sexta-feira, 26 de junho de 2009

A pandilha

Não é mediático, é certo, mas a agricultura volta outra vez a ter um impacto real na vida das sociedades. Muitas vez negligenciado pelas urbanidade do litoral, o desenvolvimento rural, principalmente no interior do País é peça basilar na sustentabilidade de uma nação e no combate às desigualdades sociais.

Da 'Europa' para Portugal poderiam ter vindo 1,268 milhões de euros, nos últimos dois anos, destinados ao desenvolvimento rural. Veio uma terça parte disso. O Governo e o seu Ministro Jaime Silva foram negligentes. Desperdiçaram 840 milhões de euros, em plena crise económica, quando todos os 'tostões' contam. Justificam-se. À frente do PRODER (programa para o desenvolvimento rural) está Carlos Guerra, ex-presidente do Instituo de Conservação da Natureza e arguido no caso Freeport.

Enquanto o dinheiro não chega, há um Primeiro-Ministro que força uma demissão, uma carta que chega mas ainda não foi escrita e um Ministro da Agricultura desautorizado em pleno hemiciclo. É a pandilha em português.
(in "31 da Armada") j
(

Sem comentários: