sexta-feira, 5 de junho de 2009

A caminho da vitória

Lisboa (esta tarde)

Pensamento do dia

Este dia é tão bom como qualquer outro...
... para lembrar que, nos últimos 14 anos, o PS foi governo durante 11 anos.
(copiado daqui)

Palavras certeiras

«Isto caberia bem numa antologia da insídia, se não tivesse outras consequências: há um mês e meio, o PSD era tratado como o pária, dez pontos atrás do PS, sem candidato, irremediavelmente atrasado, quase que competindo com o Bloco de Esquerda. Agora, os mesmos, exigem-lhe que ganhe as eleições ao PS sem sombra para dúvidas. No meu pobre entender, existe um pequeno problema com esta fluidez "analítica"...»
Pacheco Pereira no "Abrupto".

Sócrates, o menino de ouro do PS

Lembram-se de quem apresentou este livro?
Não se lembram? Então eu ajudo. Não, não foi Vital Moreira. Quem apresentou o livro "Sócrates - o menino de ouro do PS" foi mesmo Manuel Dias Loureiro. Na altura da sessão de apresentação, o agora proscrito Loureiro revelou que a afectividade do actual primeiro-ministro foi a característica que mais o «emocionou» na leitura do livro. Dias Loureiro referiu-se também à «enorme generosidade», «sensatez», «prudência», «coragem» e «capacidade de liderança» de José Sócrates, que classificou como um «homem trabalhador» e um «homem de detalhes»: «Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas. Essa é uma característica dos grandes homens». Que bonito. Estou emocionado. Perante isto, gostava de saber se o candidato Vital Moreira também vai pedir a José Sócrates para se demarcar de Dias Loureiro. É que esta coisa dos detalhes tem que se lhe diga.

Lido no blogue do meu amigo Carlos Carranca.

A "Página"

"Centro", 29 de Maio
(clique na imagem para ampliar)

Via Verde: 100 km para mudar a pilha!!!


Sabia que o centro Via Verde da Mealhada foi deslocalizado para Marinha das Ondas? Sabia que em nenhuma das saídas de Coimbra na A1 existe um centro Via Verde?

Para mudar uma simples pilha do identificador da Via Verde os habitantes de Coimbra e arredores têm obrigatoriamente de se deslocar a Aveiro ou Leiria, o que implica realizar uma viagem de mais de 100 quilómetros (ida e volta).
Entretanto, abriram novas lojas Via Verde em Lisboa, a acrescer às várias que lá havia!

1. Se não concorda com a forma como Coimbra tem sido destratada nos últimos tempos com a deslocalização de diversos serviços para outros pontos do país.
2. Se também se sente prejudicado com esta medida da Via Verde.
3. Se concorda que Coimbra também merece um Centro/Loja Via Verde.

Então... proteste!
Vamos fazer a Administração da Via Verde sentir que Coimbra está viva e percebe o que lhe vão fazendo. Por um serviço Via Verde eficaz e digno em Coimbra, subscreva esta petição.

(NOTA: Se está a pensar aderir à Via Verde, pense pelo menos duas vezes...)

Mensagem de amigo

Acabo de receber um e-mail de um amigo.
Assuntos pessoais.
Termina assim a mensagem:
«PS - Já assegurei alguns inesperados (porque inéditos!...) votos para a Filipa!...»

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Lobo Xavier "arrasa" Vital Moreira

Lobo Xavier: grande porrada em Vital Moreira, dada com classe por um universitário... de Coimbra!
Na "Quadratura do Círculo". Agora mesmo.

António Costa preocupado com o PSD

António Costa acaba de dizer que Pacheco Pereira presta um «péssimo serviço» ao PSD e a Cavaco Silva com os seus comentários sobre a "roubalheira no BPN".

É bonito ver tão alto dirigente socialista preocupado com os social-democratas e o Presidente da República.

Conclusão lógica: Pacheco Pereira acertou na "mouche".

Cuidado, cuidadinho, que eu sou a Edite

Edite Estrela, a eurodeputada socialista que se recandidata ao Parlamento Europeu e vai ser candidata à Câmara Municipal de Sintra (que confusão!), disse hoje no Porto o seguinte:
«Recomendo ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, quer à sua cabeça de lista, Ilda Figueiredo, muito cuidado com o que dizem. O meu campeonato no Parlamento Europeu é o da qualidade e não o da quantidade».

Recomenda muito cuidado, porquê?
Será que também gosta de "malhar" como o outro?
Ou foi uma forma de expressão por se encontrar na terra de José Lello?

