sábado, 28 de abril de 2007

Viram?

Viram o Boavista-FC Porto?
Que tal o "penalty"?

"Filhos da Revolução"

Há precisamente 33 anos, este amigo estava a comandar um grupo da força que na altura cercava o forte de Peniche, com vista à rendição da GNR, o que aconteceu pacífica e naturalmente.

Fiz parte de uma coluna que se formou na Figueira da Foz com forças mistas do CICA 2 (Centro de Instrução de Condução Auto da Fig. Foz - local onde se encontrava o paiol que abasteceu as munições, bem como cedeu o combustível para as viaturas), do RAP 3 (Regimento de Artilharia Pesada, da Fig. Foz) e do RI 14 de Viseu (Regimento de Infantaria 14), comandada pelo saudoso Capitão Rocha Santos do CICA 2 (bebia uma garrafa de "Macieira" durante a noite, sempre que estava de Oficial de Dia, mas mantinha sobriedade como se tivesse bebido água).

Mas há uma HISTÓRIA DE CORAGEM nunca contada. Tinha ocorrido recentemente um incêndio no RI 14 que destruiu parte das viaturas de Viseu. Tal não impediu que muitos dos militares viessem formar coluna à Fig. Foz, armados de "unhas e dentes", utilizando na deslocação viaturas particulares. Nunca li nada acerca deste facto.

A coluna que saiu da Fig. Foz desdobrou-se nas Caldas da Rainha (de onde tinha partido a força do 16 de Março), seguindo uma parte para Lisboa, e a outra para Peniche, onde se manteve até às 10h00 de 27 de Abril (sábado), data em que foi substituída por militares do RI 5 das Caldas da Rainha.

A minha homenagem aos camaradas de Viseu e um abraço ao Barbosa e ao Domingues (Trinitá), comandantes dos outros 2 pelotões, bem como a todos os camaradas daquela gloriosa mas pacífica jornada de luta.
JR

PS - Houve militares que mais tarde vieram a casar em Peniche, sendo pais de verdadeiros "Filhos da Revolução" ...

(Este texto foi enviado como comentário ao "post" Dia da Liberdade. Dado o seu interesse, é agora publicado com o merecido destaque. O autor - devidamente identificado - prefere manter o anonimato)

sexta-feira, 27 de abril de 2007

E esta?! (2)

Directora do MIT demitida por falsear curriculum académico

A directora de Candidaturas do MIT – o prestigiado Instituto Tecnológico de Massachusetts – demitiu-se, depois de admitir que adulterou o seu curriculum académico quando se juntou à instituição.

Marilee Jones, com três décadas ao serviço do MIT, é a protagonista do escândalo.

Jones anunciou a saída logo depois de ter sido confirmado que a responsável pela selecção das candidaturas “falseou os seus graus académicos apresentados ao Instituto”, anunciou o director de Ensino Universitário, Daniel Hastings.

Na confissão publicada na página da Internet do MIT, Jones admite que falseou o seu grau académico “quando me candidatei pela primeira vez ao MIT, há 28 anos, e não tive a coragem de corrigir o curriculum quando me candidatei para o meu emprego actual ou noutro momento qualquer depois disso”, declara.

Jones, de 55 anos, diz-se ainda “profundamente triste por desapontar tantas pessoas no MIT” e que a acompanharam ao longo dos últimos anos.
(in "Página 1", 'newsletter' da Rádio Renascença)

E esta?!

Jornalista da SIC ganha processo no Tribunal Europeu

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) deu razão ao jornalista José Manuel Mestre, que fora condenado por difamação em Portugal após afirmar que Jorge Nuno Pinto da Costa era o “patrão dos árbitros”, na altura em que o dirigente desportivo era também presidente da Liga de Clubes.

Na origem do caso está uma entrevista realizada em 1996 ao então secretário-geral da UEFA, Gerhard Aigner, a quem o jornalista perguntou como era possível que o presidente da Liga de Clubes, sendo simultaneamente presidente de um clube, se sentasse no banco de suplentes, à frente do árbitro, de quem era, por inerência, patrão.

