sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TVI: um caso de Liberdade



Rui Tavares:
“O que se passou hoje – o afastamento de Marcelo da TVI – foi o caso mais grave de censura em Portugal desde os tempos revolucionários. Podem sublinhar a palavra censura as vezes que quiserem, digo-o com noção do que estou a dizer.”

(in "Blasfémias")


- - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - -


O Jornal Nacional da TVI vai transmitir hoje a peça sobre o caso Freeport que fora preparada para o Jornal de Sexta, de Manuela Moura Guedes, suspenso quinta-feira pela administração da empresa, disseram à Lusa fontes da estação.
(...)
A edição de hoje do telejornal da TVI vai ser apresentada pela jornalista Patrícia Matos, contratada recentemente para a TVI24, depois de vários pivots terem rejeitado o convite, acrescentaram aquelas fontes.
(in "Jornal de Negócios")


Caso TVI
Opinião: O PS de Sócrates é contra a liberdade

A decisão de censurar o Jornal Nacional de 6ª (JN6ª) foi tudo menos estúpida. O núcleo político do PS-governo mediu friamente as vantagens e os custos de tomar esta medida protofascista. E terá concluído que era pior para o PS-governo a manutenção do JN6ª do que o ónus de o ter mandado censurar. Trata-se de mais um gravíssimo atentado do PS de Sócrates contra a liberdade de informar e opinar. Talvez o mais grave. O PS já ultrapassou de longe a acção de Santana Lopes, Luís Delgado e Gomes da Silva quando afastaram a direcção do DN e Marcelo da TVI.

(Eduardo Cintra Torres, in "Público")





«De Espanha nem bom vento nem bom cancelamento»

(lido algures)




«Só um idiota acredita que a Prisa suspendeu o "Jornal Nacional" "por razões económicas relacionadas com uma reestruturação em curso". Uma "reestruturação em curso" não suspende programas na véspera. Nenhum gestor mata galinhas dos ovos de ouro ou acaba com um programa polémico e campeão de audiências, para mais num período eleitoral, quando o noticiário político é prato forte.»
(Pedro Santos Guerreiro, director do "Jornal de Negócios")

Ingerência na campanha eleitoral?

«Al final, la Verdad siempre encuentra al ser humano», dice Benedicto XVI.

Homogeneização rápida na TVI

A administração da TVI justificou o fim do "Jornal Nacional de sexta-feira" com o desejo de "homogeneizar" os telejornais da estação.
A decisão foi tomada à quinta-feira para ter efeitos logo no dia seguinte.
Ou seja: foi uma "homogeneização" rápida.

* * * * * * *

«José S. toma os portugueses por parvos
José S. já declarou: não tivemos nada a ver com a suspensão do Jornal de Sexta da TVI. E explica que afinal o PS é a vítima deste processo, o que prova que nada teve a ver com o assunto.

É a chamada prova que prova demais.

José S. não disse que repudia o acto, que lamenta o facto (como a ERC pelo seu cómico presidente já o fez). Não. Defendeu-se das acusações, mostrando que a prova da inocência reside na estupidez do acto.

Apesar de José S. tomar os portugueses por parvos, provavelmente irá verificar que o não são.»

(in "Porta da loja"; sublinhado meu)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Licenciatura de Sócrates em livro

Livro grátis.
Aqui.

Sócrates e a TVI

Acabo de ouvir José Sócrates, em Coimbra, em directo na TVI, a exigir à administração da TVI explicações sobre a morte do "Jornal Nacional de sexta-feira".
Não consigo perceber o que é que o primeiro-ministro de Portugal tem a ver com uma empresa privada com capitais maioritários espanhóis.
Exigir? Porquê? José Sócrates não se tem afastado de tantos assuntos com o argumento de se tratar de empresas privadas?

(Apanhei a transmissão a meio. Por isso, não sei se o João Bizarro, o jornalista da TVI, fez a José Sócrates a pergunta que eu lhe teria feito: «Depois de tanto ter criticado o 'Jornal Nacional de sexta-feira', no congresso do PS e na entrevista da RTP, depois de o ter classificado de "jornalismo travestido", está satisfeito com o fim do programa?»)



Li há pouco, na internet, que José Sócrates chegou ontem atrasado 15 minutos ao frente-a-frente na TVI com Paulo Portas.
Invulgar.
Estranho.



Ao ver alguns excertos do frente-a-frente Sócrates-Portas retive uma ideia: o (ainda) primeiro-ministro falou muito do passado, criticando o líder do CDS por ter feito parte do Governo de Durão Barroso, entre 2002 e 2004.
Sócrates, que acusa Manuela Ferreira Leite de ser uma política antiquada, vive ele próprio voltado para o passado.


Conclusão: Sócrates, 0 - TVI, 3.

(PS - Ainda se vai descobrir um dia destes que a Prisa, a dona da TVI, tem ligações profundas ao Partido Popular espanhol, de Mariano Rajoy. Tenho cá um "feeling"...)

Indecisão

Confesso que não sei qual o telejornal que vou escolher daqui a pouco, às 20h00.

Claustrofobia democrática

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.


Bertold Brecht (1898-1956)



ÚLTIMA HORA


"Essa decisão é da exclusiva responsabilidade da administração da empresa [Media Capital, proprietária da TVI]. Nem eu, nem o Partido Socialista, nem o Governo tiveram nada a ver com essa decisão", alegou José Sócrates, em declarações aos jornalistas em Coimbra, repudiando as acusações "absolutamente injustas e infundadas" dos partidos da Oposição de "pretensa influência" do Executivo e do PS "nessa decisão".

(in "Público")





(in "Público")



Depois não se queixem
«Kim-Il-Sócrates atingiu o seu momento "zen". (...) o Kim português e os seus (nacionais ou estrangeiros) deram instruções para parar o Jornal de Sexta da Tvi, dirigido pela Manuela Moura Guedes. (...) É uma manobra fascista do PS de Sócrates, dos seus aliados e lacaios. Resta saber quem, dentro da TVi, vai alinhar nesta farsa depois de alguém ter acedido às exigências do duce que mandou transferir a emissão de ontem (debate com Portas) para território "neutro" em Paço de Arcos. Até fez questão de chegar atrasado para mostrar quem manda. E ninguém levantou o rabo da cadeira para o deixar a falar sozinho. (...) não se esqueçam que, quando Marcelo foi corrido da TVi, até o choramingas do dr. Sampaio o recebeu e o país tremeu de indignação. Que sejam, pois, apontados a dedo estes vermes pusilânimes. E fuzilados sem mercê pela força da palavra e do voto. Depois não se queixem.»
(João Gonçalves, no "Portugal dos Pequenitos")




(in "Público")

(in "Público")

(in "Jornal de Notícias")

clique nas imagens para ampliar


Estupidez maior, isto. Própria de lacaios ou, em caso pior, de deslumbrados pelo poder político tipo venezuelano.
Aposto que ainda vamos ouvir o próprio José S. a verter lágrimas de crocodilo, como tem feito nas recentes entrevistas.

Indivíduo incrível. Nunca vi assim, na política. Mas já vi no futebol, um indivíduo que agora anda por Londres e não quer voltar. Pudera!



- - - - - - - - - - -


Um ódio que vem de longe



(in "31 da Armada")


- - - - - - - - - - - - -


A direcção de informação da TVI acabou de anunciar a sua demissão em bloco devido à suspensão do Jornal Nacional de Sexta-feira, apresentado por Manuela Moura Guedes.

(in "Público")


O advogado Jorge Bleck acusa pessoas próximas do primeiro-ministro de pressionarem Alexandre Relvas (na foto), presidente da Logoplaste e presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro (IFSC), na véspera da apresentação deste projecto, aconselhando contenção na sua intervenção como responsável máximo do centro de reflexão do PSD.




