sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TVI: um caso de Liberdade



Rui Tavares:
“O que se passou hoje – o afastamento de Marcelo da TVI – foi o caso mais grave de censura em Portugal desde os tempos revolucionários. Podem sublinhar a palavra censura as vezes que quiserem, digo-o com noção do que estou a dizer.”

(in "Blasfémias")


- - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - -


O Jornal Nacional da TVI vai transmitir hoje a peça sobre o caso Freeport que fora preparada para o Jornal de Sexta, de Manuela Moura Guedes, suspenso quinta-feira pela administração da empresa, disseram à Lusa fontes da estação.
(...)
A edição de hoje do telejornal da TVI vai ser apresentada pela jornalista Patrícia Matos, contratada recentemente para a TVI24, depois de vários pivots terem rejeitado o convite, acrescentaram aquelas fontes.
(in "Jornal de Negócios")


Caso TVI
Opinião: O PS de Sócrates é contra a liberdade

A decisão de censurar o Jornal Nacional de 6ª (JN6ª) foi tudo menos estúpida. O núcleo político do PS-governo mediu friamente as vantagens e os custos de tomar esta medida protofascista. E terá concluído que era pior para o PS-governo a manutenção do JN6ª do que o ónus de o ter mandado censurar. Trata-se de mais um gravíssimo atentado do PS de Sócrates contra a liberdade de informar e opinar. Talvez o mais grave. O PS já ultrapassou de longe a acção de Santana Lopes, Luís Delgado e Gomes da Silva quando afastaram a direcção do DN e Marcelo da TVI.

(Eduardo Cintra Torres, in "Público")





«De Espanha nem bom vento nem bom cancelamento»

(lido algures)




«Só um idiota acredita que a Prisa suspendeu o "Jornal Nacional" "por razões económicas relacionadas com uma reestruturação em curso". Uma "reestruturação em curso" não suspende programas na véspera. Nenhum gestor mata galinhas dos ovos de ouro ou acaba com um programa polémico e campeão de audiências, para mais num período eleitoral, quando o noticiário político é prato forte.»
(Pedro Santos Guerreiro, director do "Jornal de Negócios")

Sem comentários: