sexta-feira, 6 de junho de 2008
Euro 2008 não vai ser fácil
Começa amanhã a aventura portuguesa no Euro 2008 e o mais natural é tentar agora prever a carreira da equipa comandada por Scolari.
Não estou particularmente optimista.
A juntar aos factores habituais que levam a selecção portuguesa a claudicar nos momentos decisivos, há um conjunto de circunstâncias que em nada favorecem a equipa nacional.
Eis algumas:
- a forma atabalhoada como foi conseguido o apuramento, sem qualquer vitória sobre os três principais adversários;
- a agressão e consequente castigo de Scolari, facto que o coloca numa posição fragilizada perante árbitros e dirigentes da UEFA;
- a recente recusa da participação do FC Porto na Liga dos Campeões, que inevitalmente desprestigia o futebol português no seu todo;
- a novela em torno da ida de Cristiano Ronaldo para Madrid, pela instabilidade que terá provocado no atleta;
- a juventude de muitos dos jogadores, confrontados pela primeira vez com as exigências de uma fase final do "Europeu";
- a tradicional teimosia de Scolari na escolha da equipa titular, aliada à sua já conhecida "moleza" para alterar o rumo dos acontecimentos quando as coisas não estão a correr bem;
- a predisposição dos árbitros para interpretar as constantes quedas dos jogadores portugueses como simulações.
Do lado contrário, o das mais-valias, contamos sobretudo com a presença do melhor jogador do mundo. Com um Cristiano Ronaldo "em grande", a selecção portuguesa será uma; com ele "em baixo", a equipa será outra.
Cristiano Ronaldo é, de facto, a nossa grande esperança, mesmo se o madeirense ainda não conseguiu mostrar que é um jogador decisivo nos grandes momentos. Aí ele costuma "apagar-se".
Não estou, por tudo isto, muito optimista.
Mas desejo - como todos os portugueses - que a selecção possa fazer uma campanha vitoriosa. Para alegria do vasto mundo lusitano espalhado pelos quatro cantos da Terra e, também para que eu possa ter o prazer de os ver jogar no próximo dia 29, em Viena.
O bilhete já está pago.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário