segunda-feira, 1 de junho de 2009

Resposta da Provedoria do Ambiente

«Assunto: Falta de limpeza urbana na Rua da Liberdade
N/ Ref.ª: Processo n.º 648.1-2009/AEV
N/ Ofício n.º 2158/010609
Coimbra, 01 de Junho de 2009

Ex.mo Sr. Mário Martins,

Relativamente ao assunto supramencionado, a Provedoria do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana de Coimbra vem informar que recebeu, a 29 de Maio do corrente ano, os seguintes esclarecimentos do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida, da Câmara Municipal de Coimbra:

1. Após deslocação ao local, foi possível comprovar que a Rua da Liberdade, localizada entre o Bairro da Escola Primária e o Bairro de S. Miguel (freguesia de Eiras) se encontra com um aspecto limpo, não apresentando resíduos depositados junto aos contentores de RSU ou nos arruamentos. Os passeios encontram-se igualmente desprovidos de vegetação;

2. Este local é alvo de varreduras periódicas uma vez que se encontra contemplado no circuito de limpeza urbana realizado pelo Serviço Urbano de Higiene da Autarquia de Coimbra.

3. A vegetação das áreas envolventes é igualmente eliminada, por monda manual ou química, pelo menos duas vezes por ano, visando, deste modo, garantir as condições de higiene e salubridade do espaço.

Sem outro assunto.
Com os mais cordiais cumprimentos,

P´lo Provedor do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana
A Técnica Superior
Carolina Goucha Gaspar»

Em face da mensagem acima transcrita, apraz-me fazer os seguintes comentários:
1. Nunca vi fazer a varredura da minha rua.
2. No Verão passado, a altura das ervas nos passeios (mais de 1 metro!) foi noticiada no "Diário de Coimbra".
3. Há bem pouco, três seringas estiveram na rua, junto ao passeio, durante mais de dois meses! Acabaram por desaparecer, moídas pelos automóveis. Uma lata de coca-cola teve o mesmo destino.
4. Este ano não há grandes ervas. Há algumas, com não mais do que 20 centímetros. Ainda não cresceram...
5. Eu tenho feito, desde há muitos meses, a limpeza das grelhas dos bueiros. E tenho varrido a rua na zona fronteira ao prédio em que habito (normalmente, ao domingo de manhã).
6. Ultimamente, o grau de limpeza geral tem melhorado. Ligeiramente. O contentor do lixo que está colocado à minha porta, porém, está preto no interior, de tão encardido e de falta de lavagem.
7. Como é óbvio, vou manter-me atento à situação. Com uma ligeira diferença: a partir de agora, prometo aos leitores deste blogue, sempre que a situação o justifique, fotos do "lixo na rua".
8. Felizmente, a rua onde moro é bastante inclinada. E quando chove ou faz vento... fica limpa.
9. Lamento que o Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida não tenha referido a periodicidade da varredura. Bi-diária? Diária? Semanal? Mensal?
10. Agradeço à Provedoria do Ambiente, em especial ao Provedor (Prof. Doutor Salvador Massado Cardoso), a atenção dispensada ao assunto e, sobretudo, a rapidez com que actuou. Não é vulgar encontrar um "serviço público" tão eficiente. Como o país seria diferente se todos actuassem deste modo... (Lembro, a propósito, que a espera pelo Cartão de Contribuinte já vai em 409 dias!!! Eu deveria poder pagar os impostos com a mesma dilação...)

Sem comentários: