quinta-feira, 26 de junho de 2008



Euro 2008: o mundo é pequeno

Ontem à noite, um amigo telefonou.
O diálogo foi mais ou menos assim:
- Estava a ver o blogue, as "Fotos do Euro 2008 (I)" e nem queria acreditar!
- Então?!
- Eu conheço aquela rapariga que está a vender as bifanas no estádio. É uma coincidência do caraças...
- Ai sim?
- Conheço. É da minha aldeia. É a Júlia! A casa dela é mesmo ao lado da casa dos meus pais.
- Parece impossível!...
- Pois. Mas é ela. Por isso decidi telefonar.

"Moral da história": o mundo é (mesmo) pequeno.

A simpática Júlia correspondeu ao meu pedido e colocou em cima do balcão uma bifana ao "estilo" UEFA/Euro 2008. Para a fotografia...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Arrepiante




O momento mais "especial" dos jogos em que participa a selecção portuguesa: só por ele justifica-se a ida aos estádios.
(A gravação é de qualidade inferior, feita com uma mini-máquina fotográfica, a mesma que captou as imagens que tenho publicado no blogue.)

Fotos do Euro 2008 (II)

Prossegue a publicação das "memórias do Euro 2008"...

A estação central de Basileia decorada com a publicidade de um dos patrocinadores do Euro 2008. Começava aqui a "Alameda dos Adeptos", percorrida por milhares de pessoas, nos dois sentidos, ao longo do dia. Uma enorme "avenida do futebol".

Dois escoceses de "kilt" e com camisolas de Portugal vestidas. Dei uma corrida, atravessei a rua e pedi-lhes para captar a foto que documenta uma situação invulgar.


Nem a chuva, que chegou a cair com alguma intensidade durante várias horas, arrefeceu o entusiasmo deste adepto português em Basileia.

Era dia de Portugal-Suíça em Basileia. Apesar de eliminados ao 2.º jogo, alguns suíços não perderam o sentido de humor. Tive sorte, porque eles queriam mostrar-me o cartão vermelho...

A ANA fez um bom trabalho ao colocar televisores sintonizados com o Euro nas salas de espera do Aeroporto Sá Carneiro. Nem sequer faltava a lista de todos os jogos e os resultados verificados até ao momento. Nota 20.

Este é o "último prédio" antes de chegar ao Estádio de Genebra. Fica a escassas dezenas de metros, junto a um posto de abastecimento de combustíveis. Muitas bandeiras portuguesas. Cerca de 10 minutos depois de terminado o Portugal-Rep. Checa, uma conhecida figura de Coimbra (que assistira ao jogo na mesma bancada em que eu me encontrava) já se instalara na janela com maior número de bandeiras. Casa de familiares ou de emigrantes conhecidos?...
(A mim ainda me faltava conduzir durante cerca de 600 km para apanhar o avião de regresso a Lisboa.)

(clique nas imagens para ampliar)

Paris ensolarada

terça-feira, 24 de junho de 2008

Fotos do Euro 2008 (I)

Eis uma primeira série de fotos captadas durante o Euro 2008...
"Lotação esgotada", informa o cartaz.
No entanto, havia muitos bilhetes à venda. O preço mais comum no "mercado negro" para o Portugal-Rep. Checa, em Genebra, situava-se na fasquia 200/250 euros.

Perto do estádio de Genebra um cartaz com muitas palavras portuguesas. Pudera... E que dizer das cores?... A malta não se fez rogada e transformou o recinto num verdadeiro arraial com sabor a Portugal.

Um momento de boa disposição com voluntários, dentro do estádio de Genebra. O rapaz mais alto é um jovem português radicado na Suíça há três anos. Vive satisfeito a vender pacotes de minutos para telemóveis. Sou "consultor de telecomunicações", disse-me. Nem precisava de o identificar, porque basta olhar para os dois rostos masculinos para descobrir qual é o português...

Dentro do estádio, num bar oficial da UEFA, uma bem-disposta portuguesa da zona de Viseu e um cartaz com a palavra bifanas. Naquele dia, Genebra acolheu-nos como uma verdadeira cidade lusitana. Ali, o número de emigrantes portugueses por metro quadrado é inacreditável.

Eram seis, mas fotografei apenas estes dois. Vestidos a rigor, alguns forcados assistiram ao Portugal-Suíça, em Basileia, mesmo à minha frente. Não pararam um minuto.

Quem verdadeiramente quer ver um jogo de futebol... fica em casa, a assistir pela televisão. Há repetições e tudo! Ir ao estádio é sinónimo de participar na festa. Arrepiante esta bancada de adeptos portugueses durante o Portugal-Rep. Checa, numa tarde de sol, em Genebra. Inesquecível.

