sábado, 13 de fevereiro de 2010

À atenção da PT


Pedi no dia 2 de Fevereiro a mudança de uma linha telefónica RDIS para analógica.
Ao fim de 11 dias, a situação é a seguinte: estive sem telefone cinco dias e agora estou sem acesso à Internet há três dias.
Como se isto não bastasse, hoje cortaram-me o acesso às contas de correio electrónico, com o argumento de haver facturas por pagar. O que é falso, pois a deste mês já foi paga no dia 8 e não há nenhuma atrasada.
Modestamente, parece-me que a PT deve preocupar-se primeiro com os serviços de telefone e internet, antes de começar a comprar jornais ou televisões.

(PS - Durante este processo já falei com duas dezenas de colaboradores da PT, todos identificados, já estive de uma vez ao telefone mais de duas horas e já me aconteceu aconselharem-me a ligar para o número que... eu tinha marcado! Pelo meio, também já me tentaram vender uma assinatura do Meo. Mas ainda não resolveram o problema: ter telefone e internet ao mesmo tempo.)

Será?

«Portugal tornou-se num Marco de Canaveses tamanho familiar…»
(frase apanhada num comentário do "Blasfémias")

Almeida Santos, as escutas, a PIDE e não só



Almeida Santos afirma hoje, no "Diário As Beiras", que as «Escutas são regresso ao tempo da PIDE».
E não é que é capaz de ter razão?... Mas nem só a propósito das escutas.
Hoje há medo de falar ao telemóvel. Hoje há uma quase osmose entre a política e os negócios. Hoje há jornalistas que são afastados de forma "esquisita" de órgãos de Comunicação Social. Hoje há textos que não são publicados com argumentos "esquisitos". Hoje há quem tente calar jornais. Hoje há "afilhados" sem preparação que são escolhidos para cargos com salários escandalosos. Hoje há filhos que herdam o lugar político dos pais. Hoje há corrupção por todo o lado. Hoje há negociatas escabrosas por todo o país.
Hoje os pobres estão mais pobres e os ricos estão mais ricos.
Almeida Santos é capaz de ter razão. Cada vez parece mais que vivemos no tempo da PIDE.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Hora de limpeza geral

Os tempos estão a mudar.
Mas a mudança política que se anuncia não pode ser a única. Não basta mudar de Governo.
Há que colocar homens de espinha direita nas instituições que vivem à custa do dinheiro dos contribuintes - sejam empresas de Comunicação Social, de Comunicações, de Transportes ou de qualquer outro tipo. E nos serviços do Estado.
Estou farto de "boys" - vermelhos, amarelos, laranjas ou azuis. De corruptos. E de incompetentes. De gente paga a "peso de hora" com o dinheiro de todos nós... para tratar da vida deles e dos amigos.
Uma velha tradição cristã determina a limpeza das habitações na época da Páscoa. Está na hora de limpar Portugal.

PSP em versão sexta-feira

«Quanto a saber quem é ou quem deixa de ser o secretário-geral do PS, isso é questão que diz respeito ao Partido Socialista».
Foi o que Pedro Silva Pereira (PSP) disse hoje.

Vou estar atento ao que PSP dirá num dos próximos dias sobre os candidatos à presidência do PSD. Ele ou outros actuais dirigentes do PS, que tem em PSP um dos principais responsáveis.

Há dias de "Sol"

Hoje sinto orgulho em ser jornalista.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Há dias do "Diabo"

(clique na imagem para ampliar)

Hoje comprei este jornal. Para guardar.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Académica empurrada nas Antas

Viram como o árbitro perdoou hoje dois "penaltis" claríssimos ao FC Porto, nas Antas, frente à Académica?



Está decidido: continuo a não beber Carslberg.

Quem é o indivíduo?

António Pires de Lima, esta noite, no "Jornal das 9", na SIC Notícias:

«Um indivíduo que mente.»

A seguir:

«Um aldrabão, um aldrabão de feira.»

A quem se referia o advogado?

