hoje, 7 de Maio de 2008, foi tornada pública a nomeação como bispo auxiliar do Porto.
(Fonte: Agência ECCLESIA)

A Página

"Centro" de hoje

terça-feira, 6 de maio de 2008

Nomeações em Coimbra

«O novo director nacional da Polícia Judiciária é Almeida Rodrigues, até aqui sub-director regional responsável pela delegação da PJ de Coimbra, noticiou a TSF.»

Esta não é a única novidade com impacto em Coimbra conhecida nas últimas horas.
Daqui a pouco será divulgada outra escolha muito prestigiante para a cidade e para a região. E, com toda a certeza, muito menos provável do que a do director da PJ.

Teclados perigosos para a saúde

Os teclados podem ser mais nocivos para a saúde que as tampas das sanitas. É a conclusão a que chegou a Which, uma associação de defesa do consumidor.
Testes em 33 teclados dos escritórios da organização levaram-nos a concluir que continham cinco vezes mais germes que as tampas de sanita dos ditos escritórios. Os teclados foram retirados e limpos depois de testes terem indicado que excediam em 150 vezes os limites aconselháveis de bactérias.
A organização diz que uma das principais fontes de sujidade dos teclados é facto de cada vez mais pessoas almoçarem à sua secretária.
Concluiu-se também da pesquisa que 10% das pessoas nunca limpam o seu teclado e 20% admitiu nunca limpar o rato. Quase metade dos inquiridos limpam o seu teclado menos do que uma vez por mês.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Se o ridículo matasse...

Sou cliente da Cabovisão.
E estou satisfeito, quer quanto à "velocidade" do serviço de Internet quer quanto à qualidade da imagem nos canais televisivos. O telefone, praticamente, não uso.

Hoje, liguei para a assistência ao cliente, para saber as características do anunciado novo serviço digital de televisão.

Pediram-me o número de cliente e, depois, o nome completo e a morada.
Quando, finalmente, disse o que pretendia, informaram-me que os cerca de 20 novos canais custam 5 euros por mês, mais o aluguer da "box" digital.

Quis saber quais são os novos canais.
Responderam-me que iriam enviar a informação por correio, mas para isso teria de fornecer o número de contribuinte e o número do bilhete de identidade.

Ia para começar a responder quando me apercebi do ridículo da situação.
"Quer saber também a cor dos olhos?", perguntei. "São castanhos", esclareci.

Pedi desculpa e desliguei o telefone.

domingo, 4 de maio de 2008

Lapidar

Aos 4 dias do mês de Maio de 2008 assisti ao único jogo da I Liga que se realizou nessa data às 16h00, desafio que foi disputado no Estádio Cidade de Coimbra, entre duas equipas do distrito de Coimbra, quando na cidade decorria o cortejo da maior Queima das Fitas que se realiza em Portugal, sendo presidentes da Académica e da Naval, respectivamente, José Eduardo da Cruz Simões e Aprígio de Jesus Ferreira Santos. Esta "lápide" assinala o facto para memória futura.

(anexa-se o comprovativo)