domingo, 4 de fevereiro de 2007

Exibição vibrante num campo "magrinho"

Tipo de jogo do Leixões = bolas despejadas para a área

A minha equipa fez hoje de manhã, em Matosinhos, uma exibição de grande qualidade, com garra, "nervo", força de vontade e... o único futebol que se viu no relvado.
Na verdade, o Leixões só fez uma coisa durante todo o jogo: despejar bolas para a área do adversário, à espera de um deslize que proporcionasse o golo. Não teve sorte, porque a Académica mostrou-se sempre muito segura e coesa.

Jogando com a bola junto à relva, em contra-ataque e com rapidez, a minha equipa deliciou os espectadores e dispôs de algumas oportunidades de golo. A mais clara de todo o desafio ocorreu na 2.ª parte, quando Zé Francisco conseguiu isolar-se, correu para a baliza e rematou contra o corpo do guarda-redes adversário.

O empate acaba por aceitar-se pelo maior tempo de posse de bola dos leixonenses, contrabalançado pela melhor qualidade do futebol da Académica.


UM CAMPO INVULGAR


O jogo foi disputado num campo secundário do Estádio do Mar, no denominado Complexo Desportivo de Matosinhos (ou Complexo Desportivo Óscar Marques). Relvado.
Num "site" do município de Matosinhos, a "instalação" tem a seguinte "caracterização": "campo de futebol em relva natural - 98,5 x 51,9 metros".




Não espanta que num campo assim, onde a grande área chega quase à bandeirola, cada lançamento de linha lateral, a partir da zona intermediária, se transforme num verdadeiro... "pontapé de canto". O Leixões passou os 80 minutos a tentar, a tentar, a tentar.
Ou seja, as características do campo contribuíram para o mau futebol praticado pelos jovens de Matosinhos.


Nota: TEXTO EMENDADO EM 06.02.2007, ÀS 18h45.
Foram retiradas as referências à largura mínima exigível. Nas competições nacionais organizadas pela FPF o regulamento continua a referir 90 x 45 metros (medidas mínimas) e 120 x 90 metros (medidas máximas).
O autor do texto pensava que já teria sido uniformizado o regulamento com as medidas definidas pela UEFA e FIFA: 100 x 64 metros (medidas mínimas) e 110 x 75 metros (medidas máximas).
Nas competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a situação é diferente. O Artigo 42.º (Condições do recinto de jogo), do regulamento de competições, refere o seguinte:
"1. O terreno de jogo para a realização de jogos das competições oficiais deve obedecer às seguintes condições:
(…)
c) Ter o comprimento de 105 m e a largura de 68 m, não podendo, em caso algum, tais medidas serem respectivamente inferiores a 100 e 64 metros".

As minhas desculpas pelo lapso.


7 comentários:

Anónimo disse...

Não jogais nada e a culpa é do campo

Alexandre disse...

Incrível... Como é possível que se permita a realização de jogos num recinto destes?

E em escalões de formação! Estou chocado...

Já percebo porque o Leixões está em 3º lugar...

Saudações Académicas caro Mário,
AAndrade

Anónimo disse...

Bom dia meu caro amigo,

Após ler o teu comentário sobre as condiçóes em que jogaram em Matosinhos também eu estou desiludido mas infelizmente eles não têm melhor, e sempre é melhor jogar nas instalações do clube que como voçes jogam em campos emprestados tipo Pedrulha e pelado. Se a tua memória é curta aproveito para te avivar que o "excelente" campo onde fomos recebidos na 1ª volta nem para receber o autocarro do Leixões tem acessos e este autocarro consegui voltar e parar para comermos um excelente leitáo na Mealhada. Devo-te também lembrar q o espaço dos balneários era menor q o espaço entre a linha lateral e a linha de grande área do campo onde no Domingo jogas-te, é só fazeres as contas e mais nem os 18 atletas se poderam equipar em simultâneo e os locais onde se sentaram eram cadeiras muito más. Assim e falando de condi´ções estas a ganhar aos pontos. Quanto ao aspecto desportivo meu querido uma equipa de 1ª liga em que a sua equipa do campeonato nacional de Juvenis nem para o 4º lugar luta, significa és fraquinho aliás muito fraquinho. Os teus atletas devem estar desiludidos porque o "homem" que os lidera refugia-se em asspectos extras desportivos para justificar o que é andar a jogar para aquecer. Eu percebo !!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Este último comentário merece uma resposta mais longa do que aquela que agora posso dar. Fica prometida para quando tiver mais tempo livre.

Aproveito só para esclarecer, desde já, dois possíveis equívocos do autor (anónimo) do referido comentário:

a) - Eu não sou nem treinador nem dirigente da equipa da juvenis da Académica; sou pai de um dos atletas;

b) - Eu também penso (e já o escrevi) que o Campo da Pedrulha não tem condições.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Até parece aquela do Paizinho que afirma: "vão todos com o passo trocado, só o meu filho é que está certo". E já agora "quem tem telhados de vidro não atire pedras ao vizinho". Boa sorte no campeonato, não desçam de divisão e para o ano cá estarão no mar.

Anónimo disse...

Devo aqui solicitar um pedido de desculpas em relação a algumas coisas mencionadas no comentário, pois não sendo o treinador da A.A.Coimbra, alguns desses comentários não fazem sentido. No entanto é claramente de mt má atitude criticar quem vos recebeu bem. E também esclarecer q se tivesse conhecimento das condições em que treinadores e atletas do LSC trabalham (treinam sempre num péssimo pelado, quase sem luz e terminam os seus treinos pelas 21h 40m, provavelmente teria um comentário mais positivo para esses campeões que vão em 3º lugar e lutam pelo apuramento. Devo também lembrar q o campeonato não é só feito de jogos em casa. Por isso meu caro amigo estou aqui a defender os atletas do clube assim como os treinadores de grande qualidade q os lideram e mais não fazem porque clarameente os apoios a esta geração quase não existem. Um abraço e um resto de bom campeonato