sexta-feira, 7 de maio de 2010

Balada eterna

Recortes sobre o deputado dos gravadores



(clique nas imagens para ampliar)

Textos retirados do "site" do "Correio da Manhã", que estreou hoje um novo visual.

O deputado dos gravadores

(Rodrigo, agora mesmo, no "Expresso")

Falando sobre Ricardo Rodrigues (o deputado que furtou dois gravadores a jornalistas da "Sábado"), o líder parlamentar dos socialistas, Francisco Assis, afirmou ontem textualmente o seguinte: «Conto com ele, o partido conta com ele, o país conta com ele.»
Perante tão categórica afirmação, venho humildemente afirmar que eu - que faço parte do país - não conto com Ricardo Rodrigues para absolutamente nada.

PS - Um homem que sente uma «violência psicológica insuportável» quando está sentado num cadeirão de centenas de euros a responder a perguntas de dois jornalistas não me serve para rigorosamente nada. Nem creio que ao país.

Queima das Fitas está doente

Estão a matar a Queima das Fitas. Ontem houve aplausos e gritinhos histéricos no final da Balada da Despedida. E, pelo que ouvi na RUC, foram "fitados" a comportarem-se deste modo!!!
(escrito por mim esta manhã no "Facebook")

Veja aqui (arraste o cursor para 01:12:28 e ouça até ao fim).

Depois dos desempregados, os pensionistas...

NOTÍCIA
Pensionistas obrigados a mostrar contas bancárias
Os reformados que recebem pensões sociais ou pensões mínimas (actualmente, são quase um milhão) vão ser obrigados a provar que não têm outras fontes de rendimento para continuarem a ter direito ao apoio do Estado.

COMENTÁRIO
Primeiro atribui-se. Quando a coisa aperta fiscaliza-se!!!!!
Este é um bom exemplo de como funciona o nosso estado. Quandoa s vacas estão "gordas", dão-se subsísidios a torto e a direito. Usam-se os dinheiros da segurança social para fazer política de sarjeta. Quando a coisa aperta, é que se vai fiscalizar e possivelmente retirar os benefícios já atribuidos. Vergonhoso!!!
(retirado daqui)

O Papa e o Benfica

A pedido do próprio Chefe, o Papa Bento XVI vai antecipar a sua chegada a Portugal para o próximo domingo, dia 9, para - e passo a citar - «Vai lá a Lisboa dar uma ajuda àqueles toscos, não vão os gajos perder o campeonato, porque não quero o meu filho crucificado outra vez!!!».
(recebida hoje por e-mail)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Varreram a minha rua!

Os três montes de lixo que eu tinha varrido no dia 25 de Abril já lá não estão, defronte do prédio onde moro. Comemoraram o "1.º de Maio", calmos, junto ao passeio. E partiram ontem, rumo à lixeira, que é o lugar a que têm direito.
É verdade: a minha rua foi varrida ontem!

De nada valeram os meus esforços nos últimos anos. Nem a mensagem que enviei ao presidente da Junta, nem a reclamação que apresentei ao Provedor do Ambiente. O primeiro respondeu-me que a responsabilidade da limpeza era da Câmara. O segundo foi enganado, porque os serviços da autarquia responderam-lhe que a rua era limpa. Não era. Nunca o foi. E ele nada mais podia fazer.

Ontem, porém, as coisas mudaram. E senti o prazer de ver – ao regressar a casa, ao final da tarde – que o "lixo do feriado" já tinha sido removido.

Eu conto como as coisas se passaram...
De manhã, tinha consulta marcada no Centro de Saúde de Eiras. Ao chegar, vi três homens a limpar as imediações. Dirigi-me a eles. Eram funcionários da Junta de Freguesia de Eiras. Expliquei-lhes a situação: que a Câmara dizia que a responsabilidade da limpeza da rua era da Junta e que o anterior presidente da Junta me dissera que era a Câmara que devia limpar. E que eu vivia numa rua que não era varrida há 15 anos. Pelo menos.
Um dos três homens, o responsável pela equipa, explicou-me que a Junta de Freguesia de Eiras tem apenas cinco funcionários para tratar das árvores, da limpeza dos passeios, da recolha de lixo nas ruas e dos arranjos nas escolas primárias. Para além de outras tarefas.
Mas logo a seguir, depois de lhe ter dito que eu próprio varria regularmente a parte da rua onde vivo, «a minha testada», ele disse que ia lá recolher os resíduos e prometeu dar mais atenção, no futuro, à situação.

E, pronto, o que e-mails ao presidente da Junta, queixas ao Provedor (homem grande!) e informações transmitidas ao vereador não tinham resolvido, resolveu-se com uma conversa de homem para homem.
Um dia destes vou escrever à presidente da Junta. Dar-lhe-ei conta deste episódio e pedir-lhe-ei uma limpeza regular da rua onde moro. Não é preciso que haja varredura de manhã e de tarde (como existe noutras zonas da cidade). Nem sequer todos os dias. Nem dia-sim dia-não. Creio ser suficiente uma passagem semanal. E nem sempre: quando chove, como a rua onde moro é inclinada, a Natureza encarrega-se de lavar e limpar.

Uma palavra final: muito obrigado, senhor António!
(É por estas e por outras que Portugal só tem a ganhar se diminuir o número de políticos...)

Um pais à deriva

(clique na imagem para ampliar)

Esta notícia diz mais sobre o estado a que Portugal chegou do que muitos tratados académicos. Que tristeza!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Deputado furta gravadores a jornalistas

Ainda há coisas que me espantam! Chego a casa depois de uma jornada intensa de trabalho, abro o computador para saber as últimas notícias e deparo-me com esta na "Sábado": «Deputado do PS furta gravadores de jornalistas (com vídeo)».
Pensei que era brincadeira, mas não é. É mesmo verdade! Está aqui o video onde se vê o deputado a meter dois gravadores dos jornalistas no bolso!
Veja com os seus próprios olhos:


Eis um bom exemplo do nível (reles) a que chegou a Política em Portugal. Mas ainda me consigo espantar com o facto de, à hora que escrevo (19h30), o deputado ainda não apresentado a demissão, nem o seu partido, o Partido Socialista (da ética republicana e coisas que tais), lhe ter retirado a confiança política.

Confesso: nunca esperei que o meu País descesse tão baixo como tem descido nos últimos anos. Este é, apenas, mais um exemplo.
Sinto vergonha.

Capa de revista

Capa da última "Vanity Fair", já à venda nos EUA

terça-feira, 4 de maio de 2010

Textos rápidos

Pensamentos que publiquei nos últimos dias no "Facebook". Para memória futura...


Jesualdo Ferreira volta a entrar-me pelo televisor adentro. Insinua que Olegário não é competente nem corajoso. Dou-lhe razão. Os primeiros amarelos a jogadores do Benfica não se justificaram. E o "vermelho" a Fucile deveria ter sido mostrado, pelo menos, meia hora antes.

"O Sexo e a Cidade" mostra-nos fotos da passagem de Pedro Passos Coelho por Coimbra na última sexta-feira. Ao ver algumas dei comigo a pensar «É preciso não ter vergonha!».

Vi agora na tv e só uma vez: o golo do Braga foi marcado em "offside", não foi?

Pronto, o futebol já passou. Permanece um país à beira da bancarrota, com 10,5% de desempregados (mais os que estão sem trabalho e não entram nas contas), um primeiro-ministro como nós sabemos, o TGV à porta, o novo aeroporto quase-quase e 15% dos jovens cérebros a emigrarem. Isto é que é importante.

Jesualdo Ferreira fala de arbitragens na sala de Imprensa. Mas não falou dos dois "penaltis" contra o FC Porto que ficaram por marcar no jogo com a Académica nas Antas. (Aquele em que um jogador do FC Porto empurra o jogador da Académica com ambas as mãos é, para mim, o melhor penalti-não-marcado da época).

«O partido que domina o governo há 15 anos é o PS, que tentou convencer os portugueses que a despesa pública era a maneira de criar riqueza a Portugal. A economia parou e estagnou.» (Rui Ramos) Texto completo no "Portugal dos pequeninos".

Se Sócrates promoveu um almoço (com mulheres, se bem me recordo) para celebrar os 100 dias de governo, será que vai agora convidar empresários e financeiros para assinalar o trambolhão da Bolsa?

Uma pergunta para José Sócrates (e "sus muchachos"): com que então Portugal era o país que melhor estava a enfrentar a crise e seria o primeiro a sair dela? [Se a situação não fosse trágica, apetecia-me dar agora uma gargalhada...]

As viagens a Paris da deputada de Lisboa

«Inês de Medeiros prescindiu do pagamento das despesas de deslocação semanais a Paris. A deputada socialista diz que não quer contribuir para transformar a política num circo demagógico.» (in "Jornal de Negócios")

Salvo melhor opinião, a senhora deputada deverida ter afirmado – logo que a questão foi levantada – o seguinte: «Eu fui eleita deputada por Lisboa e, por isso, julgo que não me devem ser pagas quaisquer viagens para Paris.»
Como o não disse, houve a polémica que houve.
Por isso, e salvo melhor opinião, o alegado "circo mediático" que se instalou foi provocado, precisamente, pela senhora deputada.

domingo, 2 de maio de 2010

FC Porto-Benfica em directo

12 minutos
Já deu para perceber que Fucile vai ser um jogador em destaque.
14 minutos
O árbitro está azulado. "Amarelos" a Coentrão e David Luiz não se justificam.
17 minutos
Olegário perdoa a expulsão a Fucile.
22 minutos
Jogador do FC Porto simula falta, atirando-se pela linha de fundo. Desta feita, "teatro" não resulta.
28 minutos
Novo momento teatral. Desta feita de Hulk.
31 minutos
Fucile agarra Cardoso pelo pescoço a 2 metros de Olegário.
35 minutos
Pode ter ficado um "penalty" por marcar contra o FC Porto. Lance duvidoso.
37 minutos
Hulk cai à entrada da área. Não há repetição.
40 minutos
Guarín sofre falta vulgar e rebola-se no relvado. Javi Garcia vê "amarelo". Já houve faltas bem mais graves que ficaram sem punição.
42 minutos.
Golo do FC Porto. Foguetes no relvado.
44 minutos
Raul Meireles grita com fiscal-de-linha e vê "amarelo".
Intervalo
FC Porto vence por 1-0. Benfica enviou uma bola à trave.
51 minutos
Fucile expulso (com 35 minutos de atraso!). Bem me parecia que o jogador iria estar em destaque...
53 minutos
Substituição confusa no FC Porto.
56 minutos
Golo do Benfica.
57 minutos
Cartão amarelo para Luisão após mais um momento teatral.
58 minutos
Golo do FC Porto. (Na sequência de outro momento teatral à entrada da área.)
60 minutos
Jesualdo Ferreira expulso. Tomou-lhe o gosto, só pode ser.
65 minutos
Teatro de Belluschi.
76 minutos
Olegário inventa "braço" de Coentrão junto da área do FC Porto.
82 minutos
Golo do FC Porto. Momento alto do jogo. Remate fabuloso!
84 minutos
Árbitro perdoa "amarelo" a Hulk. Num lance idêntico mostrou-o a Luisão.
Final do jogo
Vitória do FC Porto por 3-1. O FC Porto enviou ainda uma bola à trave. Jogo entretido, com com mais nervos e "teatro" do que futebol. Um grande golo. Olegário no estilo habitual; a arbitrar assim não iria ao "Mundial". Consequências da jornada: Benfica e Sp. Braga na Liga dos Campeões. FC Porto na Liga Europa. O título decide-se no domingo.

Brincadeira...

... de mau gosto