- - - - - - - - -

Uma coisa muito estúpida

Como aqui temos escrito também nos parece uma coisa muito estúpida. Tão estúpida quanto um secretário-geral usar o seu discurso no congresso do seu partido para atacar uma estação de televisão, achar normal licenciar-se ao domingo ou declarar-se vítima duma campanha negra urdida por magistrados portugueses, serviços secretos ingleses e jornalistas. Sendo estas últimas coisas muito estúpidas - usar o seu discurso no congresso do seu partido para atacar uma estação de televisão, licenciar-se ao domingo e declarar-se vítima duma campanha negra urdida por magistrados portugueses, serviços secretos ingleses e jornalistas - a verdade é que segundo José Sócrates essas coisas não são estúpidas. Logo a outra coisa muito estúpida - o afastamento de Manuela Moura Guedes três semanas antes das eleições - provavelmente só a nós nos parece estúpida. Para nossa desgraça a José Sócrates poucas coisas ou nenhumas lhe parecem estúpidas.



Programação alternativa ao infame "Jornal Nacional"

Todos iguais – programa dedicado às temáticas de género, transgender, LGTB etc etc. O genérico será constituído por criancinhas muito felizes a dizerem “Eu tenho duas mães”, “Eu tenho dois pais”. Em off ouve-se “vamos falar de novas formas de parentalidade”.

Parcerias com o mundo - A cargo da Fundação Mário Soares traz todas as semanas a voz daqueles que da Palestina à Venezuela, passando pela Líbia procuram constituir-se como uma outra voz na política e na cidadania.

Simplex Artes – Do cinema às instalações eis um percurso pelo mundo dos criadores e dos homens que não conseguem viver sem arte. O primeiro programa parte do ex-CCB actual Museu Berardo e leva-nos até ao Africacont.

Notícias do amanhã – Programa que vai dar conta de como a nossa vida vai mudar graças às excelentes medidas tomadas entre 2005 e 2009. No primeiro programa vê-se casal senior a entrar em carro eléctrico que se desloca até casa do filho que vive em união de facto e que é estagiário num destas estágio anunciados pelo querido líder em 2009. O filho está a tomar banho com água aquecida no painel solar do programa anunciado pelo querido líder em 2009.

(in "Blasfémias")



- - - - - - - - - -


Estou solidário com os jornalistas da TVI.
E pronto para a luta. Em nome da Liberdade.



NOTA: Publicado inicialmente às 13h14. Repaginado às 17h16.
(em actualização)

Educação com... vaselina

«Depois da entrevista do primeiro-ministro à RTP e das declarações à Imprensa em que a ministra da Educação se tem desdobrado nos últimos (longe vá o agoiro) tempos, os professores ficaram a saber com o que podem contar num próximo eventual mandato de Maria de Lurdes Rodrigues: talvez um pouco mais de "delicadeza", provavelmente até preliminares, vaselina e outras boas práticas, mas a mesma virilidade por assim dizer reformista, ou "guerra", como a ministra diz.»
(Manuel António Pina, in "Jornal de Notícias")

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

À atenção de 6 milhões de portugueses

Informação de serviço público do blogue:
Benfica - Celtic Glasgow, na Benfica TV, esta noite (0h30).

Votar

Ligou há minutos.
«Ó pá, estou a pensar votar em branco. Não vou dar o meu voto a nenhum deles, porque nenhum me merece confiança.»
Tenho este meu amigo por pessoa muito lúcida.

Sócrates, a empregada, Carolina e o caroço

«Sócrates está para os portugueses como a empregada está para a Carolina. Deixa-os sem caroço.»
(António Filipe, deputado do PCP, via Twitter)

PS parece o "Perdoa-me"

(manifestação de professores, 30 de Maio de 2009)

Já não tenho o mínimo de paciência para aturar gente desta.
Depois do sofrimento que causaram a dezenas de milhares de professores (escrevo-o com conhecimento directo), pensam que bastam meia dúzia de palavras para fazer esquecer o que sucedeu.