Vital com zero votos

Vital com zero votos para o Conselho Científico da Faculdade de Direito

O cabeça-de-lista do Partido Socialista ao Parlamento Europeu foi o docente menos votado nas eleições para o Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Vital Moreira não recebeu nenhum voto no escrutínio de terça-feira.
Segundo a acta da Comissão Eleitoral para as Eleições do Conselho Científico da FDUC, Vital Martins Moreira não colheu qualquer voto e ficou em último lugar nas preferências dos docentes da faculdade.
A votação realizou-se terça-feira, 2 de Junho. Entre os candidatos contavam-se todos os docentes doutorados que não tivessem declarado indisponibilidade para concorrer a um lugar no conselho científico.
Vital Moreira não manifestou indisponibilidade para continuar naquele órgão para o qual foi eleito em 2006, apesar não ter comparecido a qualquer reunião do conselho durante dois anos.
Nesse período, o constitucionalista também acumulou faltas injustificadas às aulas e não apresentou sumários da lições, como a lei exige. No entanto, Vital não foi alvo de qualquer processo disciplinar.
(in "Sol")

Ó Ana, explique lá

Acabo de ver/ouvir Ana Gomes, na tv, afirmar com aquele ar que se lhe conhece que o PSD é o responsável pela não eleição do novo Provedor de Justiça.
Por favor, Ana, explique lá isso outra vez.
Mas explique como se eu fosse muito burro, tá bem?

Susan Boyle em clínica psiquiátrica

O regulador britânico da comunicação social, Ofcom, tem recebido várias queixas de telespectadores contra o modo como a cantora Susan Boyle foi tratada no concurso ‘Britain’s Got Talent’.

Susan Boyle, actualmente internada numa clínica psiquiátrica, pode ser obrigada a cancelar uma digressão no Reino Unido e adiar uma viagem aos EUA, devido ao «esgotamento e cansaço emocional».
A tournée estava prevista arrancar no próximo dia 12, mas, como os tratamentos na clínica Priory devem durar cerca de três semanas, a aspirante a cantora não deve estar recuperada a tempo, de acordo com Chris Thompson, do estabelecimento hospitalar.

Susan Boyle pode ter perdido a final do Britain’s Got Talent devido a um erro no YouTube. Vídeos com a performance da cantora no sábado foram postados com o número de telefone incorreto para a votação. Ao invés de mostrarem o final 08, de Susan, eles mostraram 07 ou 09, dos concorrentes da escocesa - o grupo de dança Diversity e o saxofonista Julian Smith, respectivamente.
O erro aparentemente deliberado no YouTube levantou suspeitas de que Susan poderia ter ganhado a competição, já que o grupo Diversity a venceu por apenas uma diferença de 4,7% nos votos.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sócrates: currículo martelado

A frase da noite: «Nunca houve um primeiro-ministro com um currículo tão martelado como José Sócrates. Nem na Democracia, nem antes, nem no século XIX.»
Autor: Carlos Abreu Amorim.
Local: Debate na RTP N.

ADITAMENTO
Este debate é engraçado. De um lado, o autor da frase citada, situado politicamente à direita, mas a demonstrar liberdade de pensamento. Do outro lado do moderador, João Galamba (não conheço, mas visivelmente à esquerda) e Emídio Rangel (alinhadíssimo com o Governo do PS, como já aqui escrevi semanas atrás, numa postura de "socratismo 100% puro").
Não sei como um programa destes constará nas estatísticas da ERC, mas sinto-me - como telespectador e como cidadão que é obrigado a financiar a RTP N - defraudado, violentado mesmo. Onde está o pluralismo? E o equilíbrio?
(Não estou a falar de um canal privado. Estou a referir-me a um canal público, financiado pelo dinheiro dos contribuintes.)

ADITAMENTO 2
Fiz uma breve pesquisa e encontrei o nome João Galamba no blogue "Jugular", o mesmo em que escreve a jornalista Fernanda Câncio. Será o mesmo que está na RTP N?
(Será o mesmo que, há 15 dias, escreveu «Emidio Rangel é um evidente erro de casting e chega a ser penoso vê-lo na RTPn. Quem terá sido o artista responsável pela brilhante ideia de pô-lo a debater com o Rui Tavares e com o CAA?»?)

ADITAMENTO 3
Pensei escrever mais umas linhas, dedicadas exlusivamente a Emídio Rangel. Não vou perder tempo que já são 23h50. É hora de deitar, porque me levanto às 7.

Responsáveis pela falta de Provedor de Justiça

Os responsáveis pelo facto de ainda não ter sido eleito o novo Provedor de Justiça são os seguintes:

Bloco de Esquerda - 8


Partido Comunista - 12


Verdes - 2


Partido Socialista - 121


Partido Social Democrata - 75


CDS - 12

(actual composição da Assembleia da República)

Cavaco, SLN, Expresso e SIC Notícias

Acabo de ver Ricardo Costa, numa intervenção deprimente, na SIC-Notícias, a tentar justificar a não-notícia do último "Expresso" sobre as aplicações financeiras de Cavaco Silva em 2001.

Outra leitura do mesmo assunto aqui.

Sócrates discursou em castelhano...

... e os camaradas dele do PSOE responderam de forma inequívoca:

Vital e o papagaio

Acabo de ver na televisão os 2 minutos mais esclarecedores sobre a campanha eleitoral socialista.

