quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Demagogia "jornalística"


A propósito do n.º 1 do "jornal do PS", um amigo (socialista) escreveu no "Facebook", no dia 21 de Agosto, o seguinte:
«Excelente Jornal de Campanha. Simplicidade e eficácia absoluta. Vale a pena ler. Eleitor informado é cidadão mais esclarecido.»
Respondi-lhe assim:
«Peço desculpa, mas... discordo completamente. Mal paginado, mal impresso e distribuído no dia 15/8, em Tavira, "às escondidas", deixado nos pára-brisas dos automóveis enquanto as pessoas estavam na praia. Dei uma olhadela rápida e constatei que não tem uma palavra sequer sobre o maior problema de Portugal na actualidade: o desemprego.»
Fica aqui o registo, porque o "debate" foi eliminado do "Facebook".

PS - Entretanto, foi publicado o n.º 2 e... nem uma palavra sobre o desemprego. Apetece comentar: «O kéke intressa o desemprego?».

PS2 (às 17h10) - Nos comentários, um esclarecimento/precisão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Mário, assim não vale!
A leitura por alto podem fazer que digamos asneiras!
Na primeira edição do jornal encontrei 5 vezes a palavras "desemprego". Leia a entrevista de António Vitorino.
Pode não concordar com ele, mas dizer que não fala do desemprego é demagogia!

Unknown disse...

Tem razão. Eu escrevi que dei uma olhadela; ou seja, li títulos e vi fotos. Aquilo que lê o "leitor médio" de um jornal de campanha.

Vamos então ser concretos. A palavra desemprego aparece realmente cinco vezes: três em (duas) perguntas e duas vezes numa resposta.

Mas o melhor, já que fui à procura do texto, é mesmo transcrevê-lo:

P - O desemprego é a grande preocupação de todos. As grandes obras públicas, que o PS insiste em fazer, são a solução para o desemprego?
R - Não há uma bala de prata para o problema do desemprego, uma solução única, milagrosa. A solução do problema do desemprego tem de ser encontrada através de um conjunto de soluções. O investimento público de qualidade tem um efeito propulsor, mas a opção do PS não se resume às obras públicas. Toda a estratégia de internacionalização das pequenas e médias empresas é uma resposta fundamental para a redução do endividamento externo português.

P - E isso terá um efeito na redução do desemprego?
R - Sem dúvida. A internacionalização das pequenas e médias empresas é um factor de criação de emprego. Assim como o serão a redução da dependência do país da energia importada, sobretudo do petróleo. Temos um programa muito ambicioso em matéria de energias renováveis, que nos coloca já entre os cinco primeiros lugares dos países do mundo que fazem apostas em energias renováveis.

No jornal n.º 2 a palavra desemprego aparece zero vezes.