Os actuais responsáveis do PS (cada vez menos socialista, cada vez mais Partido de Sócrates) poderiam pedir à TVI (é apenas uma sugestão) para agendar uma edição especial do "Perdoa-me".
Em horário nobre, claro.

Sócrates e... uma gargalhada


Sócrates disse ontem na RTP (acabo de ver no noticiário da SIC) que faltou delicadeza no relacionamento com os professores.

Não sei porquê, quando ouvi o primeiro-ministro, soltou-se-me uma enorme gargalhada.

Demagogia "jornalística"


A propósito do n.º 1 do "jornal do PS", um amigo (socialista) escreveu no "Facebook", no dia 21 de Agosto, o seguinte:
«Excelente Jornal de Campanha. Simplicidade e eficácia absoluta. Vale a pena ler. Eleitor informado é cidadão mais esclarecido.»
Respondi-lhe assim:
«Peço desculpa, mas... discordo completamente. Mal paginado, mal impresso e distribuído no dia 15/8, em Tavira, "às escondidas", deixado nos pára-brisas dos automóveis enquanto as pessoas estavam na praia. Dei uma olhadela rápida e constatei que não tem uma palavra sequer sobre o maior problema de Portugal na actualidade: o desemprego.»
Fica aqui o registo, porque o "debate" foi eliminado do "Facebook".

PS - Entretanto, foi publicado o n.º 2 e... nem uma palavra sobre o desemprego. Apetece comentar: «O kéke intressa o desemprego?».

PS2 (às 17h10) - Nos comentários, um esclarecimento/precisão.

Pensamentos (de ontem à noite)

Não tenho tempo para tudo. Por princípio, dispenso os "media" públicos: não vejo a RTP, não ouço a Antena 1 e não leio o Diário da República.

*

Portugal, 2009. A praia do Algarve ia ser intervencionada em 2012. A passagem de nível assassina deverá fechar no próximo ano. Sempre atrasado.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Regresso

O blogue esteve de férias em Agosto.
Apenas aqui vim esporadicamente, designadamente no dia 17 para ajudar a Câmara Municipal de Coimbra a divulgar o concurso para estágios pagos a mais de 900 euros por mês.
(Foi um acto de cidadania: se queremos os melhores a trabalhar no Município, temos o dever de fazer chegar a informação dos concursos o mais longe possível.)

Regresso hoje com a ambição de sempre: tentar actualizar diariamente este espaço, o que – podendo parecer fácil – não é assim tão simples para quem tem responsabilidades profissionais como as minhas.
Faço-o, acima de tudo, pelo prazer que esta actividade me dá.
Mas, também, por respeito por aqueles que visitam regularmente o blogue, apesar da irritante publicidade que teima em aparecer. (Uma solução possível é bloquear os "pop-ups" nas opções do seu navegador.)
Mesmo sem textos novos, cerca de 25 pessoas visitaram o blogue diariamente em Agosto (ver imagem abaixo), o que faz esbater o desejo – sempre presente – de terminar com esta experiência.


Regresso mais forte.
Felizmente, vivi as melhores férias da última década.
A temperatura da água do mar (ver imagem abaixo), a experiência de trabalho voluntário com os desportistas com deficiência mental, o reencontro com amigos que se revêem de ano a ano, a mão-cheia de excelentes textos que li, as noites quentes junto da Ria Formosa e as noites ventosas na foz do Mondego, as experiências gastronómicas, as transmissões de jogos com equipas portuguesas na televisão digital espanhola...
Um Verão cheio. Felizmente.

(clique nas imagens para ampliar)

segunda-feira, 31 de agosto de 2009