Luto na família Robalo Cordeiro

A informação chegou há momentos: «Faleceu o Prof. Doutor António José Robalo Cordeiro».
Conheço dois membros da família. Um deles, a Doutora Cristina Robalo Cordeiro, desde que foi (excelente) professora no Mestrado em Comunicação e Jornalismo.
Na pesssoa da Doutora Cristina, apresento os meus pêsames a toda a família.

Paulo Rangel, assim, terá o meu voto

Acabo de ouvir Paulo Rangel apresentar a candidatura à presidência do PSD.
Mais uma vez (já se escreve neste blogue sobre Paulo Rangel há três anos...), creio que ele fez um diagnóstico brilhante da situação do país. Ruptura é a palavra de ordem.
Para já, Paulo Rangel pode contar com o meu voto de cidadão livre de compromissos político-partidários em futuras eleições legislativas. No entanto, vou esperar para ver quem o acompanha na tarefa de credibilizar o PSD, porque ser for buscar "esqueletos" ao armário (como fez Manuela Ferreira Leite) terei de encontrar outra opção.

(A SIC mostrou dois deputados eleitos por Coimbra ao fundo da sala. Um visivelmente à-vontade, o outro nem tanto...)

Frase do dia

«Já ninguém suporta ou acredita em Sócrates, e o sinistro "caso TVI" poderá ser apenas o golpe final.»

(Domingos Amaral, hoje, no "Correio da Manhã")

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carlos Carranca na TVI 24

Hoje à noite, a partir das 20h00, Carlos Carranca fala na TVI 24 sobre aquela que é uma das grandes paixões da sua vida: o futebol da Académica.
A não perder.

Mário Crespo

Petição

Todos pela Liberdade!

(a enviar ao Presidente da Assembleia da República)


O primeiro-ministro de Portugal tem sérias dificuldades em lidar com a diferença de opinião.

Esta dificuldade tem sido evidenciada ao longo dos últimos 5 anos, em sucessivos episódios, todos eles documentados. Desde o condicionamento das entrevistas que lhe são feitas, passando pelas interferências nas equipas editoriais de alguns órgãos de comunicação social, é para nós evidente que a actuação do primeiro-ministro tem colocado em causa o livre exercício das várias dimensões do direito fundamental à liberdade de expressão.

A recente publicação de despachos judiciais, proferidos no âmbito do processo Face Oculta, que transcrevem diversas escutas telefónicas implicando directamente o primeiro-ministro numa alegada estratégia de condicionamento da liberdade de imprensa em Portugal, dão uma nova e mais grave dimensão à actuação do primeiro-ministro.

É para nós claro que o primeiro-ministro não pode continuar a recusar-se a explicar a sua concreta intervenção em cada um dos sucessivos casos que o envolvem.

É para nós claro que o Presidente da República, a Assembleia da República e o poder judicial também não podem continuar a fingir que nada se passa.

É para nós claro que um Estado de Direito democrático não pode conviver com um primeiro-ministro que insiste em esconder-se e com órgãos de soberania que não assumem as suas competências.

É para nós claro que este silêncio generalizado constitui um evidente sinal de degradação da vida democrática, colocando em causa o regular funcionamento das instituições.

Assistimos com espanto e perplexidade a esse silêncio mas, respeitando os resultados eleitorais e a vontade expressa pelos portugueses nas últimas eleições legislativas, não nos conformamos. Da esquerda à direita rejeitamos a apatia e a inacção.

É a liberdade de expressão, acima de qualquer conflito partidário, que está em causa.

Apelamos, por tudo isto, aos órgãos de soberania para que cumpram os deveres constitucionais que lhes foram confiados e para que não hesitem, em nome de uma aparente estabilidade, na defesa intransigente da Liberdade.

(para assinar clique aqui)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sorteio

Um bom jornal


O "Diário As Beiras" surgiu ontem com uma edição "fs" (fim-de-semana).
Gostei. Entrevistas, reportagens, análises e notícias num grafismo agradável.
Já há muito que não gastava tanto tempo a ler um jornal.