Foi assim:
1. Vital Moreira a dizer "Olá!" a um papagaio e o papagaio a assustar-se.
2. Vital Moreira a virar costas a um cidadão que o interpelava directa e repetidamente.
3. Vital Moreira a acusar o PSD de "boicotar" a eleição do Provedor de Justiça.
4. Vital Moreira a recusar outro debate com Paulo Rangel.

Perante isto, apraz-me comentar o seguinte:
1. Vital Moreira é livre de falar com o papagaio.
2. Vital Moreira deveria dar mais importância ao cidadão.
3. Vital Moreira "esquece" que a maioria socialista na Assembleia quis impor um Provedor, SEM dialogar com os outros partidos.
4. Vital Moreira é livre de querer falar sozinho. Quanto a mim, não lhe fica bem. Nem ao partido que representa.

Salto para outro canal televisivo (por acaso, a RTP) e vejo passar em rodapé "PS espera nomear o substituto [do Provedor de Justiça] ainda nesta legislatura".
Nomear???
E eu que pensava que o Provedor de Justiça era eleito...

terça-feira, 2 de junho de 2009

Senhora advogada

(Foto: Maio de 2006)

Quatro anos na primária, mais oito no liceu, cinco na faculdade e mais três de estágio.
Duas décadas de livros, cadernos, testes e exames.
Hoje de manhã, o fim do ciclo.

Um grande beijo de parabéns, filha!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

"Sinhor Inginheiro"

Resposta da Provedoria do Ambiente

«Assunto: Falta de limpeza urbana na Rua da Liberdade
N/ Ref.ª: Processo n.º 648.1-2009/AEV
N/ Ofício n.º 2158/010609
Coimbra, 01 de Junho de 2009

Ex.mo Sr. Mário Martins,

Relativamente ao assunto supramencionado, a Provedoria do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana de Coimbra vem informar que recebeu, a 29 de Maio do corrente ano, os seguintes esclarecimentos do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida, da Câmara Municipal de Coimbra:

1. Após deslocação ao local, foi possível comprovar que a Rua da Liberdade, localizada entre o Bairro da Escola Primária e o Bairro de S. Miguel (freguesia de Eiras) se encontra com um aspecto limpo, não apresentando resíduos depositados junto aos contentores de RSU ou nos arruamentos. Os passeios encontram-se igualmente desprovidos de vegetação;

2. Este local é alvo de varreduras periódicas uma vez que se encontra contemplado no circuito de limpeza urbana realizado pelo Serviço Urbano de Higiene da Autarquia de Coimbra.

3. A vegetação das áreas envolventes é igualmente eliminada, por monda manual ou química, pelo menos duas vezes por ano, visando, deste modo, garantir as condições de higiene e salubridade do espaço.

Sem outro assunto.
Com os mais cordiais cumprimentos,

P´lo Provedor do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana
A Técnica Superior
Carolina Goucha Gaspar»

Em face da mensagem acima transcrita, apraz-me fazer os seguintes comentários:
1. Nunca vi fazer a varredura da minha rua.
2. No Verão passado, a altura das ervas nos passeios (mais de 1 metro!) foi noticiada no "Diário de Coimbra".
3. Há bem pouco, três seringas estiveram na rua, junto ao passeio, durante mais de dois meses! Acabaram por desaparecer, moídas pelos automóveis. Uma lata de coca-cola teve o mesmo destino.
4. Este ano não há grandes ervas. Há algumas, com não mais do que 20 centímetros. Ainda não cresceram...
5. Eu tenho feito, desde há muitos meses, a limpeza das grelhas dos bueiros. E tenho varrido a rua na zona fronteira ao prédio em que habito (normalmente, ao domingo de manhã).
6. Ultimamente, o grau de limpeza geral tem melhorado. Ligeiramente. O contentor do lixo que está colocado à minha porta, porém, está preto no interior, de tão encardido e de falta de lavagem.
7. Como é óbvio, vou manter-me atento à situação. Com uma ligeira diferença: a partir de agora, prometo aos leitores deste blogue, sempre que a situação o justifique, fotos do "lixo na rua".
8. Felizmente, a rua onde moro é bastante inclinada. E quando chove ou faz vento... fica limpa.
9. Lamento que o Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida não tenha referido a periodicidade da varredura. Bi-diária? Diária? Semanal? Mensal?
10. Agradeço à Provedoria do Ambiente, em especial ao Provedor (Prof. Doutor Salvador Massado Cardoso), a atenção dispensada ao assunto e, sobretudo, a rapidez com que actuou. Não é vulgar encontrar um "serviço público" tão eficiente. Como o país seria diferente se todos actuassem deste modo... (Lembro, a propósito, que a espera pelo Cartão de Contribuinte já vai em 409 dias!!! Eu deveria poder pagar os impostos com a mesma dilação...)