Com a decisão do TEDH fica sem efeito a condenação ao pagamento de uma multa de 3990 euros imposta pela Justiça portuguesa ao jornalista e à SIC, sendo o Estado português condenado a pagar 2104,72 euros a José Manuel Mestre e 687,37 euros à estação de televisão, mais 10.000 euros a cada um dos implicados no caso pelos gastos na acção para o TEDH.

(informação do Sindicato dos Jornalistas)

Debate na rádio


Amanhã, a partir das 11h00, no programa "Praça da República" da Rádio Regional do Centro, fala-se de mulheres na Política, Europa e da demissão do Prof. Agostinho de Almeida Santos, entre outros assuntos.

A agradável conversa foi hoje gravada no Hotel D. Luís, com a participação dos drs. Lino Vinhal (moderador), Arménia Coimbra e João Silva.

Portas e Sócrates

Paulo Portas acabou de se estrear no Parlamento como novo líder do CDS/PP.
Centrou as atenções. Liderou a oposição ao Governo.
José Sócrates parece ter gostado.

Porque hoje é sexta-feira...

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

(in
"Sol" de 21/04/2007)

Projecto

Enviaram-me esta foto, dizendo tratar-se do primeiro projecto de um licenciado em Engenharia...

quinta-feira, 26 de abril de 2007

A propósito do 25 de Abril

(in "Record" de ontem)

A final da “Taça” em que a Académica defrontou o Benfica e o Regime

A final da Taça de Portugal da época 1968/69 foi ganha pelo Benfica, que venceu a Académica, por 2-1, após um prolongamento. Ao consultar a lista de vencedores da Taça esta final aparecerá como mais uma entre as 63 disputadas. Mas quem se lembra do jogo do Estádio Nacional do dia 22 de Junho de 1969 reconhece que não pode senão recordá-lo como um momento único na história do País.

A Associação Académica de Coimbra era assumidamente uma contestatária do regime ditatorial imposto pelo Estado Novo e o jogo de Lisboa foi um marco nessa oposição; que abalou o Antigo Regime de uma forma que a sociedade portuguesa passou a não esquecer. Tudo o que passou a envolver esta final teve tal dimensão que os governantes da altura já previam manifestações de contestação por parte dos estudantes, que tinham decretado luto académico dois meses antes como resultado da contestação socio-política - os jogadores da Académica passaram a envergar uma braçadeira branca ou preta consoante a cor do equipamento usado.

E foi assim, trazendo consigo cerca de 15 mil pessoas até à capital, que a Académica entrou no Jamor: com o tradicional equipamento preto, braçadeira branca e capas negras sobre os ombros.

(in “Mais Futebol”)

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Juvenis

Hoje de manhã, na Arregaça:

U. Coimbra, 2 – Vigor, 1


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Hoje de tarde, em S. Martinho do Bispo:

Académica, 3 – Esperança, 1

(jogos da 2.ª jornada da Taça de Encerramento)

Dia da Liberdade


Bom tempo na Croácia

terça-feira, 24 de abril de 2007

Acidente... nas notícias

Jornais e televisões falam hoje da queda de uma "ponte pedonal" aqui ao lado, nos Carvalhais, que mantém o IC2 cortado há quase 24 horas!

Mas quem é que inventou que se trata de uma ponte pedonal?
Aquilo é uma passagem superior, para todo o tipo de veículos, integrada num novo troço da circular externa.

A obra está tão "engalinhada" (há anos, há anos!) que os jornalistas nem acertam com o nome do viaduto.

Coimbra dos afectos (2)

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Coimbra dos afectos (1)

domingo, 22 de abril de 2007

As minhas equipas




CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Hoje de manhã, em Fala:
Vigor, 1 - Académica, 2
(1.ª jornada da "Taça de Encerramento" de juvenis)