(clique nas imagens para ampliar)

ASAE e sexo

O imparável Luiz Carvalho, no seu "Instante fatal":
«A ASAE cheira em todo o lado e agora prefere o sexo. De seguida vai bater à porta dos quartos e verificar se se fornica com preservativos, isto na primeira fase. Na fase seguinte vai querer verificar a data de validade dos invólucros. E quando o país estiver equilibrado de finanças e houver uma segunda maioria absoluta é natural que a ASAE passe a exigir a plastificação permanente da ferramenta operacional.»
(in "ASAE vai cheirar a sexy shop")

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Suíça não existe

Fui à Suíça e não a vi.
Não percebem? Explico mais tarde.
Para já, fica uma novidade: as fotos estão quase prontas.
Depois de seleccionadas, há agora que redimensioná-las para a Net.
Talvez amanhã, talvez depois...

Um pouco da "loucura do Euro 2008" aqui no blogue.
Já a seguir.

Sem saudades

O Mini-Kukas está a chegar ao fim. A selecção portuguesa foi eliminada e a maioria dos jornalistas cá da terra também regressou a casa.
Foi uma companhia agradável durante o Euro 2008.
E com maior autoridade do que a minha, o autor do blogue não poupa críticas à organização suíça.
(clique na imagem para ampliar)

domingo, 22 de junho de 2008

Euro 2008: os jogos que eu vi

Espanha-Alemanha, 1-0 (TVI)
Vitória justa da melhor equipa. O "resultado certo", no entanto, teria sido 3-1. Finalmente, um campeão sem reticências, depois do "milagre grego" em 2004 e do "cinismo italiano" de 2006.

Espanha-Itália, 0-0 (4-2 em penaltis; TVI)
Jogo morno, desinteressante. A Espanha acabou por ser premiada justamente na lotaria dos penaltis porque foi a equipa mais positiva durante os 120 minutos.

Holanda-Rússia, 1-3 (após prolongamento; TVI)
Dos jogos que vi, o melhor até ao momento. Vitória justa da melhor equipa (que tem três ou quatro jogadores claramente acima da média), para tristeza minha que sou "fã" dos holandeses.

Turquia-Croácia, 1-1 (3-1 em penaltis; BBC One)
Duas equipas compactas (e medrosas) num jogo muito lutado, muito corrido, mas de qualidade inferior. Valeu a emoção do último minuto do prolongamento. [Depois de ver adeptos croatas a agredir turcos nas ruas de Viena, gostei que a Turquia tivesse ganho.]

Portugal-Alemanha, 2-3 (TVI)
Vitória de uma Alemanha vulgar com um golo batoteiro. Aqueles que defendem ter Portugal os melhores "centrais" do Mundo tiveram uma resposta convincente: três golos sofridos quase na pequena área.

Itália-França, 2-0 (BBC One)
Fim de ciclo para a equipa francesa. A Itália chegou à vitória com facilidade, mas um desastrado Toni impediu a goleada. A jogar com 10 desde o 1-0, a França nunca mostrou capacidade para "virar" o resultado.

Holanda-Roménia, 2-0
(TVI via Internet)
Jogo de sentido único na 1.ª parte. A Roménia quis reagir depois, mas demonstrou uma confrangedora incapacidade de remate. O resultado não poderia ser outro.

Suíça-
Portugal, 2-0 (Basileia)
Jogo triste com a "equipa B" de Portugal. Festa suíça no estádio. Nos jornais, de França e Portugal, li que se tratou de um "roubo" do árbitro austríaco.

Por
tugal-República Checa, 3-1
(Genebra)
Vitória da equipa mais positiva, temperada com alguns sustos junto à baliza de Ricardo. Uma (grande) festa portuguesa.

Holanda-Itália
, 3-0
(TVI)
Vi as repetições dos golos e pouco mais. A "laranja mecânica" está de volta. Arrasadora.

França-Roménia
, 0-0
(Sport TV)
Vi apenas a 2.ª parte. O nulo de "estrelas" em campo reflectiu-se no resultado.

Por
tugal-Turquia, 2-0
(TVI)
Vitória da única equipa que quis vencer. E fê-lo de forma categórica.

Suíça-Rep. Checa, 0-1 (BBC One)
Jogo sem grande sabor, de qualidade mediana. Venceu quem não o merecia.
(em actualização permanente)

Foto oficial da selecção portuguesa no Euro 2008
(clique na imagem para ampliar; se quiser, copie-a para o seu computador)